Sei sulla pagina 1di 5

PODER DISCIPLINAR DO EMPREGADOR

O Poder disciplinar est baseado na relao entre empregado e empregador, sustentado pela subordinao. A razo de ser est fundamentada na CLT, onde o empregador dirige as atividades do empregado, assumindo os riscos econmicos, art. 3. O empregador no pode executar punies que excessivamente esteja acima da relao do ato, devendo a punio se relacionar com o nvel de gravidade. Em razo disso o empregador pode utilizar trs meios:

Advertncia verbal o ato de chamar a ateno do empregado das faltas disciplinares ou insubordinaes que o mesmo cometeu, convoc-lo ao compromisso e responsabilidade inerentes sua funo. Deve ser instrutivo e enrgico. Advertncia escrita de natureza similar a verbal, porm documentada; a descrio do ato faltoso, detalhar as conseqncias que esse ato pode gerar negativamente ao empregador e ao empregado. No h limites para quantidade, tm tom severo e regulador. Recusando-se o empregado a assinar, a advertncia pode ser lida na presena do empregado e de duas testemunhas e em seguida solicitar que as testemunhas assinem. Suspenso dada quando se acredita que o ato tem gravidade suficiente para prejudicar o empregador, seja pela atitude do aspecto pessoal ou profissional do empregado. H limite de 30 (trinta) dias, podendo ser concedido 1, 2, 5 ou 30 dias alternadamente. A suspenso descontada do salrio mensal.
No se encontra amparo legal para mencionar a graduao das punies, podendo ocorrer em qualquer ordem, porm as punies devem ser praticadas imediatamente ao conhecimento claro do fato.

RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO. JUSTA CAUSA. No comprovada a alegada falta ensejadora da despedida por justa causa, considera-se como imotivada a resciso contratual, haja vista que a falta grave deve ser cabalmente comprovada em face das severas conseqncias que provoca na vida profissional do trabalhador. Ademais, eventual rasura em atestado mdico, se comprovada sua autoria, ensejaria uma advertncia

ou no mximo uma suspenso, mas jamais a despedida por justa causa. (TRT 4 R. RO 00990.002/96-6 - 6 T. Rel. Juiz Joo Ghisleni Filho - J. 22.08.2000) PENALIDADE DE ADVERTNCIA - CANCELAMENTO - Correta a sentena que determinou o cancelamento da penalidade de advertncia, porque incogitvel qualquer ato de indisciplina do trabalhador que falta ao servio para levar filho menor ao mdico, comunicando a ocorrncia ao setor que prestava servios. (TRT 15 R - Ac. 11365/00 Proc. 14686/99 - 1 T - Rel. Juiz Antnio Miguel Pereira - DOESP 10.04.2000) A CLT define os atos que praticado pelo empregado em desabono com o empregador, pode ensejar dispensa por justa causa.
As definies previstas no artigo 482 da CLT so taxativas, no cabendo anlise exemplificativa, vejamos:

A improbridade revela mau carter, perversidade, maldade, desonestidade, por exemplo furto.

Traduz-se pelo comportamento irregular do empregado, incompatvel com a moral sexual.

o comportamento irregular do empregado, proveniente de qualquer ato que no possa ser enquadrado nos outros casos.

Diz respeito aos atos de comrcio praticado sem permisso pelo empregado e com habitualidade, podendo ser concorrente ou no com o empregador.

o caso do empregado ter sido condenado, isso ocorre s quando a sentena transita em julgado, independente do crime estar relacionado ao empregador.

Est relacionado m vontade, relaxo, negligncia, desleixo, com as quais o empregado pratica na sua funo.

Pode se configurar no emprego ou fora, nesse ltimo caso deve habitualmente, j no primeiro pode se dar uma nica vez.

a divulgao de qualquer informao que possa por em risco a atividade do empregador, podendo trazer prejuzo.

Vincula-se ao descumprimento das normas gerais do empregador, costume na empresa, circulares, regulamento interno, etc.

o descumprimento de normas pessoais de servio, seja relacionada pelo empregador ou por seus representantes (gerentes, chefes, etc.)

a ofensa hora, do empregador ou terceiro, nesse caso relacionado com o servio, mediante injria, calnia ou difamao.

a agresso, tentada ou consumada, contra o superior hierrquico, empregadores, colegas ou terceiros, podendo ocorrer no local de trabalho ou em estreita relao com o servio.

A doutrina tem entendido que qualquer tipo de jogo de azar, por conta de dinheiro ou no, pode configurar a justa causa, por exemplo, jogos de baralho, bicho, bingo, etc. O importante caracterizar a habitualidade.

Pode ocorrer previso do poder disciplinar no Regulamento Interno da empresa. O local da prtica do poder disciplinar pode ser tanto dentro da empresa, como fora dela. Por exemplo os motoristas.

FALTA GRAVE DO EMPREGADOR


O empregado tambm pode utilizar da proteo do artigo 483 da CLT, quando as prticas do empregador prejudicarem seus direitos, sua sade, sua moral ou desempenho de suas funes, devendo o mesmo pedir em juzo os valores devidos. Na ocorrncia da hiptese do artigo 483 da CLT temos a DISPENSA INDIRETA, as quais assim prescreve: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considervel; d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama; f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. 1 - O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com a continuao do servio. 2 - No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. 3 - Nas hipteses das letras d e g, poder o empregado pleitear a resciso de seu contrato de trabalho

e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo.

Potrebbero piacerti anche