Sei sulla pagina 1di 2

2/04/2012 20h33 - Atualizado em 12/04/2012 21h14

Supremo decide por 8 a 2 que aborto de feto sem crebro no crime


Com a deciso, STF libera a interrupo de gravidez de feto anencfalo.Lei criminaliza aborto, com exceo dos casos de estupro e risco para me.

O Cdigo Penal criminaliza o aborto, com exceo aos casos de estupro e de risco vida da me, e no cita a interrupo da gravidez de feto anencfalo. Para a maioria do plenrio do STF, obrigar a mulher manter a gravidez diante do diagnstico de anencefalia implica em risco sade fsica e psicolgica. Aliado ao sofrimento da gestante, o principal argumento para permitir a interrupo da gestao nesses casos foi a impossibilidade de sobrevida do feto fora do tero. Aborto crime contra a vida. Tutela-se a vida em potencial. No caso do anencfalo, no existe vida possvel. O feto anencfalo biologicamente vivo, por ser formado por clulas vivas, e juridicamente morto, no gozando de proteo estatal. [...] O anencfalo jamais se tornar uma pessoa. Em sntese, no se cuida de vida em potencial, mas de morte segura. Anencefalia incompatvel com a vida, afirmou o relator da ao, ministro Marco Aurlio Mello.

O ministro Marco Aurlio Mello, que relatou a ao que pediu liberao do aborto para feto anencfalo (Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF )

Plenrio do Supremo durante julgamento do aborto de feto sem crebro nesta quinta (Foto Nelson Jr. / STF)

Ao final do julgamento, uma manifestante se exaltou e os ministros deixaram o plenrio enquanto ela gritava palavras de ordem. "Eu tenho vergonha. Hoje para mim foi rasgada a Carta Magna. Se ela no protege os indefesos, que dir a ns", disse Maria Anglica de Oliveira Farias, advogada e participante de uma associao de espritas. O voto do ministro Marco Aurlio foi acompanhado pelos ministros Ayres Britto, Luiz Fux, Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Crmen Lcia e Celso de Mello. Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso, presidente da corte, foram contra. O caso foi julgado por 10 dos 11 ministros que compem a Corte. Dias Toffoli no participou porque se declarou impedido, j que, quando era advogado-geral da Unio, se manifestou publicamente sobre o tema, a favor do aborto de fetos sem crebro. "Um beb anencfalo geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de que alguns indivduos com anencefalia possam viver por minutos, a falta de um crebro descarta complementamente qualquer possibilidade de haver conscincia. [...] Impedir a interrupo da gravidez sob ameaa penal equivale tortura, disse o ministro Luiz Fux. O entendimento do Supremo valer para todos os casos semelhantes, e os demais rgos do Poder Pblico esto obrigados a respeit-lo. Em caso de recusa aplicao da deciso, a mulher pode recorrer Justia para interromper a gravidez.

NASCER EH UM DIREITO= CAMPANHA NACIONAL CONTRA O ABORTO

Ponto de Vista da Medicina


As complicaes maternas derivadas da gestao de fetos anencfalos tambm no so suficientes para justificar o aborto. A doutrina bastante enftica ao assinalar que o simples agravamento do estado de sade da gestante insuficiente para autorizar a prtica abortiva. Portanto, deve a me correr perigo de morte para que lhe seja permitida a conduta do aborto.

ANECENFALIA
Anencefalia
A anencefalia uma malformao rara do tubo neural, caracterizada pela ausncia parcial do encfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formao embrionria. Ao contrrio do que o termo possa sugerir a anencefalia no caracteriza casos de ausncia total do encfalo, mas situaes em que se observam graus variados de danos enceflicos. A dificuldade de uma definio exata do termo "baseia-se sobre o fato de que a anencefalia no uma m-formao do tipo 'tudo ou nada', ou seja, no est ausente ou presente, mas trata-se de uma m-formao que passa, sem soluo de continuidade, de quadros menos graves a quadros de indubitvel anencefalia. Uma classificao rigorosa , portanto quase que impossvel". Na prtica, a palavra "anencefalia" geralmente utilizada para caracterizar uma m-formao fetal do crebro. Nestes casos, o beb pode apresentar algumas partes do tronco cerebral funcionando, garantindo algumas funes vitais do organismo. Trata-se de patologia letal. Bebs com anencefalia possuem expectativa de vida muito curta, embora no se possa estabelecer com preciso o tempo de vida que tero fora do tero. A anomalia pode ser diagnosticada, com certa preciso, a partir das 12 semanas de gestao, atravs de um exame de ultrassonografia, quando j possvel a visualizao do segmento ceflico fetal.

O relator do caso, ministro Marco Aurlio, citou dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), referentes ao perodo entre 1993 e 1998, segundo os quais o Brasil o quarto pas no mundo em incidncia de anencefalia fetal, atrs de Chile, Mxico e Paraguai. De acordo com o ministro Gilmar Mendes, dos 194 pases vinculados Organizao das Naes Unidas (ONU), 94 permitem o aborto quando verificada a ausncia parcial ou total de crebro no feto. A chamada anencefalia uma grave malformao fetal que resulta da falha de fechamento do tubo neural (a estrutura que d origem ao crebro e a medula espinhal), levando ausncia de crebro, calota craniana e couro cabeludo. A juno desses problemas impede qualquer possibilidade de o beb sobreviver, mesmo se chegar a nascer. Estimativas mdicas apontam para uma incidncia de aproximadamente um caso a cada mil nascidos vivos no Brasil. Cerca de 50% dos fetos anencfalos apresenta parada dos batimentos cardacos fetais antes mesmo do parto, morrendo dentro do tero da gestante, de acordo com dados da Federao Brasileira das Associaes de Ginecologia e Obstetrcia (Febrasgo). Um pequeno percentual desses fetos apresenta batimentos cardacos e movimentos respiratrios fora do tero, funes que podem persistir por algumas horas e, em raras situaes, por mais de um dia. O diagnstico pode ser dado com total preciso pelo exame de ultrassom e pode ser detectado em at trs meses de gestao.

Marcela de Jesus, caso raro e polmico de diagnstico de anencefalia que teve 20 meses de vida extrauterina. Em um caso que se tornou famoso no Brasil (ocorrido no Municpio de Patrocnio Paulista), uma criana diagnosticada como anencfala viveu por um ano, oito meses e doze dias aps o nascimento. A menina, batizada de Marcela de Jesus Galante Ferreira, nasceu no dia 20 de novembro de 2006 e morreu no dia 31 de julho de 2008. Marcela no tinha o crtex cerebral, apenas o tronco cerebral, responsvel pela respirao e pelos batimentos cardacos. A menina faleceu em consequncia de uma pneumonia aspirativa. O caso gerou divergncias: alguns especialistas, baseados na deficincia de uma definio exata do termo "anencefalia", levantaram a hiptese de que a menina na verdade sofria de uma malformao do crnio (encefalocele associada a um desenvolvimento reduzido do crebro (microcefalia). Outros afirmam que o que houve, na verdade, foi uma forma "no clssica" de anencefalia, como avaliou a pediatra da menina, Mrcia Beani Barcellos, profissional que mais acompanhou o caso. Segundo Mrcia, a sobrevivncia surpreendente de Marcela foi "um exemplo de que um diagnstico no nada definitivo".

),

Potrebbero piacerti anche