Sei sulla pagina 1di 12

Fundamentos Histricos e Filosficos da Educao: problematizaes sobre a ao educativa.

Para entender a histria... ISSN 2179-4111. Ano 2, Volume mar., Srie 26/03, 2011, p.01-10.

Quando pensamos em educao inevitvel discutir seu papel socializador e seu aspecto representativo da cultura.

O que implica em analisar os fundamentos histricos e filosficos, j que a educao, em si, s possvel atravs da transmisso do conhecimento ao longo do tempo, por meio do dialogo, do contato entre as pessoas. Sem socializao, contextualizada no mbito escolar, no existe educao. Sendo necessrio, portanto, discutir como e se a educao realmente sociabiliza e se este deve ser o seu principal objetivo. Uma questo amplamente debatida e ainda no esgotada que originou vrias tendncias pedaggicas, alm de inmeras propostas de direcionamento educacional. Antes de entrar nesta esfera, no entanto, necessrio debater o mago do que torna a educao possvel, a socializao e sua relao com a educao.

Socializao e educao. O que socializao afinal? A socializao pressupe a interao social, a capacidade de integrar-se a um grupo, assimilando padres sociais.

O que interfere na maneira como o sujeito percebe o mundo, o outro e a si mesmo. O processo de interao, a socializao, inicia-se no nascimento do sujeito e s se encerra com a morte, fazendo uso da linguagem para interagir e integrar os indivduos. Um filme que conta um caso real ilustra bem isto, trata-se do Enigma de Kasper Hauser. Em sentido amplo, a linguagem, atravs da cultura, constri significados, embora a equao inversa tambm seja verdadeira. Podemos afirmar que o ser humano, neste sentido, s se humaniza a partir da socializao e da assimilao da cultura. O que conduz a perguntar o que cultura? Poderamos definir a cultura como um conjunto de valores que une e d identidade a um grupo, espelhando o conhecimento acumulado por geraes. Assim, sendo a educao a transmisso e assimilao de conhecimentos, cabe perguntar qual o papel da educao para que a integrao entre as pessoas se efetive? Responder esta questo conduz a outro tema correlato: o papel da educao em sentido amplo e sua distino dentro e fora do processo de escolarizao institucionalizado.

Educao formal e informal. Para entender o papel da educao na socializao necessrio discutir a transmisso da cultura dentro e fora da escola.

A educao, a transmisso do saber acumulado pela humanidade, no se concretiza somente na escola, acontece tambm de maneira informal (sem norma ou forma), no possuindo critrios, horrios, hierarquia ou sistema de avaliao. Neste sentido, a educao informal produzida a partir das necessidades imediatas da vida, configurando o conhecimento conforme as exigncias requeridas para a sobrevivncia.

Pensando nesta concepo, o saber escolar muitas vezes se distancia da realidade, impedindo a assimilao democrtica do conhecimento e excluindo vrias categorias sociais, portanto, limitando o acesso ao saber que confere poder. A escola uma instituio, como tal possui normas e padres, impostos por aqueles que controlam o sistema educacional, visando organizar seu funcionamento. Diferente da educao informal, o conhecimento escolar sistematizado, transmitido a partir de critrios e mtodos, composto por um saber cientfico, dogmtico. Embora a idia, teoricamente, seria a escola criar uma proximidade com a realidade concreta, possibilitando uma flexibilidade de contedos. O grande problema que a educao formal, sendo hierarquizada, fruto e reflexo do fordismo, dividindo tarefas e limitando o processo de socializao.

O fordismo educacional transforma os professores em tarefeiros, semelhante ao que ocorreu com operrios em linhas de montagem, fazendo, por outro lado, o educando perder a noo do conjunto. No entanto, de certo modo, a educao formal contm em si a informal, j que o educador no se limita a transmitir contedos. Enquanto o professor exerce uma profisso eminentemente tcnica, o educador deveria ensinar e praticar a tolerncia com o outro, a convivncia pacifica, instigando a curiosidade para conhecer as diferenas, ou seja, incentivando a socializao.

O paradigma do consenso e do conflito. A socializao o centro de duas vises distintas do que se entende como funo da escola, configurando duas abordagens clssicas: o paradigma do consenso e do conflito.

A noo de paradigma envolve um modelo que serve de base a construo da cincia. Ambos os paradigmas balizam a construo de teorias e tendncias pedaggicas e representam pontos de referncia e lgicas de pensamento.

Representado por Durkheim, Comte e Spencer, para o paradigma do consenso os valores em comum e a cooperao entre professores e alunos essencial para que a escola cumpra seu papel socializador, a palavra chave integrao. Alm de ensinar contedos, a escola deveria moralizar e, para tal, punir infraes as normas. Pressuposto que gerou o mito do controle coercitivo, segundo o qual, medida que as sanes coercitivas so usadas conscientemente e de forma rpida, contra os transgressores, a ameaa por si s suficiente para manter a ordem. Inversamente, a impunidade gera desordem. Segundo esta tendncia, outros autores, tal como Parson, conceberam a sala de aula como uma agncia de socializao, por meio da qual as personalidades individuais so preparadas para o desempenho de papeis sociais, conferindo status conforme os mritos individuais. Em resumo, o paradigma do consenso busca a conservao da sociedade, a reproduo das estruturas existentes, principalmente a reproduo do sistema capitalista. O grande defeito do paradigma do consenso no enxergar os conflitos.

Tentando contornar este problema, representado por Marx, paradigma do conflito enxerga a escola como uma instituio que impem valores e que, portanto, gera conflitos entre professores e alunos. Estes conflitos seriam essenciais para mudar a estrutura da sociedade. Dentro desta concepo, alguns autores, como Waller, descreveram a escola como um centro de difuso dos padres culturais dos grupos mais amplos, sobrepondo-se as comunidades locais e gerando um conflito permanente entre professores e alunos. O que aconteceria porque os professores representam a cultura dominante, ligada a erudio, enquanto os educandos teriam domnio apenas sobre a cultura popular e de massa, desmotivando a aprendizagem. Exatamente por isto, a escola necessita exercer controle sobre os jovens e crianas para efetivar o processo cognitivo, mas este controle cria um conflito que ameaa a existncia da escola. Este processo origina um circulo, pois, diante da ameaa de conflito permanente, a escola acirra o controle para garantir sua existncia. Pensando na questo, dentro do mbito do paradigma do conflito, Lery defendeu a tese de que a escola educa para o fracasso e para a aceitao deste fato, gerando conflitos. Assim, o paradigma do conflito til para revelar as tenses e oposies dentro da escola. Entretanto, tende a ver apenas oposies, esquecendo-se que existem tambm concordncias. A escola socialmente complexa, alunos e professores compartilham situaes conflituosas comuns, que terminando unindo ao invs de separar. Em outras palavras, o professor monda sua classe, mas tambm moldada por ela, o que tanto gera conflito como consenso. Pensando de forma mais ampla, caberia, inclusive, perguntar se o consenso ou conflito gerado a partir da relao professor/aluno ou pela natureza da estrutura do sistema educacional, ou ainda pelo contexto social.

O paradigma do consenso no Brasil. O paradigma do consenso influenciou intensamente a educao no Brasil, sobretudo a partir de 1930, representado pelas idias de Fernando de Azevedo e Ansio Teixeira.

Comeou a penetrar no Brasil graas a crescente industrializao, iniciada em 1920, quando a necessidade de preparar o desenvolvimento levou um grupo de intelectuais brasileiros a se interessar pela educao, vista como elemento central para remodelar a realidade. Em 1932, durante o governo Vargas, um grupo de vinte e seis intelectuais se reuniu para redigir O manifesto dos pioneiros da educao nova, o qual defendia a educao como funo essencialmente pblica, gratuita, obrigatria, laica e nica. Isto, do jardim da infncia a universidade, dos quatro aos dezoito anos de idade. Dentro deste contexto, Fernando de Azevedo, o principal representante do pensamento de Durkheim no Brasil, enxergava a escola como miniatura da sociedade.

A complexidade da sociedade exigiria coeso social, imposta por valores transmitidos pela escola. medida que o individuo percorre o sistema educacional da base ao topo, passaria da educao comum, de natureza coercitiva, at as experincias diversificadas, possibilitando a manuteno da ordem capitalista. Assim, deveria ser funo da escola estabelecer uma articulao com o meio social, coordenando, disciplinando e consolidando as experincias fragmentadas colhidas no ambiente da criana, servindo de modelo para a sociedade. No entanto, para Fernando de Azevedo, a escola teria um papel limitado diante do poder coercitivo de outra instituio, a famlia, responsvel pela formao de grande parte dos padres sociais.

A despeito desta caracterstica, o educador deveria ser um agente social, servindo de exemplo e elemento de ligao do educando com a realidade e a construo do conhecimento. Seguindo esta mesma linha de raciocnio, Ansio Teixeira defendeu a reestruturao da educao com o objetivo de propagar e aperfeioar a democracia, propondo trabalhar contedos de forma a discutir benefcios para a coletividade. Para realmente integrar e socializar, a escola deveria ser integral e municipalizada, visando atender os interesses de cada comunidade, sendo por ele fiscalizada.

Os estudos de Althusser. Althusser pertence a um conjunto terico conhecido como neomarxismo, uma corrente que mescla o marxismo com outras bases tericas, como o estruturalismo, fazendo uso da dialtica e do materialismo histrico. Cabe lembrar que o estruturalismo se prope a analisar sistemas, portanto, estruturas.

A preocupao central de Althusser era tentar entender como as condies de produo, no mbito capitalista, conseguem se reproduzir; j que o sistema capitalista seria injusto e prejudicial maioria. Pensando na questo, o autor chegou concluso que a dinmica de trabalho, assegurada pelo salrio, seria o principal fator a reproduzir o sistema, comprando a lealdade de indivduos em favor da ideologia capitalista. Para garantir a submisso dos indivduos ao sistema capitalista, o Estado faria uso de aparelhos de Estado:

1. Aparelhos de Estado: constitudo pelo governo e a administrao publica. 2. Aparelhos Ideolgicos de Estado: o meio de exercer controle sobre o pensamento, atravs de instituies como igreja, escola, sindicatos, meios de comunicao e at livros didticos, mascarando e vendendo o domnio das elites.

3. Aparelhos Repressivos de Estado: instituies que exercem domnio por meio da violncia, da coero, tal como policia, justia, prises, foras armadas, etc.

Segundo Althusser, a escola teria um papel primordial moldando mentalidades, mas dentro deste aparelho ideolgico tambm haveria aparelhos repressivos, representados por mecanismos de punio e excluso. Caso a escola no consiga moldar as mentalidades, fazendo os indivduos se conformarem com sua posio modesta na sociedade, jogando o sujeito na marginalidade, os aparelhos repressivos dariam conta de excluir o infrator da sociedade. Uma viso em concordncia coma teoria funcional, segundo a qual a sociedade funciona como uma mquina, sendo as pessoas engrenagens. No caso de uma pea defeituosa, que no se encaixa no que esperado dela, bastaria substitu-la.

Os estudos de Bourdieu e Passeron. Tambm pertencentes ao conjunto terico neomarxista, Bourdieu e Passeron concentraram sua ateno sobre a mesma questo trabalhada por Althusser: o entendimento da reproduo da estrutura social do sistema capitalista.

Para os autores, a escola a principal estrutura objetiva que molda mentalidades e comportamentos, garantindo a manuteno de privilgios atravs do status que confere.

Neste sentido, a escola manipula o educando, ocultando uma violncia simblica.

A violncia est no fato da escola se revestir de uma aparncia de neutralidade, quando na verdade condiciona o educando de acordo com os interesses das elites que controlam o sistema educacional.

simblica devido ao seu carter no material, portanto, circunscrito a esfera mental. Dentro deste contexto, insere-se o capital cultural, a competncia cultural e lingstica herdade, sobretudo, da famlia, facilitador do bom desempenho escolar. Usando uma linguagem e cultura pertencentes elite, o padro culto, a escola comete uma violncia ao impor, ao conjunto da sociedade, valores de um nico grupo. A educao legitima o domnio da elite, impedindo o acesso daqueles que no possuem o necessrio capital cultural a estamentos mais elevados, doutrinando para o fracasso.

A proposta de Gramsci. O italiano Antnio Gramsci criticou o sistema educacional capitalista, apontando caminhos para democratizar o acesso ao conhecimento, buscando tornar a sociedade mais justa.

Os textos de Gramsci influenciaram o pensamento socialista na Europa, refletindo no Brasil na dcada de 1970 e 1980, possibilitando o moderno conceito de educao voltada para a formao da cidadania.

Para ele, toda relao social necessariamente pedaggica, j que todo o processo de interao uma relao de aprendizagem. Defendia a idia de que a massa s poderia chegar ao poder atravs de uma mudana de mentalidade e no pela violncia, centralizando esta mudana, principalmente, no instrumento escola, responsvel pela construo da cidadania. Por cidadania, Gramsci entendia a orientao voltada para a elevao da cultura das massas, a libertao do senso comum e a aquisio de uma postura critica. Para levar a termo esta inteno, ele props uma escola unitria, onde todos, independente da classe social, tivessem acesso ao mesmo tipo de conhecimento, no caso a cultura erudita, baseada nos clssicos. Porm, considerava que a educao deveria seguir o modelo tradicional, para conduzir o educando da heteronomia para a autonomia.

A crtica de Illich. Amigo e contemporneo de Paulo Freire, o austraco Ivan Illich, na dcada de 1970, fez uma critica a educao institucionalizada.

Em seu livro Sociedades sem escola, defendeu a idia de que a escola impede o ser humano de desenvolver todo seu potencial.

Para ele, a escola fragmenta o saber e incentiva o consumismo e a reproduo das desigualdades.

Tentando contornar esta situao, props substituir as escolas por redes de comunicao e convivncia, onde as pessoas pudessem trocar informaes e experincias diretamente, atravs de uma rede de computadores, correios, anncios de jornais, etc.

Illich pensou em quatro redes educacionais:

1. Servios de consulta a objetos educacionais (bibliotecas, laboratrios, museus, teatros, etc). 2. Intercmbio de habilidades (troca de conhecimentos entre as pessoas). 3. Encontro de colegas (formao de parcerias de pesquisa, comunidades de pessoas que interagem para buscar conhecimento). 4. Consulta a educadores (orientadores na busca pelo conhecimento).

Assim, Illich foi o precursor da internet e das redes sociais pensadas como ferramenta de troca de informaes e do ensino a distncia on-line. No entanto, sua proposta nunca foi colocada integralmente em prtica.

Concluindo. A educao institucionalizada, a escola, possui muitos defeitos e vcios, muitos dos quais advindos do sistema capitalista e estrutura social; porm, o professor, em sala de aula pode contornar estas barreiras. Cabe a cada professor realizar um trabalho de formiguinha, tornando-se um educador e agente multiplicador. Sozinhos somos nada, somos fracos; juntos seremos tudo, seremos fortes e poderemos mudar o mundo atravs da educao.

Para saber mais sobre o assunto. ADORNO, T. W. Textos Escolhidos. So Paulo: Nova Cultural, 1999. ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educao. So Paulo: Moderna, 1996.

ARANHA, M. L. A. & MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. So Paulo: Moderna, 2004. AUGUSTA, N. F. B. Fragmentos de Uma Obra Indita: Notas Biogrficas. Braslia: UNB, 2001. CHAUI, M. S. Convite a Filosofia. So Paulo: tica, 2004. FILHO, L. M. Introduo ao Estudo da Escola Nova: Bases, Sistemas e Diretrizes da Pedagogia. Rio de Janeiro: Eduerj, 2002. GUIRALDELLI JR, P. Filosofia da Educao. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. So Paulo: EPU, 1986. RODRIGUES, N. Elogio Educao. So Paulo: Cortez, 2002. SAVATER, F. O valor do educar. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Potrebbero piacerti anche