Sei sulla pagina 1di 2

PIBID- PEDAGOGIA FAVORECENDO A REFLEXO DOS ALUNOS FRENTE SITUAO DO MEIO AMBIENTE NO SEU BAIRRO

Glediane Saldanha Goetzke da Rosa (Bolsista do PIBID- Acadmica do curso de Pedagogia da UFPel) Dalva Rosane Cruz Rodrigues (Bolsista do PIBID- Acadmica do curso de Pedagogia da UFPel) Dra Gilceane Caetano Porto Dra Lourdes Maria Bragagnolo Frison (Coordenadoras do PIBID- Pedagogia da UFPel)

PROJETO FINANCIADO PELA CAPES O objetivo deste texto socializar as aes traadas para a realizao de prticas reais de docncia de acadmicas do curso de Pedagogia com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como bolsistas do PIBID Programa Institucional de Bolsistas de Iniciao Docncia realizamos visitas semanais a duas escolas da rede pblica de Pelotas tendo como um de nossos objetivos a alfabetizao e o letramento das crianas de primeiros e segundos anos. A partir dos estudos feitos, e das constantes visitas escola, foi constatada a necessidade de instituir um ambiente propcio alfabetizao, que contasse com a exposio de materiais com diferentes tipos de leitura e escrita, pois acreditamos que cabe " instituio escolar, responsvel pelo ensino da leitura e da escrita, ampliar as experincias das crianas e dos adolescentes de modo que eles possam ler e produzir diferentes textos com autonomia (LEAL, ALBUQUERQUE, MORAIS, 2007, p.70). Iniciamos ento, um projeto interdisciplinar cujo objetivo era favorecer o contato dos alunos com os diferentes gneros textuais com os quais eles devem ter contato durante sua alfabetizao e estimular a reflexo sobre diversos assuntos, atravs da utilizao do livro de Janet & Allan Ahlberg, O carteiro chegou. Um dos pontos mais importantes deste trabalho foi a realizao de um passeio pelo bairro, para isso os alunos foram organizados em grupos, e uma das tarefas pedidas foi que eles observassem algumas questes relativas ao meio ambiente, como, o tipo de lixo encontrado e como a natureza era tratada pelos moradores. Durante o passeio cada aluno teve direito a tirar

uma foto para a parte seguinte do trabalho. De volta escola conversamos sobre o passeio e o que observamos no trajeto feito, e aps isso cada grupo formulou um relatrio sobre o que observaram. A partir das fotos tiradas durante o passeio, cada aluno confeccionou um cartaz e um texto reflexivo sobre a situao encontrada. Ficou claro atravs da apresentao dos relatrios, dos cartazes e dos textos a importncia que este trabalho teve para os alunos, eles citaram em todas as atividades o descaso que perceberam em relao ao meio ambiente, uma vez que embora o bairro tenha muitos espaos verdes, estes se encontravam em meio a muito lixo e sujeira. Percebemos atravs das falas dos alunos o quanto estas questes so importantes e devem ser tratadas com mais nfase e de maneira mais interessante na escola, Vygotsky acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs do jogo, da brincadeira, da instruo formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente, neste caso, a atividade de observao fez toda a diferena para o desenvolvimento do trabalho e aprendizagem dos alunos, pois assim eles puderam visualizar, perceber e refletir sobre uma situao to prxima a eles, mas que na maioria das vezes passa desapercebida pela forma como tratada.

Potrebbero piacerti anche