Sei sulla pagina 1di 3

Experimentando Mais de Deus

Texto (Is.6.1-8) 1 - No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus ps e com duas voava. 3 - E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo o Senhor dos Exrcitos; toda a terra est cheia da sua glria. 4 - As bases do limiar moveram-se voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaa. 5 - Ento disse eu: Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lbios impuros, habito no meio dum povo de impuros lbios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos! 6 - Ento um dos serafins voou para mim trazendo na mo uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 - com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lbios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. 8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por ns? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim

Introduo
Tenho aprendido um princpio importante de como podemos provar mais de Deus no captulo seis de Isaas, onde lemos acerca de uma fortssima experincia dele com Deus. A vida crist progressiva (Pv 4.18) "Mas a verdade dos justos como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito" e Deus quer que provemos cada vez mais de sua presena. Esta experincia de Isaas foi um momento em sua vida onde ele galgou um degrau a mais no seu relacionamento com Deus. Veremos que lies podemos extrair desse texto

Primeiro
O IMPACTO NO PROFETA FOI TAMANHA QUE ELE DECLAROU SER UM HOMEM DE LBIOS IMPUROS NO MEIO DE UM POVO DE IMPUROS LBIOS (V.5) "Ento disse eu: Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lbios impuros, habito no meio dum povo de impuros lbios" S que quando lemos os cinco captulos anteriores de seu livro, vemos uma forte mensagem contra o pecado. No enxergamos este Isaas de lbios impuros que ele descreve, apenas o Isaas profeta.

Segundo
NO ANO EM QUE MORREU O REI UZIAS Na ocasio em que Deus comeou a falar fortemente ao meu corao atravs deste texto, comecei a me indagar o que levou o profeta a ter tal experincia. A Bblia diz em (Rm 15.4) tudo quanto foi escrito, para nosso ensino foi escrito Diz tambm em (I Co 10.11) estas coisas lhe sobrevinham como exemplos, e foram escritas para advertncia nossa Portanto, a experincia de Isaas no apenas um relato histrico, mas um ensino prtico para ns hoje. E enquanto indagava sobre o que o levou a ter tal experincia, Deus vivificou diante dos meus olhos a frase: no ano em que morreu o rei Uzias. Estou certo de que ela no era apenas uma referncia cronolgica da experincia, mas a descrio simblica de sua causa. Isaas podia apenas ter dito em que ano do reinado de Joto, filho de Uzias, isto aconteceu, pois este comeou a reinar antes de seu pai morrer. Mas no se tratava apenas de um referencial no calendrio, e sim de uma figura importante no ensino que receberamos. Isaas profetizou durante o reinado de quatro reis. Uzias foi o

primeiro deles, o que nos faz concluir que nesta poca ele era ainda bem jovem. E na condio de jovem, provavelmente era um admirador do rei Uzias, pois ele foi um dos reis que mais deu vitrias a Israel em toda a sua histria; provavelmente, como um general de guerra sua fama tenha ficado apenas atrs de Davi. A nao respeitava e amava este homem que lhe havia devolvido a glria e o prestgio. O relato bblico deixa claro o sucesso que este homem desfrutou governando a nao: (II Cr. 26.6-15) 6 - Saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o de Jabne e o de Asdode; e edificou cidades no territrio de Asdode, e entre os filisteus. 7 - Deus o ajudou contra os filisteus e contra os arbios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas. 8 - Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara at a entrada do Egito, porque tinha se tornado em extremo forte. 9 - Tambm edificou Uzias torres em Jerusalm, Porta da Esquina, porta do Vale e Porta do ngulo, e as fortificou. 10 - Tambm edificou torres no deserto, e cavou muitas cisternas, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos fertis, porque era amigo da agricultura. 11 - Tinha tambm Uzias um exrcito de homens destros nas armas, que saam guerra em tropas, segundo o rol feito pelo escrivo Jeiel, e Maasias, oficial, sob a direo de Hananias, um dos prncipes do rei. 12 - O nmero total dos cabeas da famlias, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. 13 - Debaixo das suas ordens havia um exrcito guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com grande poder, para ajudar o rei contra os inimigos. 14 - Preparou-lhes Uzias, para todo o exrcito, escudos, lanas, capacetes, couraas e arcos, e at fundas para atirar pedras. 15 - Fabricou em Jerusalm mquinas, de inveno de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou-se a sua fama at muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, at que se tornou forte. Uzias foi um lder respeitado e admirado. E podemos afirmar com toda a certeza, que o jovem profeta o admirava. Mas foi somente quando morreu o rei natural, carnal, que seus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos. H um princpio espiritual aqui. Somente quando morreu o rei Uzias que os olhos de Isaas se abriram para a revelao de Deus como rei. Ele viu o Senhor assentado num trono, o lugar de autoridade dos reis. Ele viu as orlas de seu manto real enchendo todo o templo. Mas para que pudesse ver o rei espiritual, o carnal teve que morrer. Esta uma figura proftica. Se queremos ver o Rei, entrando numa nova experincia com Deus, primeiro Uzias tem que morrer em nossas vidas.

Terceiro
O QUE UZIAS SIMBOLIZA O rei Uzias figura este comportamento que temos denunciado desde o primeiro captulo deste livro, de querer usar Deus como um trampolim para receber aquilo que se deseja, sem um forte senso de compromisso, de aliana com Deus. Ele comeou corretamente, mas depois demonstrou o que de fato estava em seu corao. Ele fez o que era reto perante o Senhor, segundo tudo que fizera Amazias, seu pai. Props-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas vises de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar. (II Cr. 26.4,5) O texto bblico diz que ele foi maravilhosamente ajudado (pelo Senhor) AT QUE se tornou forte(v.15)

Esta expresso at que nos mostra que a partir de ento Deus j no era necessrio para ele, pois j chegara onde queria. Uzias o retrato do sentimento que h no corao de todos os que buscam ao Senhor por interesse, apenas para alcanar o que querem. To logo Uzias alcanou o sucesso, Deus se tornou descartvel para ele. E assim so tantos que se dizem cristos! Sei o que estou falando.

Quarto
COMO UZIAS MORRE As Escrituras nos mostram como o rei Uzias veio a morrer. Examinemos o texto bblico para extrair dele princpios prticos. Assim que Uzias entrou no templo de Deus, os sacerdotes o resistiram, deixando-nos exemplo: (II Cr. 26.17-21) 17 -Porm o sacerdote Azarias entrou aps ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens da maior firmeza; 18 - e resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, no compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Aro, que so consagrados para este mister; sai do santurio, porque transgrediste; nem ser isto para honra tua da parte do Senhor Deus.19 - Ento Uzias se indignou; tinha ele o incensrio na mo para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso. 20 - Ento o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lanaram fora; at ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o Senhor o ferira. 21 - Assim ficou leproso o rei Uzias at o dia de sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excludo da casa do Senhor; e Joto, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra A Bblia mostra claramente que o Senhor mesmo feriu a Uzias com a lepra. Mas s aconteceu depois que os sacerdotes o resistiram. Quando percebemos esta atitude de Uzias em nossas vidas, devemos nos opor fortemente a ela. No podemos aceitar ou tolerar isto em ns. Somos o santurio de Deus e tambm o sacerdcio institudo para cuidar do santurio. Devemos tomar posio contrria a este tipo de atitude. Deus no um amuleto para que o usemos apenas para conseguir o que queremos. No descartvel. Mas nossa carne nos leva a um viver egosta e preciso reconhecer e confrontar esta atitude. Quando nos deixamos tomar pelo temor de Deus e confrontamos em orao e temor este tipo de atitude, o Senhor ferir Uzias de morte. No h morte instantnea para ele. um processo. A lepra o matou aos poucos. E nas nossas vidas ser tambm assim. No adianta fazermos uma nica orao e achar que tudo se resolver. Uzias permaneceu EXCLUDO "Pelos sacerdotes" da casa do Senhor at a sua morte. Concluso Ns tambm, como sacerdotes de Deus, devemos mant-lo longe do santurio "Que somos ns"Devemos nos opor continuamente a ele at que morra e j no haja mais sua influncia em ns. E quando isto acontecer, os nossos olhos vero o Rei, o Senhor dos Exrcitos! H todo um processo de quebrantamento, rendio, e humilhao contnua diante do Senhor at que isto acontea. No automtico. Mas vale a pena. A possibilidade de ver o Rei, e conhec-lo num novo nvel deve nos motivar a isto.

Potrebbero piacerti anche