Sei sulla pagina 1di 9

Prefeitura Municipal de Guaratuba

Estado do Paran
Edital n 001/2008 Prova Objetiva - 25/05/2008

007 Auxiliar de Consultrio Dentrio


INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na seqncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Portugus

Legislao

7. 8.

9.

10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

........................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

RESPOSTAS 11 16 21 26 31 12 17 22 27 32 13 18 23 28 33 14 19 24 29 34 15 20 25 30 35 O gabarito estar disponvel no site www.nc.ufpr.br 24 horas aps o trmino da prova.

36 37 38 39 40 -

A partir de 16 de junho de 2008, o candidato ter acesso ao seu desempenho individual no site do NC (www.nc.ufpr.br). Para obter essa informao, dever ter mo os seguintes dados: N de inscrio: Senha de acesso: de sua inteira responsabilidade o sigilo sobre esses dados.

PORTUGUS
01 - Um estudo publicado na revista cientfica Journal of Neuroinflammation sugere que a cafena pode proteger o crebro contra os danos causados por dietas ricas em colesterol e prevenir doenas como o mal de Alzheimer. Segundo a pesquisa, a cafena refora a barreira sangnea do crebro estrutura que protege o sistema nervoso central contra substncias qumicas presentes no sangue. Estudos anteriores haviam mostrado que um nvel alto de colesterol no sangue prejudica o isolamento da barreira, o que, segundo especialistas em Alzheimer, tornaria o crebro mais vulnervel a danos que podem causar ou estimular a doena.
(Adaptado de: Jornal Nota 10, abr. 2008)

De acordo com esse texto, a cafena: a) b) c) d) *e) cria uma barreira que impede o fluxo sangneo no crebro. aumenta o nvel de colesterol no sangue dos consumidores. torna o crebro mais vulnervel a danos que podem estimular o aparecimento do mal de Alzheimer. associada a dietas ricas em colesterol, ajuda a proteger o crebro contra doenas como o mal de Alzheimer. refora a estrutura que protege o sistema nervoso central contra substncias qumicas presentes no sangue.

02 - Assinale a alternativa que est de acordo com a norma culta da lngua. a) b) c) *d) e) Promotor e advogado de defesa saram junto do tribunal. Houveram muitas mudanas no municpio desde que mudei para c. Fazem vinte anos que mudei para o litoral do estado. Ra um dos poucos atletas famosos que resistiram presso da fama. O time no precisa de muitos jogadores para a mesma posio, mas para posies diferentes, ou sejam, zagueiros, laterais e atacantes.

03 - __________ andar de carro eltrico parece meio estranho? __________ esse tipo de carro lembra aquelas invenes de cientista maluco como o do filme De volta para o futuro. E tambm __________ os modelos que apareceram at agora no eram l muito prticos: eles andavam pouco e ainda por cima tinham que ser o tempo todo reabastecidos na tomada. Eis __________ ainda no me acostumei com os novos modelos. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto. a) b) *c) d) e) Por que por que por que porque. Por qu por que por que porque. Por que porque porque por que. Porque por que por que porqu. Por que por que porque porqu.

04 - Aconteceu uma revoluo nos estudos climticos nos ltimos 15 anos. Os dados so colhidos a partir da anlise do gelo da Antrtica e da Groenlndia. Esse gelo preserva amostras da atmosfera de quando ele se formou. J temos registros de 400 mil anos. Outro exemplo o estudo dos anis de crescimento no tronco das rvores. Eles servem para datar veres mais quentes e midos e invernos mais frios e secos. Tambm se pesquisam plen e sementes no fundo de lagos para saber como era a vegetao de uma regio e deduzir seu regime de chuvas e a variao de temperatura.
(Revista poca, 12 maio 2008.)

Quantos exemplos de modos de investigar o clima do passado so mencionados no trecho acima? a) *b) c) d) e) Dois. Trs. Quatro. Cinco. Seis.

05 - Durante o tumulto, o assistente correu na direo do rbitro principal e relatou-_____ alguma ocorrncia envolvendo os atletas na lateral do gramado. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. a) *b) c) d) e) no lhe te lo o

O texto a seguir referncia para as questes 06 e 07. Cada famlia brasileira usa, em mdia, 66 sacolas plsticas de supermercado por ms. Ser que no saco demais? Governos pelo mundo acham que sim, e vm adotando medidas para reduzir o uso das embalagens de polietileno. O problema desse material ser fino demais para ser reciclado. O melhor aproveit-lo como saco de lixo domstico, mas a maioria das sacolas vai sem escalas para o ambiente onde, estima-se, demora uns 200 anos para se decompor. Entupindo as bocas-de-lobo, o saco pode causar enchentes, e quando chega ao oceano, culpado pela morte de animais como baleias e tartarugas. Se o saco plstico to nocivo, por que o usamos? medida que o homem ficou preocupado com a higiene, materiais descartveis viraram obsesso da sociedade. E por custar pouco (at 80% menos que o papel pardo), o material ganhou a preferncia dos comerciantes. Como a conscincia ecolgica um fenmeno recente, s agora as leis restritivas comeam a ganhar fora. Isso no significa que o plstico v sumir da sua vida. Afinal, ningum vai querer misturar peixe com goiabada na sacola de compras de pano, uma das alternativas ecologicamente corretas.
(Revista Superinteressante, dez. 2007.)

06 - Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Os governos de vrias partes do mundo vm adotando medidas para substituir o uso de sacolas de polietileno pelas de plstico. Uma das formas de reduzir os problemas ecolgicos causados pelas sacolas plsticas voltar a usar sacolas de pano. Para serem reciclados, os materiais no podem ser muito finos. Os problemas decorrentes das sacolas de plstico descartveis no se limitam ao ambiente urbano, atingindo tambm a vida marinha. O texto apresenta duas razes para a preferncia pelas sacolas de plstico, uma de ordem econmica e outra de ordem psicolgica. A principal vantagem da sacola de plstico que ela pode durar at 200 anos.

De acordo com o texto, so verdadeiras as afirmativas: a) b) c) *d) e) 1, 2 e 3 apenas. 2, 3, 5 e 6 apenas. 1, 4, 5 e 6 apenas. 2, 3, 4 e 5 apenas. 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

07 - Na frase (...) mas a maioria das sacolas vai sem escalas para o ambiente onde, estima-se, demora uns 200 anos para se decompor, a expresso estima-se pode ser substituda, sem perda do sentido que apresenta no texto, por: a) b) c) d) *e) deseja-se. espera-se. entende-se. prefere-se. calcula-se.

08 - O brasileiro que mora s compra em um ano 560 quilos de comida ante 509 quilos adquiridos por cada membro de um casal sem filhos ou 324 quilos por pessoa em famlias maiores , informa a pesquisa de oramento familiar feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) entre 2002 e 2003. A quantidade comprada pelos que moram sozinhos de 1,5 quilo por dia, superior quantidade considerada sempre suficiente pela avaliao dos entrevistados na mdia da pesquisa, de 1 quilo ao dia. As famlias com filhos conseguem ter mais racionalidade na aquisio de alimentos, disse Edlson Nascimento Silva, gerente do IBGE, Agncia Estado. Segundo o texto, correto concluir que os solitrios gastam: a) b) c) *d) e) a mesma quantidade que gastam individualmente os membros de um casal sem filhos. menos do que gastam individualmente os que vivem com algum. a mesma quantidade que gastam individualmente os membros de uma famlia constituda de casal e filhos. mais do que gastam os que vivem com algum. a quantidade considerada sempre suficiente.

09 - Assinale a alternativa que est corretamente pontuada. A Organizao Mundial de Sade (OMS), admitiu que a doena, transmitida facilmente entre crianas e quente pode-se propagar no prximo vero em meados do ano, durante as olimpadas de Pequim. *b) A Organizao Mundial de Sade (OMS) admitiu que a doena, transmitida facilmente entre crianas e quente, pode-se propagar no prximo vero, em meados do ano, durante as olimpadas de Pequim. c) A Organizao Mundial de Sade (OMS) admitiu que a doena transmitida facilmente, entre crianas, e quente, pode-se propagar, no prximo vero em meados do ano, durante as olimpadas de Pequim. d) A Organizao Mundial de Sade (OMS) admitiu que a doena transmitida, facilmente entre crianas e quente, pode-se propagar no prximo vero, em meados do ano durante as olimpadas de Pequim. e) A Organizao Mundial de Sade (OMS) admitiu: que a doena transmitida facilmente entre crianas e quente pode-se propagar no prximo vero em meados do ano durante as olimpadas de Pequim. a) afeita ao clima afeita ao clima afeita ao clima afeita ao clima afeita ao clima

10 - Assinale a alternativa em que as idias esto expressas dentro da norma padro da lngua. Igual o marcapasso regula os batimentos cardacos com impulsos eltricos, um equipamento similar pode sacudir o crebro e regular alguns circuitos, cujo vai aliviar certos tipos de depresso que nenhum outro tratamento consegue. b) Que nem o marcapasso regula os batimentos cardacos com impulsos eltricos, um equipamento similar pode sacudir o crebro e regular alguns circuitos, onde vai aliviar certos tipos de depresso que nenhum outro tratamento consegue. *c) Assim como o marcapasso regula os batimentos cardacos com impulsos eltricos, um equipamento similar pode sacudir o crebro e regular alguns circuitos, aliviando certos tipos de depresso que nenhum outro tratamento consegue. d) Como o marcapasso regula os batimentos cardacos com impulsos eltricos, um equipamento similar pode sacudir o crebro e regular alguns circuitos, que vai estar aliviando certos tipos de depresso onde nenhum outro tratamento consegue. e) Onde o marcapasso regula os batimentos cardacos com impulsos eltricos, um equipamento similar pode sacudir o crebro e regular alguns circuitos, o qual alivia certos tipos de depresso, onde nenhum outro tratamento consegue. O texto a seguir referncia para as questes 11 e 12. At pouco tempo atrs, as leis europias eram lenientes com o pagamento de propina pelas empresas do continente em outros pases. O Wall Street Journal mostra que algumas delas abusaram. As polcias da Frana e da Sua investigam a francesa Alstom, que fabrica desde equipamentos para hidreltricas at trens, pelo pagamento de propina para ganhar concorrncias no Brasil, em Cingapura, na Indonsia e na Venezuela. No Brasil, a Alstom teria subornado funcionrios para ganhar contratos nas obras de expanso do metr de So Paulo e da construo da usina hidreltrica em Santa Catarina.
(Revista poca, 12 maio 2008.)

a)

11 - A palavra lenientes no texto tem o sentido de: a) b) c) d) *e) saneadoras. rgidas. abrangentes. discriminatrias. permissivas.

12 - Assinale a alternativa que apresenta um ttulo que sintetiza a idia central desse texto. a) *b) c) d) e) Alstom ridiculariza Wall Street Journal. Propina importada. Exportao de mo-de-obra. Brasil vence concorrncia para produo de energia eltrica. Wall Street Journal investiga a francesa Alstom.

13 - Assinale a alternativa que est de acordo com a norma-padro da lngua. a) b) c) *d) e) O prazo de carncia para consultas e exames so negociveis. Leia com ateno o contrato e exija que as promessas do vendedor esteje impressa no documento. Planos de sade no existe para substituir a medicina pblica. A grande maioria dos planos no cobre transplantes de corao. Nem todos os postos de sade ruim e ineficiente.

14 - Quanto ao emprego do hfen, assinale a alternativa INCORRETA. a) *b) c) d) e) Mo-de-obra. Meio-ambiente. Bem-estar. Infra-estrutura. Matria-prima.

15 - De acordo com as normas de concordncia, assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) A grande parte das pessoas que visita a floresta amaznica ficam impressionadas com a beleza da regio. A Amaznia s pode permanecer de p se for dada populao local alternativas econmicas razoveis. Segundo pesquisas, 52% dos casamentos terminam em separao. O doutor Druzio Varella e sua equipe da Unip j colheu quase 2500 extratos de plantas da Amaznia, que esto sendo testados para identificar substncias capazes de matar bactrias e tratar alguns tipos de cncer. Estimam-se que o festival de Parintins, no Amazonas, movimente cerca de R$ 40 milhes a cada ano.

LEGISLAO
16 - Considere os seguintes requisitos: 1. 2. 3. 4. 5. Nacionalidade brasileira. Idade mnima: 21 anos completos. Obrigaes e encargos militares em dia. Aprovao em concurso pblico. Residncia no municpio onde exercer o cargo.

So requisitos bsicos para o ingresso no servio pblico no municpio de Guaratuba: a) b) *c) d) e) 1, 2 e 4 apenas. 1, 3, 4 e 5 apenas. 1, 3 e 4 apenas. 2, 3 e 5 apenas. 3, 4 e 5 apenas.

17 - Sobre o estgio probatrio, correto afirmar: a) o perodo de 1 ano que o servidor tem para adaptar-se sua unidade administrativa. Caso o servidor apresente dificuldades para o exerccio de sua funo, caber ao seu chefe imediato indicar a sua remoo para outra unidade. b) o prazo de 3 anos que o servidor tem para seu aperfeioamento intelectual com vistas ao desempenho adequado de suas atribuies. *c) o perodo de efetivo exerccio durante o qual so apurados os requisitos necessrios confirmao do servidor no cargo para o qual foi nomeado. d) o prazo de 6 meses durante o qual o servidor municipal no pode exercer nenhuma funo de direo, chefia ou assessoramento. e) o perodo, aps a sua posse, em que o servidor deve apresentar a declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio.

18 - Sobre as licenas previstas no Regime Jurdico nico, correto afirmar: *a) As licenas para tratamento de sade e por acidente so concedidas por at 90 dias, prorrogveis tantas vezes quantas se fizerem necessrias. b) O servidor que estiver em licena para tratamento de sade ter sua remunerao reduzida caso no venha a apresentar a deciso da junta mdica oficial em 3 dias teis, contados da data em que lhe foi dada a licena. c) A licena gestante ser concedida por trs meses, sempre contados a partir da data do parto. d) Aps percia mdica considerando o servidor apto para o trabalho, ele ter uma semana para reassumir o cargo. e) A cada 5 anos de efetivo exerccio de suas funes, o servidor tem direito a 1 ano sabtico para estudo, determinado pela administrao superior. 19 - A respeito da aposentadoria e da penso, assinale a alternativa correta. O servidor poder se aposentar por invalidez permanente, decorrente de acidente em servio, com proventos proporcionais ao tempo de servio. *b) O servidor ser aposentado compulsoriamente aos 70 anos, com proventos proporcionais ao tempo de servio. c) O servidor, homem ou mulher, que atuar como professor ou atividade correlata, poder se aposentar com 25 anos de servio, independentemente de sua idade. d) A penso por morte o benefcio dado ao cnjuge do servidor e corresponde a 70% do valor da remunerao concedida ao servidor no ltimo ano do exerccio da funo. e) Em caso de morte do servidor e no havendo descendentes, a penso ser destinada a seus ascendentes. 20 - Em relao ao salrio-famlia, so dependentes: a) b) c) d) *e) filhos at 21 anos, desde que comprovadamente matriculados em curso superior ou profissionalizante. me ou pai que percebam proventos de aposentadoria no valor de 1 salrio mnimo. filhos, de qualquer idade, desde que desempregados. filhos que comprovadamente sejam isentos do Imposto de Renda. filhos invlidos, independentemente de sua idade. a)

CONHECIMENTO ESPECFICO
21 - Sobre os cuidados que o auxiliar odontolgico dever dispensar ao compressor, assinale a alternativa correta. *a) Diariamente, o filtro interno dever ser esgotado, para que se elimine a umidade que possa estar presente no ar comprimido. b) Diariamente, deve-se garantir o fechamento permanente do filtro externo, impedindo o escape do ar. c) Semanalmente, a vlvula do equipamento que garante presso de ar constante no equipo dever ser regulada. d) Semanalmente, a vlvula de entrada de ar no compressor deve ser regulada, para que ele se mantenha isento de umidade. e) Anualmente, o reservatrio de leo do compressor deve ser esgotado, promovendo-se sua troca.

22 - No desenvolvimento das diversas intervenes clnicas, o auxiliar de consultrio odontolgico executa uma srie de tarefas, inclusive a de manuteno dos equipamentos. Acerca disso, assinale a alternativa INCORRETA. a) O aparelho fotopolimerizador no deve ser transportado quente, e seu cabo deve ser enrolado e guardado numa gaveta, sem objetos pesados sobre ele. b) A unidade auxiliar deve ser limpa aps a sada de cada paciente. Alm disso, deve-se sugar gua com germicida e detergente para se evitarem entupimentos. c) No uso de amalgamadores com depsito de mercrio e limalha, deve-se regular o aparelho a cada troca de limalha, para garantir uma mistura homognea. *d) Aventais e goleiras de chumbo devero ser mantidos bem dobrados, em gaveta no prprio consultrio, para que se possa lanar mo deles quando das tomadas radiogrficas. e) A autoclave deve ser trabalhada sempre com gua destilada, para que se mantenha eficincia na esterilizao. 23 - importante que o auxiliar de consultrio dentrio ocupe uma posio adequada junto cadeira odontolgica, no intuito de facilitar o trabalho a ser desenvolvido, tanto pelo cirurgio dentista quanto por ele prprio. Assinale a alternativa que apresenta a postura correta do auxiliar de consultrio odontolgico. *a) O auxiliar deve ocupar uma posio que varia de 1 a 3 horas, dependendo da regio em que est sendo feita a interveno. b) A posio de 3 horas do assistente corresponde posio de 12 horas do cirurgio dentista. c) O auxiliar deve manter as pernas fechadas, afastadas do contato com o cirurgio dentista, posicionadas junto cuspideira. d) A vantagem da posio de 3 horas a no-necessidade de modificao da postura quando se trabalha sem um segundo auxiliar. e) O auxiliar deve aguardar que o cirurgio dentista solicite o material a ser trabalhado. 24 - O uso tpico do flor amplamente empregado na preveno da crie dentria. A soluo adequada que deve ser entregue ao paciente, para que ele realize bochechos dirios, fluoreto de sdio a: *a) b) c) d) e) 0,05%. 0,2%. 1,23%. 0,01%. 2,8%.

25 - A crie dental uma doena ocasionada por diversos fatores, que precisam acontecer ao mesmo tempo para que a doena se instale. Assinale a alternativa que apresenta os fatores necessrios para sua instalao. a) b) c) *d) e) Hospedeiro, substrato, microorganismos e saliva. Dente, substrato, microorganismos e saliva. Hospedeiro, dente, saliva e tempo para formao. Hospedeiro, microorganismos, tempo de atuao e substrato. Saliva, microorganismos, substrato e resduos alimentares.

26 - Em um contato prvio com o paciente que ser atendido, este informa ao ACD, em sigilo, que portador do vrus HIV. Quando esse paciente entrar no consultrio para a consulta, o auxiliar dever: a) recusar-se a participar no atendimento. b) informar ao cirurgio-dentista, antes da entrada do paciente, que se trata de um portador do vrus HIV e sugerir que no devem atend-lo. *c) reforar as condies de biossegurana e fazer um atendimento normal. d) transmitir a outros profissionais da equipe as condies do paciente, para que quando forem atend-lo tomem precaues. e) Encaminhar o paciente para outro profissional, antes que ele seja atendido pelo cirurgio-dentista da clnica. 27 - O equipo utilizado para o atendimento de pacientes em consultrio constitudo basicamente de uma caneta de alta rotao, uma caneta de baixa rotao (ou micromotor) e uma seringa trplice, por onde obtm-se ar e gua. Todos eles tendem a entrar em contato direto com o paciente, necessitando de cuidados de biossegurana. Acerca disso, assinale a alternativa correta sobre a desinfeco das seringas trplices dos equipos. a) *b) c) d) e) gua e sabo, utilizado no final do expediente. lcool 70, utilizado entre os atendimentos, alm de cobertura com tubo plstico descartvel. Autoclave, utilizada entre os atendimentos. Sabo desencrostante, utilizado em imerso, ao final do expediente. Sabo enzimtico, utilizado em imerso, por dois minutos, entre os atendimentos.

28 - Sobre o uso de autoclave, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto para no haver falhas de esterilizao. a) b) c) *d) e) Uso de carga maior que 80% da capacidade da autoclave. Uso de caixas metlicas hermeticamente fechadas. Volume de gua que provoque umidade nas embalagens. Pressurizao da cabine interna que recebe os instrumentos a serem esterilizados. Abertura da autoclave antes do total do esfriamento, favorecendo a condensao de vapor dgua.

29 - Os instrumentos perfurocortantes so elementos potencialmente contaminantes, especialmente dispensados no lixo. Para que se evitem injrias queles que os manipulam, devem ser dispensados em:

quando

a) pacotes brancos, plsticos, com uma inscrio vermelha em cruz, caracterizando seu cuidado de manipulao, destinados coleta de lixo hospitalar. b) pacotes plsticos para lixo, escuros, destinados coleta de lixo municipal. *c) embalagens rgidas, com uma inscrio externa de lixo contaminado, destinadas coleta de lixo hospitalar. d) pacotes plsticos para lixo, escuros, com inscrio em cruz na cor vermelha, destinados coleta de lixo municipal. e) embalagens rgidas, na cor escura, destinadas coleta de lixo municipal. 30 - Caso seja preciso ausentar-se momentaneamente de um procedimento em andamento, o auxiliar deve fazer uso de: a) b) c) d) *e) luvas estreis. luvas comerciais. luvas em grau cirrgico. luvas de procedimento. sobreluvas.

31 - O Sistema nico de Sade, criado e definido na Constituio de 1988, fundamenta-se em trs diretrizes bsicas. So elas: a) prioridade das aes, controle financeiro e participao popular. *b) descentralizao, atendimento integral e participao popular. c) eficincia, transparncia e participao popular. d) eqidade, igualdade e liberdade de escolha. e) igualdade, liberdade e criao do Sistema Nacional de Sade Suplementar. 32 - O princpio da eqidade, que norteia as aes em sade pblica em todas as esferas de governo, significa: a) tratar igualmente todas as pessoas. *b) combater a desigualdade, oferecendo mais aos mais necessitados. c) dividir a responsabilidade pelas aes de sade entre todos os nveis gerenciais. d) trabalhar buscando maior eficincia. e) permitir gesto compartilhada com a populao. 33 - O controle da ingesto de acar constitui-se em uma importante medida de combate da doena crie. Essa estratgia de difcil implementao em sade coletiva, devido: a) b) *c) d) e) ao alto custo das aes educativas relacionadas ao tema em comparao com as aes curativas. impossibilidade de comunicao com o principal consumidor, as crianas. s questes culturais e econmicas da populao, que favorecem o consumo de acar. impossibilidade de substituio do acar por edulcorantes. ao fato de s ser eficiente com a abstinncia total do consumo de acar.

34 - Qual dos ndices epidemiolgicos abaixo relata o histrico de crie em indivduos com dentes permanentes? a) b) *c) d) e) CEO-D. ICNTP. CPO-D. IHO. IP de Russel.

35 - Uma restaurao em amlgama com caixa restrita superfcie oclusal do dente classificada, segundo a classificao de Black, como: *a) Classe I. b) Classe II. c) Classe III. d) Classe IV. e) Classe V. 36 - A sade de uma populao depende da qualidade e do acesso ao consumo de certos bens e servios de subsistncia. Assinale a alternativa que NO indica um fator importante na determinao do potencial de adoecimento de uma populao. a) Moradia. b) Educao. c) Alimentao. d) Acesso aos servios de sade. *e) Nmero de leitos de UTI.

37 - O tratamento restaurador est indicado para casos de crie dental, fraturas dentais, atrio excessiva, abraso do dente ou eroso, finalidade prottica e reabilitao. Sendo assim, correto afirmar que o objetivo de uma restaurao dentria : a) criar uma superfcie mais lisa que o esmalte dental. b) diminuir o risco de crie de um dente hgido. c) criar uma interferncia oclusal. *d) restabelecer a sade, o conforto, a funo mastigatria e a esttica. e) aumentar o CPO-D individual. 38 - Assinale alternativa que s apresenta materiais utilizados para construir restauraes dentrias. a) b) *c) d) e) Amlgama, resina composta, ionmero de vidro e godiva. Politer, ouro, resina composta e ionmero de vidro. Resina composta, porcelana, ouro, amlgama e ionmero de vidro. Ionmero de vidro, resina composta e elastmeros. Resina composta, amlgama, porcelana e politer.

39 - O Programa Brasil Sorridente, implantado pelo governo federal em 2003, consolida a atual poltica de sade em odontologia. Sobre o assunto, considere as aes abaixo: 1. 2. 3. 4. Ampliao do nmero de equipes de sade bucal da famlia. Criao de centros de especialidades odontolgicas. Oferta de servios pblicos de prtese dentria. Ampliao e controle da fluoretao em redes de abastecimento de gua.

So premissas do Programa Brasil Sorridente: a) 2 e 3 apenas. b) 1, 2 e 3 apenas. c) 1 e 4 apenas. d) 2, 3 e 4 apenas. *e) 1, 2, 3 e 4. 40 - Assinale a alternativa que NO apresenta uma infrao tica especificada no Cdigo de tica Odontolgica. a) Ser conivente em erro tcnico, infraes ticas ou no exerccio ilegal da odontologia. b) Negar, injustificadamente, colaborao tcnica ou servios profissionais a colegas. c) Utilizar servios prestados por profissionais no-habilitados legalmente ou por profissionais da rea odontolgica no inscritos regularmente no Conselho Regional de sua jurisdio. *d) Recusar-se a exercer a profisso em mbito pblico ou privado onde as condies no sejam dignas, seguras e salubres. e) Revelar, sem justa causa, fato sigiloso que tenha conhecimento em razo do exerccio de sua profisso.

Potrebbero piacerti anche