Sei sulla pagina 1di 17

Anais do CELSUL 2008

Marcas da enunciao em letras de msicas de Chico Buarque de Hollanda


Mrcia Elisa Vanzin Boabaid Sociedade Educacional de Itapiranga (SEIFAI)
mvboabaid@yahoo.com.br

Resumo.O presente estudo, ancorado na Teoria da Enunciao de mile Benveniste, objetiva fazer uma anlise de alguns poemas-cano de Chico Buarque de Hollanda produzidos durante o regime militar, destacando expresses lingsticas que revelam a subjetividade na linguagem. Essa anlise atende a dois propsitos: verificar fatores que interferem constitutivamente nas cenas enunciativas das letras e observar as implicaes das marcas do tempo, do lugar e dos sujeitos (eu/tu) nas letras das msicas analisadas, considerando suas relaes semnticas. Pretendemos, assim, revelar que toda enunciao comporta, ao mesmo tempo, um apontar para o objeto do enunciado e outro para o ato de enunciao, uma vez que cada enunciao, ao remeter um eu e um tu diferentes, prope um sentido singular, dado que nico e irrepetvel em cada ato enunciativo. Um dos motivos que norteia nosso estudo a constatao de que as letras das msicas de 1964 a 1985, lidas na atualidade so as mesmas, mas o sentido construdo diferente, as condies de produo dos textos so diferentes, uma vez que o momento enunciativo dessas distinto. Outro motivo foi o estudo sobre a enunciao e dentro desse, a leitura da teoria de mile Benveniste, ao descobrir que a lngua, nessa dimenso, se atualiza na enunciao e a mesma construo lingstica, em diferentes contextos tem sentidos diferentes e quando posta em uso assume outras interpretaes. Refletindo sobre essas consideraes, queramos comprovar como, de fato, isso acontece. Chamamos a ateno para o fato de que, medida que as msicas so analisadas, o contedo expresso nelas passa a ser entendido, isso porque as canes se inserem em uma determinada situao comunicativa, possibilitada pelo processo de interao, em que o locutor e alocutrio se entendem. O primeiro utiliza-se de meios para realizar suas intenes comunicativas e o segundo manifesta sua atitude de tomar parte do discurso, decodificando o que foi posto, por ser objeto amplo de interao entre um eu e um tu em dado tempo e lugar. Palavras-chave: enunciao; lngua; sentido. Abstract. This study, anchored in the Theory of Enunciation by Emile Benveniste, has as goal to make an analysis of some song-poems by Chico Buarque de Hollanda produced under military rule, stressing linguistic expressions that reveal the subjectivity in the language. This analysis meets two purposes: checking factors that usually interfere in enunciative scenes of the lyrics of songs and note the implications of the marks of time, place and subject (I / you) in the lyrics of songs analyzed, considering their semantic relationships. So, we intend to reveal that any enuciation behaves at the same

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

time, a point to the object of the statement and another for the act of enunciation, as well as, each statement, when it sends a different I and a You, proposes a unique sense, meaning that it is singular and unrepeatable in each enunciative act. One of the reasons that guided our study is the observation that the lyrics of songs from 1964 to 1985, read at present are the same but the meaning is constructed differently, the conditions of production of texts are not the same, since the enunciation time of these is different. Another reason was the study about the enunciation and within that, the reading of the theory by Emile Benveniste, to find that the language in that dimension updates itself in the enunciation and the same linguistic construction, in different contexts has different meanings and when put into use assumes other interpretations. Reflecting about these considerations, we wanted to show how in fact, this happens. We call attention to the fact that, as the songs are analyzed, the content expressed therein will be understood, because the songs belong themselves in a particular communicative situation, made possible by the process of interaction, where the speaker and the alocutario understand each other. The first one uses up from the resources to carry out their communicative intentions and the second one expresses its attitude to take part of the speech, transforming what was called, for being broad object of an interaction between a I and a You in a given time and place. Keywords: enunciation; language; sense.

1. INTRODUO
Este texto1 tem o propsito de apresentar, em linhas gerais, a Teoria da Enunciao de mile Benveniste aplicada anlise de poemas-cano de Chico Buarque de Hollanda, produzidos durante a ditadura militar. O objetivo descobrir como as pessoas que viveram o perodo da ditadura militar descrevem a experincia da recepo da msica de Chico Buarque e como os jovens, hoje, entendem esta msica. Para tanto, foram entrevistadas pessoas, as quais foram divididas em dois grupos. O primeiro foi constitudo por pessoas de 42 a 65 anos, e o outro por pessoas de 20 a 35 anos, sendo condio conhecer algumas msicas da obra buarquiana. Tambm analisamos a textualizao histrica da msica e o contedo das letras luz da teoria estudada. Depois, o relato da leitura feita pelos participantes2 do Grupo 1, seguidos pela anlise do Grupo 2 ,e, finalmente o paralelo entre os dois grupos, tendo como base o que diz a teoria e os fatos histricos estudados.

2. REFERENCIAL TERICO
Benveniste filia-se ao quadro estruturalista saussuriano e toma de Saussure a concepo de lngua como sistema. O lingista props um mecanismo de referncia nico, que contemplou o sujeito e a enunciao. Nessa perspectiva, amplia a noo de lngua por

Este trabalho faz parte da dissertao apresentada para obteno do ttulo de mestre em Estudos Lingsticos. 2 Queremos registrar que todos os participantes eram moradores de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, e ns, como pesquisadores, retratamos de forma fiel o que as pessoas disseram nas entrevistas.

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

meio da incluso subjetiva, assinalando que a linguagem passa a ser a prpria natureza do homem (BENVENISTE, 1995, p. 285). neste momento que Benveniste resgata a dimenso da linguagem, acrescenta o mecanismo maior e mais importante que a lngua sendo sistema de signos e inclui a comunicao e o homem 3. Na perspectiva de confirmar sua tese, Benveniste diz4, que qualquer pessoa pode fabricar uma lngua, mas (que) ela no existe, no sentido mais literal, desde que no haja dois indivduos que possam manej-la como nativos. Assim, destaca o carter essencialmente social de uma lngua, que concebida por ele, antes de qualquer outra coisa, como consenso coletivo5.
A apropriao da linguagem pelo homem como a apropriao da linguagem pelo conjunto de dados que se considera que ela traduz, a apropriao da lngua por todas as conquistas intelectuais que o manejo da lngua permite. algo fundamental: o processo dinmico da lngua, que permite inventar novos conceitos e, por conseguinte refazer a lngua, sobre ela mesma de algum modo (BENVENISTE, 1989, p. 21).

Na citao fica evidente a importncia desse olhar singular e reiventivo da lngua, oportunizado pela capacidade de apropriao. Para o autor, a lngua est sempre no seio da sociedade, no seio de uma cultura, uma vez que o homem no nasce na natureza, mas na cultura. No h aparelho de expresso que o ser humano possa inventar sozinho, isso porque a histria de uma lngua inventada, fora de qualquer aprendizagem, pode ser caracterizada como fbula. Nesta perspectiva, a lngua se apresenta aos falantes sob duas possibilidades: no discurso, em que os falantes dispem de um mesmo sistema de referncias pessoais, que a possibilidade do dilogo, das relaes intersubjetivas e no sistema, em que os signos esto espera de se realizarem no discurso. Assim sendo, para que o homem se institua como sujeito faz uso da linguagem, nica forma de atingir outro homem. Ao fazer uso desse recurso consegue estabelecer um elo em que um depende do outro e sublinha a importncia da linguagem para fortalecer-se no seio da sociedade O lingista sublinha que na colocao da lngua em funcionamento que esta de fato passa a existir, ou seja, na atualizao da lngua discurso6 que ela se realiza. Quando menciona que em uma frase algum fala alguma coisa para algum, refora a idia de que a lngua comporta um sistema de dupla significncia: o semitico e o semntico e que cada um deles exige seu prprio aparelho conceptual.

Destacamos que o autor estuda a relao entre os signos no interior do sistema da lngua (perspectiva saussuriana) bem como as relaes entre as posies de enunciao do sujeito na lngua, ao mesmo tempo em que enfoca a noo saussuriana de que a lngua um sistema de signos. Benveniste assume as formulaes tericas de Saussure, quando este diz ser preciso separar a lngua da linguagem, mas tenta redimensionar o que central no Curso de Lingstica Geral, mas incompleto: a significao, desenvolvida a partir do discurso. Com isso amplia suas reflexes, originando, o estudo da enunciao. pela noo de enunciao que Benveniste redimensiona os estudos de Saussure. 4 A entrevista de Pierre Daix com mile Benveniste - constitui o captulo 1 de Problemas de Lingstica Geral II, 1989, p.11 a 29. 5 Benveniste no est se referindo faculdade ou propenso para a linguagem que nasce com o homem, mas lngua nascida do convvio social e cultural. A perspectiva social a que o autor se refere da prpria natureza do homem: um homem falando com outro homem que encontramos no mundo. 6 Esse lingista no teorizou sobre a lngua e nem sobre a fala, intensificou seu estudo no discurso e justifica sua anlise apontando que na fuso da lngua-discurso, num processo de complementaridade, que ocorre a enunciao.

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

Benveniste (1989, p. 231) sublinha que a frase cada vez um acontecimento diferente; ela no existe seno no instante em que proferida e se apaga nesse instante; um acontecimento que desaparece. Isso significa dizer que uma palavra sendo pronunciada pela mesma pessoa em momentos diferentes no produzir o mesmo sentido, por isso enunciado e enunciao so singulares e ao produto dessa enunciao chamamos de enunciado, o qual tambm nico e irrepetvel. Segundo Flores (2001, p. 7-67), a lingstica da enunciao v os fenmenos que estuda, sejam eles de natureza sinttica, morfolgica ou de qualquer outra, do ponto de vista de seu sentido, neste momento aponta que as teorias da enunciao, cada uma com suas especificidades, concebem a realizao lingstica em tempo e espao determinados e com referncia aos sujeitos que enunciam. Ento, depreendemos que os efeitos de sentido pretendidos e os efeitos de sentido produzidos nem sempre so coincidentes. Entre o que o eu quer fazer saber ao tu e o que o tu interpreta do dizer do eu h mais do que palavras, h vises de mundo, vivncias, particularidades, individualidades, um universo de subjetividade que pode tanto unir as idias veiculadas quanto afastar o sentido pretendido. No perodo da ditadura militar, os artistas tiveram participao poltica ativa, e suas produes resgatam a historicidade de um perodo de conflito e um momento poltico significativo no pas, ao mesmo tempo em que fazem parte do desabrochar de um momento cultura7 O regime militar instaurado no Brasil em 1964 estendeu-se por vinte um anos, nos quais a presidncia da Repblica foi ocupada sucessivamente por generais do exrcito. A estratgia dos militares era clara: impor ao Congresso um candidato militar que, uma vez nomeado, pudesse realizar a limpeza to desejada por foras conservadoras. Esse momento poltico na histria brasileira ps fim ao perodo de contestaes polticas, movimentos culturais e manifestaes sociais que haviam agitado o pas at ento. Iniciava-se um longo perodo de ditadura que perseguiu, prendeu e torturou polticos, estudantes, intelectuais, operrios, artistas, cidados que fossem considerados inimigos do regime. Neste momento, surgiram diversas formas de manifestao contrrias ao regime: protestos e passeatas, violentas guerrilhas urbanas e rurais, at as brechas encontradas pelos veculos de comunicao s manifestaes culturais. As msicas produzidas logo aps o Golpe Militar, em 1964, alm de transmitirem certa surpresa com o que acontecia no Pas como se a situao ainda no tivesse sido totalmente compreendida e assimilada - traziam mensagem de esperana. Esperana de que os militares fossem permanecer por pouco tempo no poder, de que o governo militar seria provisrio, de que duraria o tempo necessrio para colocar a casa em ordem e salvar o Brasil das garras dos comunistas. A produo cultural dos anos 60 marcada pelo debate poltico. H uma preocupao dos intelectuais e artistas por questes como a modernizao, a democratizao e a confiana no povo como elemento importante de transformao das
Rever esse passado sob o vis da produo poltico-musical de Chico Buarque uma das vrias possibilidades de recuperar o passado, revisitando-o e apontando para a evoluo poltica e potica do Brasil
7

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

estruturas sociais. H intensas discusses acerca do engajamento e da participao do artista, e a palavra potica torna-se instrumento de atuao na sociedade. Por meio dos movimentos musicais, alguns cantores perpassam a histria musical brasileira. nessa perspectiva que a obra de Chico Buarque surgiu8. Como o pas vive sob o domnio do terror e o imprio da censura, muitos artistas deixam de produzir. H outros que procuram retratar em suas obras o momento poltico. A intensificao da censura nas crticas ao sistema faz com que se crie uma srie de artifcios para romper o cerco do autoritarismo. Muitos recursos lingsticos passam a ser usados, visando burlar o controle dos censores. Por outro lado, aqueles que no usam a arte como instrumento de contestao so atacados pelas patrulhas ideolgicas de esquerda. 2.1. UMA RELEITURA DA CANO APESAR DE VOC Uma das canes selecionadas foi Apesar de voc e, nas palavras da msica surge uma resposta crtica ao regime ditatorial no qual o pas estava imerso. Surpreendentemente, a msica passou inclume pela censura prvia e se tornou uma espcie de hino da resistncia ditadura9. O ttulo da cano Apesar de voc carrega um forte significado intensificado pela presena do pronome voc, o qual no se referia a ningum em especial e, sim, a uma generalidade, uma situao de dificuldade vivida pelos brasileiros no perodo ditatorial. Quando falamos estabelecemos relaes com o mundo, mas essa situao ocorre mediada pelo sujeito, no uma relao qualquer , sim, dependente da enunciao. Isso porque a realidade do eu e do tu a realidade do discurso. Nesse enfoque, analisando o termo voc, constata-se que esse no qualquer um, mas uma autoridade simbolicamente representada pelo regime, pode-se pensar que ele (voc) se reporta ao presidente e aos demais generais que mantinham o poder, ao mesmo tempo em que situa tambm a prpria situao de instabilidade, falta de liberdade, dominao e explorao que caracterizava o Brasil naquele perodo. Aqui aparece a primeira marca de subjetividade que a instituio do tu que o eu constri.
importante registrar como esses autores colocavam a lngua em funcionamento, a fim de, por meio de seus textos, produzir certos sentidos. Esse recurso estilstico se faz presente em muitas composies. Por meio desse manifesto, intelectuais e artistas so convocados a colocar sua arte como instrumento de representao e transformao da realidade social. A msica, alm de expressar sentimentos pessoais, passa a abordar outros aspectos da realidade brasileira, distantes daqueles inspiradores da bossa nova. A nova ordem era projetar, nas letras, o homem brasileiro destitudo dos direitos at ento assegurados classe mdia. 9 Depois de vender cerca de 100 mil cpias, a cano foi censurada, o disco retirado das lojas e a fbrica da gravadora fechada. Para o pblico, no havia dvidas: o voc, da msica, era o general Emlio Garrastazu Mdici, ento presidente da Repblica, em cujo governo foram cometidas as maiores atrocidades contra os opositores do regime. Ao ser interrogado sobre quem era o voc da cano, Chico responde: " uma mulher muito mandona, muito autoritria"50. Aps este episdio, os cercos s suas composies tornam-se mais rgidos. Chico esteve exilado na Itlia do ano de 1969 a 1970 e ao voltar do exlio, assusta-se com o nacionalismo irracional, radical que estava vigorando no pas. Carros circulavam com adesivos que diziam Brasil: ame-o ou deixe-o e o presidente Mdici se vangloriava com as grandes vitrias da Seleo Brasileira tricampe da Copa do Mundo que acontecia no Mxico. A reao do compositor foi a criao de Apesar de voc. Esta foi uma das primeiras msicas de protesto lanada por Chico Buarque, composta em 1970 e liberada pela censura somente em 1978, mas durante esse perodo continuou sendo cantada pelo povo em vrias situaes.
8

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

O pronome voc instaura o tu da enunciao. O eu da msica Apesar de voc cada cidado brasileiro, a voz que critica e caracteriza a difcil situao por que passava o Brasil e para tanto usa marcas que asseguram essa presena na msica. Quando diz: Eu pergunto a voc / Esse meu sofrimento / Vou cobrar com juros / Nesse meu penar / Inda pago pra ver / E eu vou morrer de rir. Pense: qual a funo social de Apesar de voc como cano de protesto? Numa primeira anlise, pode-se pensar na possibilidade de suscitar conscincia da represso, apontando para as relaes de autoritarismo-represso-poltica, relao entre um eu e um tu. Mas, ao mesmo tempo em que cumpre este papel, tambm deixa evidente a raiva, o descontentamento da situao do eu. como se fosse uma exploso de raiva pela ausncia de liberdade. O eu ao se sentir reprimido projeta para toda a sua gente, o ele, esse grito, a sua voz silenciada pela censura. Voc que inventou esse estado / E inventou de inventar / Toda a escurido / Voc que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdo. Nesses versos, outro aspecto que pode ser observado na cano uma reiterada ameaa entidade repressiva, no caso, a ditadura militar, marcada pelo poder de significado transmitido pelo pronome voc que institui o tu na cano. Essa ameaa, mesmo que inicialmente velada, vai sofrendo uma srie de transformaes ao longo do discurso, como por exemplo: o eu saindo da situao de submisso e sendo participe de um novo momento: Eu pergunto a voc / Onde vai se esconder / Da enorme euforia [...] Esse meu sofrimento / Vou cobrar com juros, juro / Todo esse amor reprimido / Esse grito contido / Este samba no escuro [...] Voc vai pagar e dobrado / Cada lgrima rolada / Nesse meu penar [...] Voc vai se amargar. No decorrer da msica percebemos um outro aspecto, a perspectiva de alterao radical dessa situao difcil, projetando, num amanh, quando o galo cantar, quando o dia raiar, quando o cu clarear, nesse momento se instalar uma enorme euforia, junto se instalar a ordem de E a gente se amando / Sem parar. importante sublinharmos que h uma forte relao semntica entre o hoje e o amanh, ambas categorias de tempo, isso porque essas palavras traduzem a previso de melhoria da situao pelo olhar do eu. Nos versos voc vai pagar e dobrado / E eu vou morrer de rir, o uso do verbo no futuro vem provar que a permanncia do regime arbitrrio chegar ao fim. Eu e tu so posies, lugares discursivos e, como tais, inversveis. A relao eu/tu institui lugares nicos que se definem no ato da enunciao e estabelecem uma correlao de subjetividade. Ao mencionar expresses como meu sofrimento/meu penar o compositor ao usar como referncia o pronome possessivo meu, que, acompanhando o nome concreto, constri o entendimento de que produto da situao de todos, ou seja, o penar era de todos, o sofrimento era de todos, agrega o significado de que todos somos partcipes desse momento, mas que ao mesmo tempo cada um compartilha o seu momento. Percebe-se que a estrutura da msica/poema repousa num jogo de palavras que so entremeadas pelo refro. A construo da cano aponta de um lado, sob o signo do hoje, as foras de reteno, a contenso, o bloqueio das expanses vitais, o aprisionamento da energia, da felicidade (amor reprimido/ grito contido), tudo que

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

abafado. Sob o signo do amanh, tudo que expansivo, a fecundidade, a mudana, a exploso de energia. Nesse momento, o autor da msica reporta-se a todo o sofrimento que o regime poltico provocava no povo. Com um rico jogo de palavras, apresenta em seu primeiro verso a realidade repressiva do poder regida pelo advrbio hoje, categoria de tempo, em Hoje voc quem manda e essa palavra configura a situao de sujeio - de escurido, de represamento de emoes que fazia parte do contexto em que a msica foi construda. Nos versos seguintes o autor delimita o tempo do autoritarismo com o advrbio hoje, a partir desse elemento que se estabelece a relao tempo e espao (hoje aqui - naquele lugar). A msica Apesar de voc apresenta j em seu primeiro verso a marca desse novo significado e inicia com a palavra hoje. Mas, pensando na enunciao, que hoje esse? O hoje veiculado na msica o contexto histrico da represso, com os medos, insatisfaes e desajustes sociais que marcam o perodo da ditadura militar brasileira, mas pode ser o hoje individual, o hoje construdo na unio de todos. A seqncia de imagens se processa na associao de palavras, manifestadas pelo duplo registro: conteno/libertao, trevas/luz, tristeza/alegria. importante destacar o uso dos advrbios hoje e amanh, esses apontam que o presente no est bom, no est garantido e, o futuro, continua repleto de incertezas. O contraponto entre o hoje e o amanh pode ser assim exemplificado: HOJE: gente falando de lado, grito contido, escurido, amor reprimido...e AMANH: coro a cantar, enorme euforia, cu clarear a gente se amando sem parar... O eu da cano traduz a indignao firmada no hoje, na certeza dos fatos que ora menciona e voc (tu) marca o amanh que se refere esperana e marcada pela palavra apesar. Essa viso temporal construda com base na categoria de pessoa eu e tu e que acontece em um hoje e num amanh, retoma o contedo marcado na msica, transportando para a realidade do discurso seu contedo, apontando que a constatao do hoje se concretiza no amanh. possvel depreender ento, que o ano em que a msica foi composta, ou seja, 1970 se refere ao hoje como sendo o perodo da ditadura militar, marcado pela insatisfao do povo, pela falta de segurana e liberdade. Esse mesmo termo pode ser entendido como o tempo da vida, dos amigos, dos amores. E o amanh? A que se refere este amanh? Em meados de 1970 poderia representar o outro dia ou mais um dia difcil, e hoje esse amanh a possibilidade de uma nova chance, de um novo dia, de descobrir sadas e lutar pelo que queremos, o exerccio pleno da democracia. No decorrer do texto percebe-se que na msica h o desabafo do eu e no ltimo verso ocorre a exploso do sentimento guardado pelo eu. No verso Voc vai se dar mal, a expresso se dar mal pode ser entendida como se prejudicar, sofrer as conseqncias que viro. Essa interpretao possvel uma vez que o significado do verso complementado pelo Etc. e tal. Esse elemento novo induz a pensar no dia que h de vir, trazendo libertao e a transformao da realidade oprimida e projeta para a imaginao do leitor a conseqncia, a fim de que este imagine o significado de etc e tal.

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

No verso - gua nova brotando - aponta para o limiar de uma nova fase, do desabrochar de sentimentos e ideais. O brotar traz a idia de nascer, germinar e que, essa idia associada ao aspecto do gerndio, podemos construir a idia de algo nascendo, germinando esse momento reafirmado. Este verso poderia receber uma decodificao litrgica, se opondo ao pecado (purificao, vida nova), ou tambm contempla a idia de fecundidade, de gua que alimenta, que tem o poder de germinar. Na msica, o compositor faz ameaas futuras ao governo, pois confia que, o tempo dos militares chegar ao fim e que esses sero exemplarmente punidos. Percebese claramente a idia de um acerto de contas quando o autor afirma que Esse meu sofrimento/Vou cobrar com juros, juro, ele tem esperana que a situao vai se inverter um dia. Hoje assim, amanh ser diferente. As msicas traduziam o retrato amargo da condio latino-americana, com nfase na condio poltica do Brasil, referindo as implicaes do mau uso do poder a que se submetem e so submetidos seus habitantes. O autor tematiza sobre si prprio (eu), se projeta cano quando menciona que ficou de lado, olhando pro cho, espreita. Neste momento, passa a encarar o tempo no mais como algo que dilui as coisas, mas como algo que carrega a virtualidade da transformao. Passa a tom-lo como o que est por vir, no como um passado recuperado. Assim, o tempo assume uma dimenso histrica, reafirmando e configurando que o homem se faz na histria, imerso no tempo. O poeta passa, em suas canes, a reivindicar um futuro irreversvel: o amanh que ser outro dia (Apesar de voc), assim, constri o significado revelando desejo de abertura, de novos tempos, sublinhando o fato de que isso no pode ser evitado. Apalavra escurido10, nesse contexto, se refere ao perodo conturbado da histria brasileira. A escurido o agora e o aqui que vive eu, que vive o poeta. A presena da instncia ele, quando o autor traduz de fato o momento, revela seu anseio projetando para o escuro da noite, retratando que era onde muitas coisas aconteciam, ningum sabia de nada e ningum via nada. A palavra tambm pode estar representando os pores escuros, onde eram escondidos os presos polticos, ou at mesmo a escurido da represso. O mesmo acontece com o uso da palavra insistir, no verso Quando o galo insistir, que se refere ao fato de que mesmo proibido o compositor tenta de alguma forma realizar sua funo, que anunciar o novo dia e manifestar a situao de descontentamento porque passava o povo. O verbo inventar em E inventou de inventar, por si s nos remete s brincadeiras de criana nas quais cada um inventa algo sem que haja explicao lgica ou o comprometimento com a realidade. A cano trabalha com essa idia que o ele de que fala o eu. Inventar pode significar, nesse contexto, arbitrariedade, ausncia de lgica. Quando Chico diz eles decidiram, sem mais nem menos, inventar toda a escurido, ele se refere ao autoritarismo do sistema e fala do ele.
O sentido dicionarizado est implicado na anlise, sem que isso signifique um retorno literalidade, uma vez que o dicionrio tem a funo de tornar aparente uma das faces da dialtica do sentido da lngua, a outra sempre depende da enunciao.
10

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

Hoje voc quem manda, o verbo mandar est ligado ordem, busca intensificar o efeito de poder. J o verbo anda em A minha gente hoje anda tem duplo entendimento, pode referir-se as manifestaes realizadas pelo povo, ou sublinhar que o povo continua vivendo assim, ou seja, o mesmo que probe, inventa, aquele que vai amargar / sofrer quando o dia raiar e o cu clarear. O eu sair da submisso. No possvel analisar o conceito de perdo sem se considerar o de pecado a relao causa e efeito est na cano. E o compositor lamenta, pois os militares inventores do pecado - deixaram de lado justamente o perdo. Em mais uma brincadeira como o verbo inventar, Chico pede aos governantes, com ironia que tenham a fineza de desinventar esse estado, essa escurido. Estado, aqui, tanto pode ser entendido como o governo institudo (os militares na presidncia da Repblica) como estar representando a situao vivida, o estado das coisas, o cotidiano das pessoas. Quando o galo insistir em cantar, esse verso sugere a revanche, ou seja, depois que tudo acontecer, onde esto os que mandavam, como iriam se esconder da comemorao da liberdade? A expresso o galo insistir em cantar reporta-se a uma situao que no tem como ser evitada, porque todas as manhs o galo canta (a figura do galo o ele da enunciao). Essa expresso nos remete significaes diversas, uma vez que o galo cantar faz parte da natureza e no h como impedir. Ento, pode-se entender que o uso do verbo insistir, nesse contexto, para criar um sentido irnico. O compositor tambm se utiliza do curso incontrolvel da natureza para se referir queda inevitvel dos militares. A censura, as prises arbitrrias, as torturas e os assassinatos no sero suficientes para neutralizar um forte movimento popular esperado pelo sujeito da cano, da mesma forma que no se pode prever e controlar as reaes da natureza. Tem-se, ento, a comparao entre as manifestaes da natureza e as aes do movimento revolucionrio. A cano fala da impossibilidade de coibir e punir tais reaes. Benveniste (1989) destaca, que a linguagem o que permite a certeza do tempo. Nesse momento assinala que uma coisa situar um acontecimento no tempo cronolgico e outra inseri-lo no tempo da lngua. O tempo presente indica a contemporaneidade entre o evento narrado e o momento da enunciao, mas esse presente, na funo do discurso, no pode ser localizado em uma diviso particular do tempo cronolgico, j que ele as admite todas e, ao mesmo tempo, no exige nenhuma. Com efeito, o agora reinventado a cada vez que o enunciador enuncia, a cada ato de fala um tempo novo, ainda no vivido.
O que o tempo lingstico tem de singular que ele organicamente ligado ao exerccio da fala, que ele se define e se ordena como funo do discurso. Esse tempo tem seu centro um centro, ao mesmo tempo, gerador e axial no presente da instncia da fala (BENVENISTE, 1974, p. 73).

Nas palavras de Benveniste fica claro que o tempo lingstico renovado a cada momento de uso e est centrado no efetivo exerccio da fala. O discurso instaura um agora que momento da enunciao. Em contraposio ao agora, cria-se um ento. Esse agora , pois, o fundamento das oposies temporais da lngua. O tempo presente indica a contemporaneidade entre o evento narrado e o momento da narrao. Dois aspectos da teoria da enunciao de Benveniste deve ser entendidos como fundamentais: a distino entre os planos do discurso e da histria na enunciao e

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

Anais do CELSUL 2008

a insero do sujeito na lngua. Esses aspectos dizem respeito anlise que fizemos das marcas de enunciao nas letras das msicas. Benveniste estabelece a noo de pessoa (eu-tu), que se coloca e se institui no discurso, e de no-pessoa (ele), na qual haveria ausncia do sujeito na lngua e estar-se-ia na dimenso da enunciao da histria. A teoria dos planos de enunciao distingue a enunciao da histria e a enunciao do discurso. A primeira caracterizada pela ausncia de marcas enunciativas (eu-aquiagora); na segunda, esses elementos aparecem na enunciao ou nos texto por meio de algumas marcas lingsticas11 que ao serem usadas constroem efeitos de sentido. 2.2. ANLISE DO GRUPO 1 Mariana registra que a msica fala de pessoas que no se importam com os outros, que so incapazes de perdoar, que praticam atos absurdos sem pensar nas conseqncias. E, depois, quando perceberem o que fizeram outro dia para perdoar, amar, ser feliz, mas pode tambm no haver mais tempo para rever o que fez. Por isso sempre devemos pensar antes de agir, porque os atos praticados sempre tero conseqncias, sejam elas boas ou no. J Ana entende que a msica fala do amor reprimido, do sentimento de amar e no ser correspondida, das lgrimas roladas, do sofrimento amoroso, mas que apesar de toda essa dor, amanh vai ser diferente e voc poder se prejudicar por ter causado sofrimento a algum. No entendimento de Carla a msica trata da falta de tica porque passa o pas, que no tem compromisso social nem mesmo com a democracia. Registra que os versos Apesar de voc amanh h de ser outro dia no poderia ser mais oportuno para o momento que vive hoje o pas e o estado de incertezas que vive seu povo. Parece que o tempo passa e a histria se repete, ou seja, o que acontecia no ano de 1970 volta a acontecer, mesmo que hoje no tenhamos os militares mandando, mas temos a falta de tica, a descrena na justia e a lei que pune sempre os mais pobres. Roberto entende que a msica traduz o desabafo de uma pessoa apaixonada que fala sobre o amor, ou o problema que est vivendo em seu relacionamento amoroso. Registra, tambm, que devemos pensar bem em tudo o que fazemos para no nos arrependermos depois. Valorizar tudo o que temos, as pessoas com quem convivemos. Na msica, o compositor fala que o que est sofrendo vai cobrar com juros, o que devemos pensar para nossa vida, no fazer nada que possa deixar o outro triste ou sofrendo. Quando terminamos um relacionamento parece que o mundo vai acabar e com o passar do tempo percebemos que isso diminui que a dor passa e a vida continua seu curso normal. E Luis comenta que a letra descreve o dia seguinte da criao do mundo, faz uma comparao entre o primeiro dia difcil e os outros dias que viro e que podem ser diferentes. A cano faz uma crtica ao mundo dizendo que est uma baguna e ningum se entende e que apesar da alegria do carnaval o povo no feliz, vive aquele momento e s. Quando o autor fala gua nova brotando lembra de uma fonte e diz que a vida tambm assim o dia passa como a gua e no pode ser recuperado, assim como no podemos recuperar a nossa vida, o nosso tempo, ento devemos viver sempre bem e fazer o mundo o meu e o do outro - cada vez melhor. Isso a felicidade de amanh.

Visto que nossa abordagem diz respeito ao texto, tomaremos, em nosso estudo e anlise, a letra musical o meio pelo qual a lngua pode ser estudada em sua manifestao.

11

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

10

Anais do CELSUL 2008

2.3. ANLISE DO GRUPO 2 No entendimento da entrevistada Sandra, o pronome voc faz uma crtica ao mundo, a revolta das pessoas e a mscara social, muitas vezes usada para disfarar o que pensamos ou quem de fato somos, aliada ao anseio que cada um tem em mudar de vida. Carlos aponta que o voc o prprio regime militar, esse que provocava medo nas pessoas, que usava a fora para dominar todos. Rita fala que a msica trata de tudo o que se passa no perodo da ditadura e sublinha que muitas aes eram s escondidas, para ningum ficar sabendo o que o governo estava planejando. Aponta, tambm, para o cerceamento da liberdade, o povo era impedido de sonhar, ter perspectivas de vida. Felipe menciona que a msica no trata s de um assunto, mas fala de uma situao difcil, na vontade que as pessoas tm em mudar de vida em buscar novos rumos para construir a sua histria. Diz que as palavras perdo e pecado fizeram com que ele pensasse que para cada ato praticado deve haver reflexo e que por isso devemos pensar se no estamos prejudicando outra pessoa porque no temos o direito de interferir na vida do outro e nem faz-lo sofrer. Laura diz que a msica fala da mudana do mundo, de que hoje as coisas so de um jeito e que amanh tudo ser diferente. Antigamente os valores e relacionamentos, principalmente os amorosos, eram mais srios e duradouros hoje, tudo muito complicado, as pessoas no pensam no outro s querem aproveitar a vida e o que ela tem de bom. Por isso as doenas e a depresso esto na moda, a dor e o sofrimento deixam as pessoas doentes, sofrendo, perdendo a auto-estima. Ento, devemos viver bem o hoje para que quando o amanh chegar possamos aproveitar tudo o que ele tem de bom. 2.4. PARALELO ENTRE O GRUPO 1 E O GRUPO 2 Sendo a enunciao, segundo Benveniste (1989, p. 82), o colocar em funcionamento a lngua por um ato individual de utilizao, sublinhamos, ento, que a cada vez ouvida a msica ela constri significados diferentes, faz um momento novo. Essa irrepetibilidade deve-se ao fato de que jamais tempo, espao e pessoa so contnuos no uso da lngua. nesse caminho que ocorreu a anlise da msica Apesar de Voc. De acordo com os comentrios tecidos pelos participantes dos grupos, percebeuse que no G.1 no h simetria entre as opinies e que o entrevistado Luis tem opinio totalmente em desacordo com os demais. Embora os outros entrevistados no tenham conseguido manifestar com propriedade seus pontos de vista acerca da msica, pelo menos tiveram algumas opinies semelhantes. Quanto aos participantes do G.2, esses interpretam que a msica trata de tudo o que aconteceu num perodo difcil da histria do Brasil, conseguem identificar que muitos atos eram feitos s escondidas, ningum ficava sabendo o que era planejado e o povo era impedido de sonhar, de ter perspectivas de vida. Esse mesmo grupo deixa evidente que o importante era a vontade do povo em lanar o grito, ou seja, manifestar suas opinies livremente, sem precisar dissimular com medo da reao do governo. Essas noes tornam - se pertinentes em nosso trabalho porque a dimenso do discurso relaciona-se com o sujeito que se inscreve na enunciao (para ns, a letra das msicas), e a dimenso da histria como o sujeito se inscreve em sua enunciao quando o que dito tem o efeito de parecer dizer-se a si mesmo. Na histria tm-se o

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

11

Anais do CELSUL 2008

relato de eventos passados, sem o envolvimento do locutor, como se os fatos narrassem a si mesmos. J no discurso a ordem inversa, ou seja, num determinado momento, em determinado lugar, um indivduo se apropria da lngua, instaurando-se como eu, e, ao mesmo tempo, instaurando o outro como tu. Sendo a enunciao sempre nica e irrepetvel, isso porque a cada vez que a lngua enunciada tem-se condies de tempo (agora), espao (aqui) e pessoa (eu/tu) singulares percebemos que eu o sujeito da enunciao, o tu o receptor/leitor do dito, que em 1970 pode ter sido o prprio governo, o presidente Mdici, os generais figurantes do regime e j eu de 2005 pode ser vrios, dependendo da pessoa que analisa a msica, ou seja, do entendimento que o alocutrio tem do que l, em dado tempo e lugar. Benveniste (1995, p. 267) destaca que preciso entender discurso na sua mais ampla extenso. Toda enunciao que suponha um locutor e um ouvinte e, no primeiro, a inteno de influenciar, de algum modo, o outro. [...] algum se dirige a algum, se enuncia como locutor e organiza aquilo que diz na categoria pessoa. Qual , portanto, a realidade qual se refere eu ou tu unicamente? Sob esse prisma possvel responder que a realidade do discurso. Conforme menciona o lingista: Falando, ns nos referimos a situaes que so sempre situaes presentes ou situadas em funo do presente, de modo que, quando evocamos o passado, sempre no seio do presente (BENVENISTE, 1989, p. 32). De acordo com a teoria estudada o agora sendo gerado pelo ato de linguagem permanece sempre agora, pois se desloca ao longo do fio do discurso, revelando-se sempre novo, nesse momento que assume importncia e torna-se um eixo que ordena o tempo em que o eu toma a palavra. Em nossa anlise, depreendemos que o G.1 e o G.2 tm entendimentos diferentes sobre o contedo apresentado na msica, no conseguem estabelecer relao entre as partes que a compem. Percebe-se que no h clareza do contedo veiculado na cano e cada um dos envolvidos na pesquisa tem entendimento diferente, poucas idias se assemelham. Ao observar o que a participante Carla (G.1) entende da msica percebe-se que no h sincronia com o entendimento de Rita (G.2). Vejamos: a primeira registra que a msica chama ateno para a falta de tica porque passa o pas, pontua que h falta de compromisso at mesmo com a democracia e conclui citando o Apesar de voc amanh h de ser outro dia como sendo oportuno para o momento atual, comenta que o tempo passa e a histria se repete. J a segunda entrevistada entende que a msica trata de muitas coisas que aconteciam (prises, torturas, desaparecimentos) e chama ateno para o cerceamento da liberdade. Na msica a categoria de tempo se refere ao momento presente. Isso se justifica pela fidelidade do autor em permanecer no mesmo ponto de vista, ou seja, criticar os acontecimentos de forma linear e procurar apresent-los como se produziram, medida que aparecem no horizonte da msica. Esse tempo sempre novo, reinventado cada vez que algum toma a palavra, isso porque a cada ato enunciativo temos um espao novo, ainda no habitado por ningum. A participante Carla (G.1) registra que o tempo passa e a histria se repete, ou seja, o que acontecia no ano de 1970 volta a acontecer, claro que hoje no temos os militares mandando, mas temos a falta de tica, a descrena na justia e a punio s para os mais pobres. Laura (G.2), assinala que devemos viver bem o hoje para que GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias 12

Anais do CELSUL 2008

quando o amanh chegar possamos aproveitar tudo o que ele tem de bom. Se compararmos os sentidos construdos nas leituras de Carla e Laura perceberemos que h certa relao no que disseram ao momento que a msica se reporta e que o tempo est delineado, fortalecendo a idia de que nunca o mesmo. Na anlise das entrevistas observou-se que todos os participantes conseguem estabelecer um eu tu - ele no discurso, mas o que falta para o entendimento mais globalizado da msica o conhecimento do contexto histrico da cano.

3. CONSIDERAES FINAIS
O presente estudo foi se revelando aos poucos. O uso do termo revelado objetivou no somente para fazer uma analogia aos filmes, mas para designar aquilo que mostra. como se o embasamento tivesse cado da frente dos olhos e no passssemos a ver s o texto, mas o todo que representa e o sentido que vamos costurando a cada leitura, sempre nova, alm do que nos fez ver o que no estava dito, construir ponte com a histria. Pretendia-se entender o perodo da ditadura militar no Brasil, focalizando a histria, a sociedade e a participao de Chico Buarque por meio de suas canes.Para tanto analisaou-se o que torna possvel uma outra viso da lngua, pois, de acordo com a Teoria da Enunciao de Benveniste, a lngua acontece por meio da enunciao, na passagem da lngua a lngua-discurso que reside o sentido nico e irrepetvel de cada enunciao. Essa passagem da lngua a lngua-discurso mediado pela categoria de tempo, pessoa e lugar. O sujeito o sujeito elemento da enunciao, locutor que se assume como eu no discurso e se dirige a um tu. esse eu que instala a subjetividade na linguagem. Percebe-se como, no decorrer das anlises, o eu confere o aqui e o agora na enunciao para que assuma determinado sentido no contexto em que est sendo utilizado. Acredita-se que a forma de anlise utilizada (diviso das pessoas em grupos) possibilitou a identificao das possveis leituras que cada grupo fez, independente de ter ou no vivido a poca da ditadura. Percebeu-se que todos conseguiram estabelecer ligaes significativas no que respeita aos efeitos de sentido que os textos provocaram. Ficou evidente, neste estudo, que a enunciao nica e irrepetvel e que, tanto a identificao das marcas de enunciao com a construo de seu sentido, deve-se situao de uso das palavras, em cada situao discursiva. Ao observar uma obra devese ter em mente que quando o autor mostra sua arte tem uma inteno, nem sempre a mesma do ouvinte. A leitura, muitas vezes no ntida, nem to pouco linear isso porque o espao da diferena entre o endereamento e a resposta um espao social, formado e informado por conjunturas histricas de poder e de diferena social e cultural. Acredita-se ser no espao da diferena entre a propositura e a resposta que confere significado nico, pois com sua prpria leitura, com seu prprio sentido consegue entrelaar teorias e construir sentidos novos e re-significados no cotidiano. Por meio das anlises dos textos/cano que fizemos, a relao entre o texto e suas condies de produo e, ainda, de que forma as circunstncias histricas operam no sentido do texto. Conseguiu-se perceber que existem dois movimentos nos textos das msicas: a necessidade de se estabelecer um dilogo entre locutor e leitor e a tentativa de apagar marcas de subjetividade, caracterizando o texto como um discurso da histria, que falaria por si mesmo. Ao mesmo tempo em que as msicas parecem dialogar entre GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias 13

Anais do CELSUL 2008

si, cada uma vem reformulando a idia da outra, reforando o que era significativo, montando ponte entre os dizeres. importante registrar que as msicas de Chico vo se modificando com o passar do tempo, ou seja, mesmo tendo sido criadas na poca da ditadura, se revestem de formas diferentes a cada vez que so enunciadas. Essa transformao tornou-se evidente, ao analisar como o discurso do Chico Buarque foi se adaptando s mudanas impostas pelo regime; a evoluo da linguagem e a constante busca pela sofisticao da palavra para dizer o que no podia ser dito12. Enunciar falar, escrever, produzir discurso. Esse ato constitui a atividade humana denominada enunciao. Por isso quando se pensa em ato evento enunciativo deve-se ter em mente que algum os realiza. Assim, trabalhar com o texto musical desafiador, porque implica, por parte do pesquisador, conhecimentos que extrapolam as questes lingsticas. Sem dvida tarefa possvel e desafiadora: possvel medida que permite que apliquemos leituras feitas e estudadas ao longo de muitos anos aliados s vrias leituras acerca do tema e desafiador porque no h como no nos maravilharmos diante das estratgias discursivas que a lngua, colocada em funcionamento pela ao do homem, ativa. Na leitura atenta das msicas, foi possvel identificar que muitas vezes o enunciador das letras era o compositor, a ptria, o povo, uma instituio, ou ainda um personagem a quem se atribui a fala. Isso se deve s escolhas enunciativas daquele que enuncia, mas, principalmente, na magia do fazer-se pesquisador e descobridor de sentidos. Uma dificuldade encontrada decorreu da impossibilidade de saber, ao certo, a origem, a inteno e a razo do dizer de algum, nesse caso, o dizer do compositor Chico Buarque. Dessa forma, por mais que se tentasse aproximar do eu, compositor, lendo-o por meio de seu texto, dificilmente seria lido como ele prprio se leu no momento da criao. Assim, no objetivo deste trabalho fechar leituras sobre os poemas-cano estudados, mas oferecer um outro olhar, orientado por pressupostos que informam sobre a histria da poca, as formas de poder e dominao vigentes, um momento cultural e a criao artstica buarquiana. Cada um que se depare com os textos poder fazer surgir novas interpretaes e significados, uma vez que o mesmo s se completar no outro. Lembrando sempre que o texto poroso, fala constantemente e est disposto a ser reinterpretado13.

Podemos perceber que nas canes produzidas no perodo de 1980 a 1984 ocorre uma abertura da linguagem, uma maior liberdade de expresso. Era a comprovao de que o fim da ditadura era algo que poderia ser conquistado em breve. Os militares, antes inatingveis, j comeavam a ser motivos de piadas em algumas canes. As falcatruas polticas se tornaram mais visveis, pois a imprensa comeava a romper as barreiras do silncio imposto pelo governo. Dessa forma, o povo passou a ver o que de fato acontecia no Brasil e as msicas tambm ajudaram nessa conscientizao. Os compositores e cantores, alvos constantes de censura nas duas dcadas anteriores, passaram a ter um campo favorvel para se expressar. 13 Esse posicionamento coloca algumas dificuldades, tanto quanto legitimidade do que se traz como observvel, como quanto ao alcance das observaes feitas. Uma vez que nenhum filtro regulador do campo do dizvel chamado a operar na constituio do corpus, o estatuto dessas observaes no tem por correlato seno a escolha de um sujeito interpretante, sendo de sua responsabilidade. Foi na observao de estratgias lingstico-enunciativas que observamos as letras das msicas descortinando o discurso poltico e iniciamos o processo de escolha das canes a serem examinadas no exerccio de anlise.

12

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

14

Anais do CELSUL 2008

Como qualquer artista, Chico no tem todas as chaves de sua criao, os significados so imponderveis, como tambm, as circunstncias em que brota uma cano. Formas como Apesar de voc, por exemplo, agua nossa imaginao e intensifica nossa interpretao. Essas formas permitem singularizar um momento discursivo, entre os vrios que a obra de Chico Buarque contm, em que o discurso se apresenta sob uma dupla vocao - dizer de si mesmo e do outro, deixando entrever, na superfcie do que dito um outro (tu- aqui- agora) discurso, a imbricado, ausente, mas sempre j dado sob cuja imagem o discurso manifesto se constitui. Cabe registrar que o compositor no constri no produz verdades ou falsidades, mas constri discursos que criam efeitos de sentido de verdade, de falsidade, de ironia, de deboche. Assim, o receptor das msicas deve, em seu fazer interpretativo, descobrir as marcas discursivas, compar-las aos seus conhecimentos para, finalmente, crer ou no no contedo veiculado. A hiptese de uma dupla veiculao de sentido enunciativo e o modo distinto de sua apresentao, seja na lngua, seja na instncia do discurso pde ser comprovada e, ainda, revelar que toda enunciao comporta, ao mesmo tempo, um apontar para o objeto do enunciado e para o ato de enunciao. Tambm foi verificado que a noo de sentido ocupa lugares diferentes a cada vez. O sentido, de acordo com a Teoria da Enunciao nico, por revelar a posio de um locutor, e irrepetvel, por revelar a posio de um locutor em uma efmera situao discursiva. Aps anlise das entrevistas e a relao dessas com o referencial terico percebeu-se que a recepo e o entendimento da letra da msica so nicos, apesar de todos os vieses, e dos entendimentos vrios. Durante as entrevistas, notou-se que a releitura da obra buarquiana acontecia de acordo a histria de vida de cada um dos participantes e com o nvel informacional que alguns manifestavam. Alguns conseguiram ser co-autores da cano, porm atriburam significados diferentes; outros traduziam o que estava guardado, reviveram o perodo da ditadura. No processo de anlise foi possvel identificar que os leitores instruram eus e tus , tempos e lugares diferentes dos que Chico Buarque, mas - ao lerem o texto- naturalmente instituram o aparelho formal da enunciao e registraram as marcas de subjetividade. As diferenas constatadas em relao aos grupos foram significativas. Percebeuse que alguns participantes sabiam relacionar letra e contedo com propriedade; outros no tinham conhecimento histrico - crtico suficiente para realizar essa relao. s vezes a identificao com a letra ocorria por uma palavra, porque percebiam nela o que retratava os anseios do povo e que, de alguma maneira, sinalizavam que o povo estava disposto a romper com modelos estabelecidos por uma sociedade que no mais respondia s suas aspiraes. Assim, o interesse era verificar como ocorre a recepo das letras das msicas, observando os participantes da pesquisa, e como esses perceberam o que leram e que sentido essas canes produziram para seus cotidianos. A fora das diversas manifestaes dos anos 60, simbolizada nas canes, reaparece em outras conjunturas e de outras formas, diferente daquela dos anos 60, mas que de algum modo buscam recuperar algo perdido. O uso da mesma cano para diferentes fins polticos e culturais, por um lado, sugere aquilo que todos representa, ao mesmo tempo, no representa especificamente ningum. Mas, por outro lado, tal uso revela a legitimidade

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

15

Anais do CELSUL 2008

reconhecida at em meios polticos conservadores que fazem uso dela para seus prprios fins. Isso ocorre porque o momento mudou e a enunciao irrepetvel. O enunciador e enunciatrio, assim como os receptores, mudaram. Isso quer dizer que, hoje, alguns podero ter um entendimento maior dessas letras por conhecer o contexto; outros no o tero, pelo fato de no conhecerem a prpria histria, porque a msica instala-se em um momento distinto. Espera-se que esse estudo auxilie para demonstrar que os princpios tericos da enunciao no s podem ser aplicados linguagem em uso, como so recursos que contribuem para a construo de estratgias discursivas que se complementam. Objetivou-se apontar como a represso poltica se refletiu nas msicas produzidas por Chico Buarque, j que , essencialmente no dizer que se revela o homem, sua histria e o entrelaamento de ambas. nesse caminho que este estudo foi construdo, destacando a necessidade de valorizar as lembranas e as representaes do passado, revisitando a histria, tendo como recurso os poemas-cano que, reformulados pelo tempo, dizem muito toda vez que eu se enuncia. Vale destacar que a presente pesquisa centrou-se em conhecer o ser poltico que viveu o perodo da ditadura militar e descrito nas msicas de Chico Buarque. O receptor um co-autor da obra artstica, conferindo-lhe, sempre, significado nico. E, principalmente,como a lngua em uso consegue materializar o sentido, construindo em cada ato enunciativo novas significaes, isso porque o sujeito ao manejar a lngua, valendo-se do aparelho formal da enunciao, constri sentidos, realiza a lngua e o contedo veiculado na enunciao.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALVES, Ktia Corra Peixoto & BELISRIO, Regina Clia de Moura Gomide. Dilogos com a Histria. Curitiba: Editora Positivo, 2005. BARRAUD, Henry. Para compreender as msicas de hoje. Trad. J.J.de Moraes e Maria Lcia Machado. So Paulo: Perspectiva, 1983. BENVENISTE, mile. Problemas de Lingstica Geral I.4 ed. So Paulo: Pontes, 1995. ______.Problemas de Lingstica Geral II. So Paulo: Pontes, 1989. BUARQUE, Chico. Letra e msica. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. COMBLIN, Joseph. A ideologia da Segurana Nacional: o poder militar na Amrica Latina. Rio de janeiro: Civilizao Brasileira, 1980. FERNANDES, Rinaldo de (org.). Chico Buarque do Brasil - textos sobre as canes, o teatro e a fico de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. FLORES, Valdir do Nascimento. Princpios para a definio do objeto da lingstica da enunciao: uma introduo. v.36, n.126, Letras de Hoje, 2001, p.7-67. ______.Introduo Lingstica da Enunciao. So Paulo: Contexto, 2005. GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada.So Paulo: Companhia das Letras, 2002. ______.A Ditadura Escancarada.So Paulo: Companhia das Letras, 2002. ______. A Ditadura Derrotada. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. ______.A Ditadura Encurralada. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

16

Anais do CELSUL 2008

MARQUES, Ana Karenina Berutti. Canta uma esperana: a mscara como resistncia na potica de Chico Buarque. Dissertao de Mestrado. PUC- Minas Gerais, 2004. MENESES, Adlia Bezerra de. Desenho Mgico. Poesia e Poltica em Chico Buarque. So Paulo: Ateli Editorial, 2002. RAYNOR, Henry. Histria Social da msica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingstica geral. So Paulo: Cultrix, 1913. WERNECK, Humberto. Chico Buarque, Letra e Msica: incluindo Gol de letra de Humberto Werneck e carta ao Chico de Tom Jobim. So Paulo: Companhia das Letras, MPM Propaganda,1989. WISNICK, Jos Miguel. Algumas questes de msica e poltica no Brasil. So Paulo: tica, 1987. ______.O som e o sentido. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GT Estudos enunciativos - fundamentos e teorias

17

Potrebbero piacerti anche