Sei sulla pagina 1di 2

CATEGORIAS DE EXPERINCIAS HOLOTRPICAS

Tais experincias podem ocorrer em estados alterados de conscincia, seguindo essa ordem ou prioridade. Conforme vamos nos aprofundando e avanando no processo de auto-conhecimento vivencial, mais nos aproximamos das experincias transpessoais. Experincias fsicas, vivncias de traumas fsicos (abuso sexual, operaes, cirurgias, acidentes), tenses fsicas, couraas musculares. 2. Experincias da vida aps o nascimento, traumas psicolgicos, experincias de infncia at os dias atuais, fantasias inconscientes. 3. Experincias perinatais, relacionadas com a gestao at o nascimento biolgico. 4. Experincias transpessoais, de identificao com outras pessoas, outras espcies (animais, vegetais, minerais, processos da natureza), trancendncia dos limites temporais e espaciais.
1.

1 - As experincias fsicas e corporais so comuns nas primeiras sesses e nos primeiros contatos com os estados holotrpicos de conscincia. a primeira barreira a ser encarada e vivida. Assumir e entrar em contato com o prprio corpo o primeiro passo para o auto-conhecimento. 2 - Traumas psicolgicos so menos importantes do que traumas fsicos, segundo essa categorizao das experincias holotrpicas. As experincias de infncia, adolescncia e da vida adulta so revividas, tanto experincias boas quanto as ruins. Temos uma tendncia a pensar em traumas como algo ruim e negativo, mas as experincias boas tambm podem ser revividas, e assim como as negativas, serem revisitadas sob uma nova perspectiva. 3 - Experincias perinatais (peri = ao redor, prximo) e (natal = relativo ao nascimento): reviver o nascimento biolgico, sensaes, sentimentos, impresses, alteraes na percepo do ambiente, do prprio corpo e da realidade. Depois das experincias corporais, das experincias pessoais, entramos num nvel mais profundo, onde encontramos um reservatrio de memrias embrionrias e celulares, que contm todas as informaes sobre o nosso nascimento biolgico, o que ocorreu no tero, como foi a nossa gestao, se nascemos de cesrea, de parto normal, com anestesia, com cordo ao redor do pescoo, com frceps, se nascemos rapidamente, se fomos prematuros ou se nascemos tardiamente, e muitos outros detalhes ignorados por nossa memria. Revivendo tais detalhes, sob a nova perspectiva adulta, podemos compreender no s o nosso nascimento e vinda ao mundo, mas tambm as sensaes e sentimentos mais instintivos que no so muito bem compreendidos pela mente racional, por possivelmente serem resqucios daquilo que experienciamos durante o nascimento, e durante muito tempo ficou sem o nosso conhecimento. Medo irracional e sem sentido, raiva incontrolvel, ansiedade, so alguns dos sentimentos que podemos reviver. Quando bebs, no tnhamos linguagem para interpretar o que sentimos pela primeira vez durante o nosso parto, mas revivendo esses momentos primitivos, sob a perspectiva adulta, podemos compreender melhor o que sentimos. um pouco difcil de explicar, como tentar descrever como tomar caf ou comer um pedao de chocolate. preciso ver e sentir por voc mesmo. 4 - Experincias transpessoais fazem parte do inconsciente coletivo, no se restringe a imagens individuais ou pessoais, mas a smbolos coletivos, arqutipos, alm de acesso a

conhecimentos intuitivos a respeito de processos naturais, biolgicos, modos de percepo de outras geraes, civilizaes, espcies. O acesso a essas experincias no faz com que a pessoa fique permanentemente identificada com o aspecto coletivo, muito menos que ela deixe de ser ela mesma, por assim dizer. A percepo de uma expanso da prpria identidade, de um campo mais individual para um campo mais vasto e coletivo, em geral, muito positivo e libertador. Preconceituosamente, pode-se pensar que quanto mais nos aproximamos do coletivo mais nos afastamos de ns mesmos, podendo perder a prpria identidade, ou algo parecido. No nada disso.

Potrebbero piacerti anche