Sei sulla pagina 1di 13

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

ENGAJAMENTO OU MISE-EN-SCNE? DISCURSOS, PRTICAS E


REPRESENTAES DO INTELECTUAL E DO SABER NA CIBERMDIA

ENGAGEMENT OR MISE-EN-SCNE? DISCOURSE, PRACTICE AND


REPRESENTATIONS ABOUT INTELLIGENTSIA AND KNOWLEDGE IN CYBERMEDIA

Mauricio Junior Rodrigues da Silva (UNIFRAN) Maria Regina Momesso** (UNIFRAN)


RESUMO: A finalidade do presente artigo apresentar uma breve anlise das prticas discursivas e representaes atinentes ao saber na modernidade lquida (BAUMAN, 2005). Essa proposta desenvolvida em um campo fundamentalmente contemporneo: a cibermdia. Na anlise, o intelectual no tomado como um efetivo sujeito detentor de cognio, tampouco enquanto uma categoria social centralizadora de poder. Prope-se que o mesmo seja pensado enquanto um construto discursivo e histrico, ou ainda como uma representao derivada de prticas discursivas. Essas perspectivas tericas so tributrias da Anlise de Discurso Francesa (AD) derivada de Michel Pcheux e Michel Foucault, sobretudo ao considerar o saber e o poder como mbitos inerentes e indissociveis. Ao relacionar tal escopo terico ao objeto proposto, possvel observar nas sendas da cibermdia estratgias de poder diversas, que produzem perspectivas distintas de representao e de identidade acerca do intelectual. Para tal fim, optou-se por eleger como corpus da pesquisa e-textos do site CPFL Cultura, um espao virtual dedicado a divulgar encontros, palestras e atividades culturais em geral, que a CPFL Energia promove, divulga ou patrocina. Em resumo, possvel se perguntar quais so as estratgias discursivas que a CPFL Cultura apresenta e como estas se relacionam produo de prticas representativas atinentes intelectualidade. PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Intelectualidade. Saber. Cibermdia.

ABSTRACT: The purpose of this paper is presenting a brief analysis about the discursive practices and representations relating to knowledge in liquid modernity (BAUMAN, 2005). This proposal is developed in a contemporary field: the cybermedia. In the analysis, the intellectual is not taken as an effective subject of cognition, either as a social category of centralizing power. It is proposed that it be thought as a discursive or historical construct, or even as a representation derived from discursive practices. These theoretical perspectives are tributaries of french Discourse Analysis (DA) derived from Michel Foucault and Michel Pcheux, especially considering the knowledge and power as inherent and interrelated areas. By linking this object to the proposed theoretical scope, we can see in cybermedia, several strategies of power that produce different perspectives of representation and identity about the intellectual. To finish, we elected as a corpus of this research, e-texts from the site CPFL Cultura, a virtual space dedicated to publicize meetings, lectures and cultural activities that the company CPFL Energia promotes, publishes or sponsors. In short, it is possible to ask what are the discursive strategies that CPFL Cultura presents and how they are related to the production of representative practices about the intelligentsia. KEYWORDS: Discourse. Intellectuality. Knowledge. Cybermedia.

Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Lingustica da Universidade de Franca (UNIFRAN). Discente pesquisador do grupo de pesquisa GTEDI, UNIFRAN. E-mail: mauriciojrs@bol.com.br. ** Docente e pesquisadora do Programa de Ps-Graduao em Lingustica da Universidade de Franca (UNIFRAN). Doutora em Lingustica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara). Coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa GTEDI, UNIFRAN.. E-mail: reginamomesso@uol.com.br.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 639 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

INTRODUO
O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma breve anlise das prticas discursivas e representaes atinentes ao saber1 em um campo fundamentalmente contemporneo: a cibermdia. Ao analisar a dimenso discursiva do saber na contemporaneidade, imperioso que se analise tambm o pretenso sujeito que comumente associado ao saber: o intelectual. Este ltimo, por sua vez, deve ser pensado enquanto um construto discursivo, histrico e cultural. Frente a tal abordagem, o saber deixa de ser tratado enquanto mera forma de aquisio de conhecimento, e passa a ser considerado enquanto elemento de poder que estabelece formas especficas de cognio, em geral, associadas imposio de aportes racionalistas2 na percepo do mundo. Em outros termos, este artigo busca perceber quais so as tcnicas de produo de discurso que so utilizadas quando o assunto o saber e a intelectualidade. Para a realizao de tal objetivo optou-se por eleger como corpus do referido trabalho e-textos do site CPFL Cultura3, um espao virtual dedicado a divulgar encontros, palestras e atividades culturais que a CPFL Energia promove, divulga ou patrocina. O stio foi escolhido pelo fato de ser um fecundo ambiente no dilogo virtual com o saber, com a cultura, e por consequncia, com a intelectualidade. Num primeiro contato com o site, chama logo a ateno ao modo como o stio apresentado por seus criadores. Consta na apresentao do stio que hoje a CPFL Cultura no apenas um espao, mas um conceito.4 Diante dessa assertiva, tarefa do presente trabalho inquirir que conceito este que o site julga ser, e de que maneira as prticas discursivas apresentadas no site corroboram na formulao desse conceito. Fundado no desgnio de pesquisa citado, parte-se da hiptese de que a cibermdia, esse conjunto de mdias digitais em ambientes hbridos fixos ou mveis, por mais voltil, incua e anrquica que parea, traz consigo - por meio dos stios virtuais - inmeros dispositivos de natureza estratgica determinantes produo ou reproduo de saberes nesses ambientes. Em outras palavras, o stio virtual a ser examinado no se apresenta como mero depsito de informaes isento de intencionalidade, mas antes como um campo

O saber tomado enquanto objeto no presente trabalho no diz respeito a formas de conhecimento ordinrias, dadas no dia-a-dia, ou no simples contato de um indivduo com sua realidade. Esse vocbulo aqui circunscrito ao saber dito intelectual, acadmico, associado s artes, filosofia, literatura, e cultura erudita de um modo geral. 2 A expresso aporte racionalista dialoga com a perspectiva filosfica derivada dos iluministas e da Ilustrao, que considera o sujeito enquanto autor de uma histria, ou ainda, como senhor de seu conhecimento. 3 No sero analisados textos virtuais de todo o stio, apenas da seo chamada Institucional, na subseo O que : uma parte do site dedicada apresentao de seu espao virtual e da filosofia da empresa CPFL Cultura. 4 Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/o-que-e/>, Acesso em: 21 jul. 2010.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 640 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

portador de certas estratgias discursivas que corroboram para a construo dos sujeitos que os utilizam.
[...] Por mais que o discurso seja aparentemente bem pouca coisa, as interdies que o atingem revelam logo, rapidamente, sua ligao com o desejo e com o poder. Nisto no h nada de espantoso, visto que o discurso [...] no simplesmente aquilo que manifesta (ou oculta) o desejo; , tambm, aquilo que objeto do desejo; e visto que isto a histria no cessa de nos ensinar o discurso no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar. (FOUCAULT, 2008, p. 9-10).

O trecho acima designa o arcabouo terico a ser utilizado no presente, isto , optou-se como aporte terico pela perspectiva da Anlise do Discurso, de linha francesa, baseada em Michel Pcheux e Michel Foucault, em especfico, pelas ideias do ltimo, sobretudo ao considerar que o sujeito constitui-se por meio de prticas discursivas. Segundo o prprio autor:
[...] o discurso no uma estreita superfcie de contato, ou de confronto, entre uma realidade e uma lngua, o intrincamento entre um lxico e uma experincia [...] analisando os prprios discursos, vemos se desfazerem os laos aparentemente to fortes entre as palavras e as coisas, e destacar-se um conjunto de regras, prprias da prtica discursiva (FOUCAULT, 2000, p. 56).

vlido ponderar que para Anlise do Discurso Francesa (AD), o sujeito acha-se subsumido pela lngua, pela ideologia, pela Histria e pelo inconsciente. O excerto a seguir demonstra como nesse horizonte terico o sujeito no nada mais que um construto histrico, ou ainda o produto de um entrecruzamento entre discurso, sociedade e histria.
O sujeito aqui entendido no o autor da histria, mas o vivente da histria; ele mergulha na fluidez da histria. Ele no pretende criar a histria pois ela lhe precede [...]. Situando o sujeito na fluidez da histria, ns damos o primeiro passo para o entendimento desse sujeito. Como qualquer mudana epistemolgica mudam as prticas discursivas e as verdades, a concepo do sujeito histrico est atrelada a novas epistms. (GOMES, 2008, p. 676)

Essa fundamentao terica certamente pertinente para a anlise de um complexo objeto de estudo em meio to varivel e de difcil categorizao como o da cibermdia. Poder esquadrinhar as dimenses conceituais do saber - dito intelectualizado - nesse campo se apresenta no s como um desafio terico, como tambm uma possibilidade de contribuir para a problematizao de um meio que ganha cada vez mais relevncia na vida hodierna. Observa-se a importncia de trabalhos como este no s em virtude da existncia de poucos estudos sobre o tema, mas principalmente por ser um tema adstrito contemporaneidade, e como parte desta, mostra um entrecruzamento multidisciplinar de

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 641 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

distintas e relevantes reas do saber como a lingustica, a histria, o jornalismo, a filosofia, etc.

OU LIQUIDAO?: UMA LEITURA DO INTELECTUAL E DO SABER EM TEMPOS VIRTUAIS Pode-se entender a cibermdia como um conjunto de mdias digitais em ambientes hbridos, fixos ou mveis (MCADAMS, 2008). Segundo o autor, essas mdias no se limitam ao plano virtual, mas se estendem interfaces externas como a telefonia celular mvel, as tecnologias wireless, os ciber centers, e as lan houses. A cibermdia deriva da cibercultura. De acordo com Pierre Levy (1999, p. 247) a cibercultura expressa uma mutao fundamental da prpria essncia da cultura. Ainda de acordo com o autor:
O ciberespao o novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo cibercultura, especifica aqui o conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespao. (LEVY, 1999, p. 17).

1 LIQUEFAO

Malgrado a proximidade conceitual, o termo cibermdia no se confunde com a noo de ciberespao, preponderante citar as palavras de Maria Regina Momesso de Oliveira e Maria Silvia Olivi Louzada para diferenar esses termos, segundo as autoras:
[Pode-se] afirmar que a cibermdia diferente de ciberespao, na medida em que no tem necessidade, especificamente, da imerso em uma realidade virtual. Ao contrrio de ciberespao, a experincia com a cibermdia permite ao usurio distinguir a realidade fsica da digital, ou seja, o ciberespao constitudo de um espao imaterial por onde trafega a informao e independente da conexo de sentidos, enquanto cibermdia precisa, obrigatoriamente, fazer um uso efetivo da informao vinda do mundo real/material. (OLIVEIRA; LOUZADA, 2008, p. 202).

Pela citao acima possvel notar que o vocbulo cibermdia pressupe um imanente contato com o real enquanto ciberespao se restringe ao universo digital. Malgrado tal distino ainda seja possvel no mundo contemporneo, com o avano da tecnologia sintomtico que definies que abarcam a terminologia realidade em contraposio a uma virtualidade sejam cada vez menos plausveis em um mundo onde o virtual tende a subsumir cada vez mais o real. (TURKLE, 1995, p. 12).

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 642 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Essa perspectiva constante na obra de Sherry Turkle (1995) dialoga com o carter hbrido que Adriana de Souza e Silva d ao termo cibermdia. Para ela, eliminando a distino tradicional entre espaos fsicos e digitais, um espao hbrido ocorre quando no mais se precisa sair do espao fsico pra entrar em contato com ambientes digitais. (2006, p. 28). Nesse sentido, Cndida de Oliveira e Lara Nasi afirmam que:
[...] um espao hbrido no se trata apenas dessa pretensa unio entre o fsico e o digital. Prticas culturais que surgem nessa nova possibilidade de espao, que agrega o fsico e o digital, produzem tambm uma mudana cultural, e a os sujeitos passam a perceber de maneira diferente tanto o que j conheciam como fsico e tambm aquilo que conheciam como digital 5 (OLIVEIRA; NASI, s.d. 2009).

A intelectualidade, a cultura e o dilogo com o saber no passam ao largo dessa alterao de percepo citada pelas autoras. Se outrora a intelectualidade estava restrita a campos fechados, pr-definidos, com o avano da tecnologia e a formao dos referidos ambientes hbridos, essa perspectiva fechada e ortodoxa de entendimento do saber e do intelectual se encontram cada vez mais em descompasso com a modernidade lquida (BAUMAN, 2005). Nesse sentido, instaura-se a problemtica de se inquirir a respeito das dimenses e possibilidades de entendimento do saber nesses novos e fluidos ambientes, ou seja, surge a questo de como possvel perceber e entender a intelectualidade em um meio de difcil categorizao, como a cibermdia. Contguo a esta questo do saber est a figura do intelectual. Por ser um conceito aplicvel a realidades distintas, ao longo da histria essa figura j esteve relacionada com os mais diversos setores da sociedade, como: o eclesistico, o cientfico, o artstico, o acadmico etc. No mbito filosfico, muito pensadores j se debruaram a estudar tal figura. Em Hegel, a ideia intelectual est associada aos funcionrios do Estado; o pensador recusa o carter universalista que muito se associou figura. Lewis Feuer estabelece como indissociveis ideologia e intelectualidade. Seguindo no mesmo caminho, Norberto Bobbio (1997) relaciona essa figura ideia de ideologia. Segundo o pensador:
Embora com nomes diversos, os intelectuais sempre existiram, pois sempre existiu, em todas as sociedades, ao lado do poder econmico e do poder poltico, o poder ideolgico, que se exerce no sobre os corpos como o poder poltico, jamais separado do poder militar, no sobre a posse de bens materiais, dos quais se necessita para viver e sobreviver, como o poder econmico, mas sobre as mentes pela produo e transmisso de ideias, de smbolos, de vises de mundo, de ensinamentos prticos, mediante o uso

Disponvel em: <http://discutindocomunicacao.wordpress.com/2007/10/15/ciber-cultura-uma-discussao-sobreas-implicacoes-culturais-da-cibermidia-e-do-ciberespaco>. Acesso em: 10 jul. 2010.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 643 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

da palavra (o poder ideolgico extremamente dependente da natureza do homem como animal falante). [...] (BOBBIO, 1997, p. 11).

Na hodiernidade, essa figura no perdeu espao, contudo, com o advento de novas tecnologias, o saber e intelectualidade ganham cada vez mais representaes, em mbitos cada vez mais distintos. Mauricio Salles Brasil, na assertiva a seguir, apresenta a posio de Foucault acerca do intelectual na modernidade lquida:
Para Foucault o intelectual moderno ideal para o figurino dos nossos dias, no mais o portador de valores universais, ele agora algum que ocupa posio especfica, eu diria tambm estratgica, na sociedade; um combatente pela verdade ou em torno da verdade; estabelecendo regras(mtodo) para distinguir com maior preciso possvel o verdadeiro do falso dentro de uma perspectiva de verdade/poder.Para Foucault no h espao para exerccios utpicos em torno da verdade, pois ela no seria concebida sem um sistema de poder que a sustentasse, aquilo que ele chamou de o Regime da Verdade. (SALLES BRASIL, 2009, online)

A perspectiva foucaultiana a respeito da funo hodierna do intelectual dialoga com a crise de paradigmas6 do sculo XX. Sobre essa crise vlido citar o filsofo Zygmunt Bauman (2005, p. 57-58) e a correlao que o autor faz da mesma para a rubrica de liquefao. Segundo o pensador:
A principal fora motora por trs desse processo [de crise] tem sido desde o princpio a acelerada liquefao das estruturas e instituies sociais. Estamos agora passando da fase slida da modernidade para a fase fluida. E os fluidos so assim chamados porque no conseguem manter a forma por muito tempo e, a menos que sejam derramados em um recipiente apertado, continuam mudando de forma sob a influncia de at mesmo das menores foras. (BAUMAN, 2005, p. 57).

Essa liquefao descrita no excerto se estende ao conceito de intelectualidade, e se coaduna perspectiva de Michel Foucault sobre o intelectual. Nesse sentido, intelectualidade moderna ou ps-moderna (LYOTARD, 2004), no se restringe a setores especficos como o eclesistico, o poltico ou o acadmico. Alm dessa alterao no campo de atuao do intelectual, o prprio contedo do mesmo mais flexvel, menos pautado em verdades totalizantes, como pensa Foucault. Essa variabilidade de conceitos quando posta em anlise frente a um meio voltil como o da cibermdia, permite-nos observar uma srie multifacetada de prticas que parecem solapar com um sujeito especificado, abrindo caminho para se apreender uma
Por crise de paradigmas entendem-se as mudanas conceituais, ou de vises de mundo, que ocorreram em diversas reas do saber, no sculo XX, e que decorreram de uma insatisfao relacionada aos modelos iluministas, racionalistas e pautados, sobretudo, pela busca de uma verdade. Com a mudana dessas bases conceituais, [...] perderam legitimidade os discursos totalizantes e universalistas. A cincia hoje no mais pretende um projeto unificador, seus discursos tornaram-se mais cautelosos ao afirmar suas verdades, ou, ainda mais radicalmente, renunciaram a estabelecer qualquer forma de verdade, ainda que provisria. (VAITSMAN, 1995, p. 2)
6

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 644 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

grande possibilidade de discursos que permeiam os indivduos. Cabe, portanto, analisar a seguir qual dos discursos acerca da intelectualidade se apresenta no site CPFL Cultura.

2 UM BREVE HISTRICO DA CPFL CULTURA & ENERGIA


Antes de adentrar na anlise dos discursos que permeiam o ambiente do site da CPFL Cultura, de suma importncia que se trace um histrico do mesmo. O stio advm da CPFL Cultura, uma empresa vinculada Companhia Paulista de Fora e Luz, que surgiu com o objetivo de incentivar, divulgar ou patrocinar eventos culturais. O grupo CPFL Energia surgiu em 1912 a partir da juno de quatro pequenas empresas de energia que atuavam no interior paulista. "[...] em 1927 a companhia foi adquirida pela American & Foreign Power (AMFORP), empresa do grupo norte-americano Electric Bond & Share Corporation (EBASCO), ligado a General Eletrict, permanecendo sob seu controle at 1964, quando passou ao controle da Eletrobrs, do governo Federal. Em 1975, o controle acionrio da CPFL Paulista foi transferido para a Companhia Energtica de So Paulo (Cesp), do governo do Estado de So Paulo. 7 No ano de 1997, a empresa passou por um processo de privatizao, que levou a mesma a ser controlada pela "VBC Energia (Grupo Votorantim, Bradesco e Camargo Corra), pelo Fundo de Penso dos Funcionrios do Banco do Brasil (Previ), e pela Bonaire Participaes (que rene os fundos de penso Funcesp, Sistel, Petros e Sabesprev)." (Ibidem) A partir dessa reformulao em sua gesto, a empresa passou a se pautar por um discurso de maior participao social. Prova disso que a empresa instituiu, em 2003, a CPFL Cultura. Segundo o stio da empresa: "[A CPFL Cultura se constitui enquanto] um amplo programa cultural que promove reflexes sobre os desafios e oportunidades da contemporaneidade.8 A programao cultural da empresa teve incio com o Caf Filosfico, "[um] ponto de encontro dos mais renomados intelectuais com os mais diversos pblicos, onde se organizam teorias e onde informaes so transformadas em conhecimento. (Ibidem). Os encontros do Caf Filosfico ganharam maior divulgao e popularidade, sobretudo graas transmisso dos encontros pela Tv Cultura. Essas transmisses ajudaram a confirmar e robustecer a CPFL Cultura como uma importante empresa no trato com a intelectualidade e com o saber. Passados sete anos de sua criao, a empresa, com encontros e palestras
7 8

Disponvel em: <http://www.cpfl.com.br/HistriaCPFLEnergia/tabid/106/Default.aspx>. Acesso em: 10 jul. 2010. Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/o-que-e/>. Acesso em: 10 jul. 2010.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 645 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

anteriormente restritos cidade de Campinas, ampliou seu campo de ao e chegou a mais seis cidades da rea de atuao da CPFL Energia: Bauru, Caxias do Sul, Santos, So Paulo, Sorocaba e Ribeiro Preto. Alguns nmeros postados pelo site da CPFL Cultura retratam a importncia de tal empresa no trato com a cultura e com o saber. Segundo o stio, em 5 anos9 de atividade, foram 2,5 mil atividades realizadas; mais de 400 mil frequentadores; 260 programas editados, 4 exibies semanais na TV, com 150 mil telespectadores por exibio na Grande So Paulo (fonte: IBOPE); mais de mil registros em vdeo no acervo. Alm dessas importantes formas de divulgao, uma forma especfica, no citada, nos chama a ateno: stio da CPFL Cultura. Eis o objeto a ser analisado pelo presente trabalho.

3 ENGAJAMENTO OU MISE-EN-SCENE? CPFL CULTURA, TECNOLOGIA E SABER


NA CIBERMDIA Diante do histrico apresentado, um internauta comum poderia perfeitamente reduzir o stio a um incuo campo de propagao de cultura ou de saber. No entanto, os ensinamentos deixados pela Anlise do Discurso (AD) francesa nos impedem de analis-lo de maneira to simples. No excerto a seguir Gregolin (2008) mostra como aderir ao projeto da AD e recuperar a historicidade dos conceitos, pode nos possibilitar superar as obviedades e os determinismos constantes nos objetos:
[...] o retorno histria do desenvolvimento dos conceitos uma forma de afastar certas evidncias e fugir desses e de outros lugares-comuns. Voltar, reler, buscar os vestgios: so, no mnimo, atitudes prudentes, necessrias para re-equacionar esse campo to complexo e to sujeito a banalizaes. (GREGOLIN, 2008, p. 194).

Essa perspectiva historicista da AD, constante no excerto, ao se consubstanciar ao trao iconoclasta do pensamento de Foucault, nos conduz possibilidade de observar e questionar esses lugares-comuns citados pela autora. Segundo Foucault (2008):
[...] a anlise do discurso, assim entendida, no desvenda a universalidade de um sentido; ela mostra luz do dia o jogo de rarefao imposta, com um poder fundamental de afirmao. Rarefao e afirmao, rarefao, enfim, da afirmao e no generosidade contnua do sentido, e no monarquia do significante. (FOUCAULT, 2008, p. 70).

Ao perseguir esse jogo de rarefao e analisar o site de modo mais profcuo, logo de cara nos chama a ateno o modo como o site CPFL Cultura definida em sua apresentao. Consta na mesma que "Hoje a CPFL Cultura no apenas um espao, mas
9

Citao postada pela empresa no ano de 2008.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 646 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

um conceito".10 O dicionrio Houaiss (2001) define "conceito" enquanto uma "faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano". A partir de tal relao entre termos, possvel pensar a CPFL Cultura enquanto um campo que se apresenta como parte da faculdade intelectiva do ser humano, e ainda que se prope a intervir nessa. Tal fala representa o discurso de uma empresa que pretende se mostrar discursivamente enquanto parte determinante de um processo de propagao de saber. Segundo o stio, o Caf Filosfico, um de seus mais importantes produtos, aduz um "ponto de encontro dos mais renomados intelectuais com os mais diversos pblicos, onde se organizam teorias e onde informaes so transformadas em conhecimento.11 Pelo excerto, possvel observar a fala de uma empresa que se prope articuladora de saberes, determinante no encontro dos mais renomados intelectuais. A partir de tal discurso, ainda possvel pensar o intelectual enquanto mero joguete de uma atividade intelectiva muito maior: a atuao da prpria empresa. Nesse sentido, o "conceito" que a empresa pretender ser mais importante do que a contingncia da fala do prprio intelectual. Em outros termos, as palestras, os encontros, os cafs, so adornos amocambados e eclipsados12 de um saber institucionalizado, pelo qual h padres e regras a seguir. O seguinte trecho de A Ordem do Discurso, de Michel Foucault, representa bem tal situao:
[...] ningum entrar na ordem do discurso se no satisfazer [sic] a certas exigncias ou se no for, de incio, qualificado para faz-lo. Mais precisamente: nem todas as regies do discurso so igualmente abertas e penetrveis; algumas so altamente proibidas (diferenciadas e diferenciantes) enquanto outras parecem quase abertas a todos os ventos e postas, sem restrio prvia, disposio de um sujeito que fala. (FOUCAULT, 2008, p. 37, grifo nosso).

A expresso quase aberta nos leva a pensar que os elementos de poder no se encontram clarividentes a qualquer usurio. Como bem diz13 Foucault (2008, p. 40) esses elementos esto recnditos e s vezes so at suavizados por outros discursos. O seguinte discurso, colhido na seo Institucional, subseo "O que " do site mostra como h uma tentativa da empresa em se apresentar discursivamente como democrtica e livre de arbitramentos ou imposies de saber:

10 11

Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/o-que-e/>. Acesso em: 11 jul. 2010. Ibid. Acesso em: 12 jul. 2010. 12 Colocar(-se) em lugar oculto; esconder(-se). (HOUAISS, 2001) 13 [...] que ningum se deixe enganar; mesmo na ordem do discurso verdadeiro, mesmo na ordem do discurso publicado e livre de qualquer ritual, se exercem ainda formas de apropriao de segredo e de nopermutabilidade. (FOUCAULT, 2008, p. 40)

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 647 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

A CPFL Cultura prima pela multiplicidade, o dilogo e a diferena e, desta maneira, busca cruzar as fronteiras dos pblicos, das disciplinas e das vises de mundo para refletir, experienciar e inventar o contemporneo. Todas as atividades realizadas pela CPFL Cultura so gratuitas. A 14 programao aberta a todas as correntes de pensamento [...].

O trecho final do primeiro pargrafo dessa citao contradiz com a pretensa posio isenta da empresa. Isso se explica porque algum que se apresenta discursivamente como um "conceito" e que pretende "inventar o contemporneo" no pode se posicionar de forma isenta frente aos saberes. Ao contrrio, esse discurso denota uma posio institucionalizada do saber, isto , o discurso de "inventar o contemporneo" pressupe no mnimo intervir no mesmo, alter-lo, configur-lo; jamais deix-lo fluir a seu bel prazer. Essas ilaes auxiliam na delimitao do lugar discursivo no qual se situam a CPFL Energia e sua empresa CPFL Cultura. Este campo pode ser definido como o lugar do discurso empresarial contemporneo pelo qual no basta a atuao estrita da empresa em seu setor econmico. A partir desse discurso, para que uma empresa tenha sucesso mercadolgico preciso que ela atue tambm para outras reas, como: a social, a cultural, a ambiental (STROBEL; CORAL & SELIG, 2004). Essa posio fica evidente no seguinte excerto:
Sustentabilidade e responsabilidade corporativa fazem parte da estratgia da CPFL Energia. Alm de agir para promover e disseminar a cultura no Pas, a empresa incorpora o desenvolvimento sustentvel e inclusivo em sua viso e em suas atividades. A CPFL Cultura um dos principais programas de responsabilidade corporativa da empresa e a elaborao de seu contedo contribui para o desenvolvimento de modelos mais 15 sustentveis e inclusivos de desenvolvimento.

Esse discurso s possvel em razo da j menciona demanda no campo administrativo-empresarial pelo qual predomina na modernidade lquida o discurso da sustentabilidade (SILVA; QUELHAS, 2006). Embora centrada no campo ambiental, essa fala se estende atuao da empresa por outros campos como o cultural e o social. Nesse sentido, esse discurso s possvel porque prprio de um momento histrico no qual ocorre uma reduo do tamanho e das funes estatais, repartindo-as com as organizaes do mercado e da sociedade civil. O mercado cresce vorazmente, num processo de concentrao de capitais, privatizao de empresas estatais, fuses e aquisies. (SHOMMER, 2000, p. 146). Essa conjuntura impulsiona as empresas a produzirem um discurso de engajamento social, cultural e ambiental. Contexto plenamente coeso ao discurso da CPFL Energia, e, mormente, da CPFL Cultura.

14 15

Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/o-que-e/>. Acesso em: 10 jul. 2010. Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/o-que-e/>. Acesso em: 10 jul. 2010.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 648 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

Dito de modo mais preciso, a CPFL Cultura, por meio de seus jogos discursivos, prope uma noo de saber aberto, democrtico, aparentemente inofensivo16. Os mais variados assuntos permeiam o site, desde rock and roll, passando pela Psicanlise at a Filosofia. Nesse contexto, embora seja possvel conjecturar uma mnima voz do intelectual17, quando observado estritamente o discurso do site, pode-se pensar no mesmo como uma pea integrante na engrenagem de uma empresa que, embora no prime pela concorrncia18, necessita de uma boa imagem mercadolgica. Em resumo, muito mais que uma posio engajada da empresa, seu discurso revela um jogo de estratgias com o intuito de construir uma marca respeitvel e de boa aceitao do mercado. Se existe uma preocupao social, ela certamente no passa alheia aos interesses econmicos da empresa. Dito de outro modo, se existe um discurso engajado, ele certamente perpassado por um jogo de cena discursivo, um mise-en-scne19 virtual que insiste em acreditar que seja possvel inventar o contemporneo sem a predominncia de nenhuma ideologia.20

CONCLUSO
A partir do exposto foi tambm possvel observar como a estratgia de se criar um discurso pretensamente democrtico, de sustentabilidade, de apoio ao saber, auxilia na construo de efeitos de sentido de uma empresa moderna, preocupada com demandas culturais, sociais, e de sustentabilidade. Efeitos que ocultam estratgias discursivas que denotam uma posio institucionalizada do saber, que determina quais falas intelectuais participaro dos encontros, dos cafs, e divulgao miditica. Em outros termos, ao cumprir com uma demanda empresarial moderna e se enveredar no campo da cultura, da
Conforme o site: A CPFL Cultura prima pela multiplicidade, o dilogo e a diferena e, desta maneira, busca cruzar as fronteiras dos pblicos, das disciplinas e das vises de mundo para refletir, experienciar e inventar o contemporneo. (Ibid.) 17 A expresso mnima voz, faz referncia participao do intelectual no site, que embora pequena pode ser observada nos vdeos do Caf Filosfico, que representam palestras patrocinadas e divulgadas pela empresa, nas quais o intelectual teria a uma certa autonomia para desenvolver sua fala. 18 No existe livre concorrncia em relao concesso de energia eltrica. Cada empresa possui um contrato com o Estado para fornecer energia eltrica em uma determinada regio. No Estado de Minas, existe a CEMIG; em So Paulo, a Eletropaulo, a CPFL Cultura, no Rio de Janeiro, a Light, dentre outras. Embora no exista essa livre concorrncia em uma mesma regio, preponderante que as empresas que fornecem energia tenham uma boa imagem mercadolgica. Nesse sentido, o incentivo cultura uma das maneiras de se construir essa boa marca. 19 Mise-en-scne: 3. cena ('fingimento', 'simulao') (HOUAISS, 2005). No texto utilizado no sentido comum, conotativo, para se referir a um suposto jogo de cena proposto pela empresa. Diferente do sentido de mise-enscne discursiva da semiolingustica de Patrick Charadeau, que se refere a todo ato de linguagem (escrito ou falado) que atua como uma representao comandada por sujeitos externos em uma dada contextura. Nesse sentido, no se concebe o mise-en-scne como ncito natureza de todo ato discursivo, como um dispositivo de comunicao, mas to somente enquanto um jogo de cena utilizado em situaes especficas. 20 Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/o-que-e/>. Acesso em: 10 jul. 2010.
16

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 649 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

intelectualidade e do saber, o stio acaba por padronizar conceitos e instituir estratgias de saber em um meio com um potencial de saber amplamente iconoclasta. Diante de tal padronizao, a figura do intelectual aparece como mero joguete na estratgia de empresa moderna. Frente a isso, o usurio comum do stio acaba por ter pouca ou nenhuma interferncia nos contedos apresentados. Situao que demonstra como um saber tratado a priori como democrtico se apresenta, na verdade, de forma completamente institucionalizada. Essa institucionalizao engendra a possibilidade de se pensar em consonncia com o pensamento foucaultiano e afirmar que a cibermdia mais um meio onde h um continuo deslocamento de subjetividades, que possibilitam ao homem um mltiplo contato com subjetividades distintas, e que o fazem cada vez mais um produto de construes histricas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BOBBIO, Norberto. Os intelectuais e o poder: dvidas e opes dos homens de cultura na sociedade contempornea. So Paulo: Editora UNESP, 1997. DICIONRIO HOUAISS DA LNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000. ________. A ordem do discurso. 16. ed. So Paulo: Loyola, 2008. GOMES, Glucio Ramos. O sujeito foucaultiano e as prticas discursivas no ensino da lngua materna. Jornada Internacional de Estudos do Discurso, p. 674-684, 2008. GREGOLIN, Maria do Rosrio. No diagrama da AD Brasileira: heterotopias de Michel Foucault. In: NAVARRO, P. (Org). O discurso. So Carlos: Claraluz, 2008. LEVY, P. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. LYOTARD, Jean-Franois. A condio ps-moderna. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2004. MCADAMS, M. Cyberspace: two flawors. Disponvel em:

<http://mindymcadams.com/cybermedia/cyberspace.htm>. Acesso em: 15 jul. 2009. OLIVEIRA, Candida de; NASI, Lara. Ciber-cultura: uma discusso sobre as implicaes culturais da cibermdia e do ciberespao. Disponvel em: <http://discutindocomunicacao.wordpress.com/2007/10/15/ciber-cultura-uma-discussao-sobreas-implicacoes-culturais-da-cibermidia-e-do-ciberespaco>. Acesso em: 15 jul. 2009.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 650 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Revista Eletrnica Via Litterae ISSN 2176-6800

OLIVEIRA, Maria Regina M. de; LOUZADA, Maria Slvia O. Jornalistas e blogueiros: cindidos nas malhas identitrias da cibermdia. In: FIGUEIREDO, Maria Flavia et al. Sentidos em Movimento: identidade e argumentao. Franca: Unifran, 2008. SALLES BRASIL, Mauricio. O Intelectual Moderno: uma viso foucaultiana. Disponvel em: <http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/viewFile/8246/7812> Acesso em: 01 ago. 2010. SOUZA E SILVA, Adriana de. Do ciber ao hbrido: tecnologias mveis como interfaces de espaos hbridos. In: ________. ARAUJO, Denise Correa (Org.). Imagem (ir)realidade comunicao e cibermdia. Porto Alegre: Sulina, 2006. SILVA, Llian Simone Aguiar da Silva; QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonalves Quelhas. Sustentabilidade empresarial e o impacto no custo de capital prprio das empresas de capital aberto. Gesto e Produo, So Carlos, v.13 n.3, set./dec. 2006. STROBEL, J. S.; CORAL, E.; SELIG, P. M. Indicadores de sustentabilidade corporativa: uma anlise comparativa. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 28., Curitiba, 2004, Anais...Curitiba: ANPAD, 2004. CD-ROM. TURKLE, Sherry. A vida no ecr: a identidade na era da internet. Lisboa: Relgio Dgua, 1997. VAITSMAN, Jeni. Subjetividade e paradigma de conhecimento. In: Boletim Tcnico do Senac - v. 21, n. 2, maio/ago., 1995.

WEBIBLIOGRAFIA
CPFL CULTURA. O que ? Institucional. Disponvel em: <http://www.cpflcultura.com.br/site/oque-e/>. Acesso em: 10 jul. 2010. CPFL ENERGIA. Histria. Disponvel em:

<http://www.cpfl.com.br/HistriaCPFLEnergia/tabid/106/Default.aspx>. Acesso em: 10 jul. 2010.

Recebido em 30 de agosto de 2010. Aceito em 20 de outubro de 2010.

Via Litterae, Anpolis, v. 2, n. 2, p. 639-651, jul./dez. 2010 651 [www.unucseh.ueg.br/vialitterae]

Potrebbero piacerti anche