Sei sulla pagina 1di 10

CONHEA MELHOR AS TELAS METLICAS

Para que possamos fazer uma correta especificao, de suma importncia que tenhamos algum conhecimento sobre a matria-prima utilizada na fabricao das telas metlicas, isto , o arame ou fio metlico, cujas caractersticas qumicas e fsicas tm fundamental importncia na qualidade da tela produzida.

O AO - O ferro um metal de fcil processamento, abundante na


crosta terrestre e caracteriza-se por ligar-se com muitos outros elementos metlicos e no metlicos, dentre os quais o carbono o principal. Da ligao ferro + carbono obtm-se o ao. A rigor, entretanto os aos comerciais no so ligas binrias e, de fato, apesar dos seus elementos de liga ser o ferro e o carbono, eles contm sempre outros elementos secundrios, presentes devido ao processo de fabricao. Nestas condies, adotamos a seguinte definio para o ao.

Ao a liga ferro-carbono contendo geralmente 0,008% at, aproximadamente 2,11% de carbono, alm de certos elementos residuais resultantes do processo de fabricao.
O conhecimento dos aos demandaria principalmente um estudo profundo de suas estruturas qumicas e fsicas, das transformaes que ocorrem quando submetidos a determinadas temperaturas e/ou quando adicionamos certos elementos de liga, a fim de modificarmos suas propriedades, conferindo-lhes caractersticas adequadas s suas aplicaes. Certamente este no o escopo do nosso trabalho. Dada a grande variedade de tipos de ao, foram criados sistemas para a sua classificao. Quanto a sua composio, os aos so classificados em aos-carbono e aos-liga. O ao-carbono, cujo principal elemento de liga o carbono, apresenta subdivises como aos-carbono de baixo, mdio e alto teor de carbono; os aos-liga so freqentemente classificados de acordo com o principal ou principais elementos de liga presentes. As classificaes mais generalizadas que, inclusive serviram de base para o sistema adotado no Brasil e normatizado pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), so da American Iron and Steel Institute AISI -e da Society of Automotive Engineers SAE. As designaes adotadas por ambas coincidem, como por exemplo:

Ao AISI 1045 ou Ao SAE 1045


Significa ao-carbono com 0,45% de carbono em mdia. Quando os dois primeiros algarismos so 1 e 0, os aos so simplesmente ao carbono; quando so 1 e 1, os aos apresentam alto teor de enxofre e assim por diante. A medida que o teor de carbono cresce,aumentam os valores representativos da resistncia mecnica ou seja , o limite de resistncia trao, o escoamento e a dureza, ao passo que caem os valores relativos a ductilidade (maleabilidade) alongamento e resistncia ao choque. Estamos considerando o ao-carbono no seu estado recozido, isto , quando esfriado lentamente aps ter sido aquecido determinada temperatura.

O ARAME
Para a fabricao dos arames, parte-se do fio-mquina, que o produto obtido pelo processo de laminao a quente de barras de ao. A laminao para obteno do fio-mquina feita por equipamentos que possuem pares de cilindros que giram em direes opostas, (fig. 1) entre os quais barras aquecidas so introduzidas e puxadas por estes cilindros que efetuam a reduo da rea da seo transversal, aumentando, consequentemente, o seu comprimento; ao mesmo tempo, sua configurao muda, de quadrada para redonda. Normalmente o fio-mquina fabricado com espessuras entre 5 e 18 mm.

-fig.1Na etapa seguinte, o fio-mquina levado s mquinas de trefilar ou trefilas, onde so transformados em arames. Neste processo, o fiomquina puxado atravs de fieiras de metal duro, (material de elevado grau de dureza) em passes sucessivos (fig. 2) . A cada passe ocorre certa reduo no dimetro do fio; o processo se repete at que se tenha atingido o dimetro final desejado.

-fig.2

O fio ou arame trefilado apresenta uma superfcie bastante lisa e uniforme enquanto, no fio mquina, a superfcie spera e, na maioria das vezes, a sua seo transversal apresenta uma certa ovalizao, devido ao processo de fabricao; a diferena entre um fio laminado e um fio trefilado muito fcil de se verificar com apenas um exame visual. Na fabricao de telas para peneiras vibratrias, so utilizados, tanto o fio mquinas quanto os fios trefilados. Ambos satisfazem perfeitamente s aplicaes para as quais se destinam e as diferenas de acabamento entre ambos no so importantes neste caso. Suas caractersticas fsicas, entretanto, so de suma importncia e praticamente vo definir a boa ou m qualidade das telas. Para a grande maioria das aplicaes a resistncia ao desgaste dos arames a caracterstica mais importante, na medida em que poder determinar a maior ou menor vida til da tela. Alta resistncia abraso (desgaste pelo atrito) qualidade indispensvel que o fio metlico deve possuir, principalmente se a tela for destinada ao peneiramento de minrio de ferro, pedras britadas ou outros materiais abrasivos. Mas no somente a resistncia abraso que devemos considerar. As telas, quando em operao em peneiras vibratrias, sofrem outros esforos alm da abraso. As vibraes da mquina, o choques com os materiais que esto sendo processados necessitam ser avaliados tambm. Dureza excessiva pode tornar o material frgil e sujeito a quebras se a sua ductilidade (maleabilidade) for muito reduzida. Quanto mais duro for um material, mais frgil ele se torna. A questo portanto : Qual a melhor matria-prima para fabricao de telas para peneiras vibratrias? A rigor, a resposta correta depende do conhecimento detalhado de cada processo e os objetivos do peneiramento; cada um tem suas caractersticas prprias e, neste caso, muito difcil encontrarmos uma matria prima que satisfaa cem por cento todas as condies de operao. Os fios de ao SAE 1050/60, quando adquiridos dentro de determinadas especificaes, atendem uma grande parte das aplicaes alm de serem uma matria prima relativamente barata e de fcil aquisio no mercado, sendo, portanto, a mais usada atualmente. Apresenta boa resistncia abraso. Os arames de ao SAE 1070/75 que normalmente so utilizados na fabricao de molas, apresentam excelentes propriedades fsicas e tambm so utilizados na fabricao de telas para peneiras vibratrias. Recebendo tratamento trmico adequado, apresenta dureza elevada e tima elasticidade; estas propriedades lhes conferem alta resistncia abraso e capacidade de suportar as vibraes das peneiras, alm de choques moderados provocados pelos materiais que estiverem sendo processados. Em muitos casos, sua utilizao e recomendvel, ainda que seu preo seja mais elevado, porque as telas

fabricadas com estes materiais podem oferecer maior vida til e uma relao custo-benefcio mais atraente para o cliente. H outros tipos de ao que podem ser utilizados na fabricao de telas para peneiras vibratrias, como, por exemplo, o ao inoxidvel, indicado em alguns casos em que o material que estiver sendo processado tiver a tendncia de cegar as aberturas, se estas forem pequenas. Por no estar sujeito oxidao, o ao inoxidvel mantm uma superfcie lisa, no porosa, o que evita a aderncia de materiais pegajosos. O ao mangans pode ser a melhor opo quando a tela estiver sujeita a grandes choques provocados pela queda do material sobre a mesma. O mangans, quando adicionado em propores adequadas, um elemento de liga que confere ao ao elevada tenacidade capacidade de absorver choques.

AS TELAS
So fabricadas dentro das especificaes de malha (abertura), dimetro de fio, tipo de ao, tipo de ondulao, comprimento e largura da pea e tipo de acabamento desejados. - MALHA (abertura): Pode ser quadrada, retangular ou triangular e ir determinar o tamanho da maior partcula passante do material que estiver sendo processado. As aberturas quadradas possibilitam um controle preciso da granulometria do material passante, qualquer que seja a sua geometria (cbica, esfrica ou lamelar). (fig.3). As aberturas retangulares podem ser indicadas quando o material que estiver sendo processado tiver forma cbica ou esfrica, e/ou se desejar uma tela de grande rea aberta com a finalidade de se obter alta produo. O controle granulomtrico, entretanto, no oferece a mesma preciso em relao s aberturas quadradas (fg.4)

-fig.3-

-fig.4-

As malhas triangulares so especficas das telas auto-limpantes, as quais so indicadas quando se pretende um controle granulomtrico preciso e quando o material que estiver sendo peneirado apresentar tendncia de cegar as aberturas, devido presena de alto teor de argila e/ou grande quantidade de partculas finas e umidade elevada.

Sua forma construtiva permite que os fios vibrem devido ao movimento da peneira, impedindo desta forma que materiais pegajosos grudem na superfcie da tela. Sua abertura de malha determinada pelo crculo inscrito no tringulo, conforme mostra a figura 5.

-fig.5-

FIO: Seu dimetro tem estreita relao com a medida da abertura da


malha. possvel fabricarmos uma mesma abertura de malha com arames de diversos dimetros. A espessura, entretanto, deve ser compatvel com a abertura, isto ; existem limites mximos e mnimos para os dimetros dos fios, possveis de serem utilizados. A escolha da bitola mais adequada esta relacionada principalmente com os objetivos do peneiramento, as condies do processo e o tipo de material que for peneirado. A seleo de um arame grosso em relao a uma determinada malha ir maximizar a vida til da tela mas, em contra partida, ira oferecer uma rea livre reduzida e menor eficincia no peneiramento. Se escolhermos um arame de dimetro

muito reduzido, os resultados sero opostos; a vida til da tela ser menor mas ocorrer a passagem de maior quantidade de material por unidade de rea. O dimetro mdio, portanto pode ser a melhor opo na maioria das aplicaes. A figura 6 mostra um exemplo do que pode ocorrer, variandose a espessura do fio em relao a uma mesma abertura de malha.

25% de rea aberta

37% de rea aberta

44% de rea aberta

fig.6-

TIPOS DE ONDULAES
As telas para peneiras vibratrias so produzidas com fios prondulados. A pr-ondulao dos fios define suas posies nos pontos de cruzamentos e os espaamentos entre ondulaes iro determinar a abertura da malha. Existem, basicamente, quatro tipos de ondulaes que iro proporcionar caractersticas distintas s telas, como veremos a seguir: a)- Simples - (OS Vimax) - (fig.7) - recomendada sempre que houver uma certa relao entre a abertura da malha e o dimetro do fio, isto , os arames devem ser suficientemente espessos para que ocorra um bom travamento em seus cruzamentos. Se os arames apresentarem pouca espessura, podero ocorrer deslocamentos das suas posies originais e definidas pelas ondulaes, quando a tela estiver em operao. Se isto ocorrer, a medida das aberturas das malhas ser alterada e, certamente, ir comprometer o controle granulomtrico do material que estiver sendo processado.

b)- Plana - (OP Vimax) - (fig.8) - Conforme podemos observar pela figura 8, todas as ondulaes esto voltadas para baixo. Note que a face superior da tela que estar em contato com o material durante o peneiramento se apresenta plana. Este tipo de ondulao permite que, tanto fios grossos como fios de dimetros mdios, em relao a malha, sejam utilizados, sem que ocorra o deslocamento e suas conseqncias citados no pargrafo anterior. A ausncia de arestas na face superior permite tambm que o material se mova livremente e torne o desgaste da tela mais uniforme, alm de aumentar a sua vida til.

fig.7-fig.8

- Reversa (OR Vimax) - (fig.9) - A tela produzida com este tipo


de ondulao tem caractersticas semelhantes s telas fabricadas com ondulao simples. A diferena bsica que a ondulao reversa permite que se utilize fios relativamente finos sem que ocorra deslocamento de suas posies originais, com as conseqncias j mencionadas. O efeito de peneiramento o mesmo que se verifica com o uso de telas de ondulao simples.

- Multi-ondulada ( MO Vimax) - (fig. 10)

- uma variao da

ondulao simples. Neste caso, as ondulaes so prximas umas das outras e, normalmente o cruzamento dos fios ocorre na 3a. ou 5a. ondulao. Esta forma construtiva utilizada quando se deseja uma tela bastante leve e de baixo custo inicial. Seu uso, entretanto, espordico por proporcionar tela uma vida til bastante reduzida.

fig.9-

-fig.10-

Dimenses da tela: So especificadas segundo as dimenses do deck


no qual ser instalada. Dependendo do tamanho do deck pode-se fabricar um nico painel de tela que cubra toda a sua rea. Em peneiras de grande porte, como por exemplo, uma peneira de 8 x 20 (2440mm de largura x 6100mm de comprimento) comum a instalao de 5 peas de 1220 mm de comprimento em vez de uma nica pea com o mesmo comprimento do deck. Esta prtica adotada porque, alm do manuseio se tornar mais fcil, os painis no se desgastam uniformemente. Neste caso, aquele que estiver instalado na regio de alimentao da peneira ou prximo desta, pode se desgastar mais rapidamente e tornar necessria a sua substituio. Esta substituio representar apenas uma parte do deck e, portanto, ter um custo significativamente menor do que teria com a substituio de nica tela com as mesmas dimenses do deck.

Tipos de Acabamento: O tipo de acabamento de uma tela depende


do sistema de fixao existente na peneira. As telas metlicas, na sua grande maioria, so tensionadas lateralmente e, para que isto seja possvel, suas bordas, ao longo do comprimento da pea, devem ter a forma de gancho, onde se alojam as barras de tensionamento, conforme mostram as figuras. 11, 12 e 13. Se o dimetro do arame do qual a tela for fabricada for menor que 4,00 mm., recomenda-se que o gancho seja protegido com chapa de ao carbono (fig.12). A chapa de ao que envolve o gancho aumenta sua resistncia alm de proteger os arames.

-fig.11-

-fig.12-

Para arames mais finos que 1,60 mm, recomenda-se tambm a insero de lona ou borracha entre a chapa e os arames, que assim ficaro mais bem protegidos (fig.13). H outros tipos de acabamentos que no so muito utilizados, como o caso de barras soldadas (fig.14).

-fig.13-

-fig.14-

No caso de fixao por meio de chapas laterais aparafusadas, as telas no apresentam qualquer acabamento especial; as peas so apenas cortadas para se ajustarem ao tamanho do deck.

INSTALAO
Uma grande parte das quebras e desgaste prematuro que ocorrem com telas para peneiras vibratrias, devida a sua instalao no equipamento, feita, muitas vezes, de forma inadequada. Poucas so as empresas que do a devida importncia para isto e algumas tem at pouco conhecimento sobre o assunto. Uma instalao tecnicamente correta leva em conta, principalmente, os seguintes aspectos:

a) coroa : de

fundamental importncia que o tensionamento proporcione a formao de uma coroa, isto um arco que torna ligeiramente convexa a superfcie de trabalho da tela (fig. 15). Para que isto ocorra, as longarinas de apoio devem ter alturas diferentes, numa escala que varia em funo da largura da peneira. A coroa impede que a tela flexione quando em operao e elimina a possibilidade de quebra provocada por fadiga do material.

Fig.15

b) proteo das longarinas: As longarinas de apoio devem ser


protegidas com canais de borracha ou poliuretano, sobre os quais a tela ficar apoiada. Esta proteo evita atritos entre a tela e as longarinas, impedindo que ambas se desgastem. (fig.16).

-fig.16-

c) barras de tensionamento: Devem ter o mesmo comprimento


de cada painel de tela. Se, por exemplo, um deck de 4500 mm de comprimento for coberto por trs painis de tela de 1500 mm de comprimento cada, as barras de tensionamento lateral devem ter tambm este comprimento. ( fig.17) . Este procedimento importante pelo fato de que as larguras dos painis de tela no so exatamente iguais; h pequenas variaes decorrentes do processo de fabricao mas que so absolutamente normais. Neste caso, se uma barra estiver tensionando dois painis, com certeza, um deles estar menos tensionado que o outro ou at mesmo frouxo, devido diferena de largura entre ambos. O painel que estiver menos tensionado poder bater contra as longarinas de apoio a cada ciclo da mquina, quando esta estiver em movimento e isto poder provocar a quebra da tela.

-fig.17Outro aspecto importante a verificao peridica do tensionamento das telas. Os painis tendem a se afrouxarem com o movimento da peneira e, portanto, os parafusos das barras tensoras devem ser examinados diariamente e reapertados se necessrio.

Potrebbero piacerti anche