Sei sulla pagina 1di 2

Boletim Operrio 182

Caxias do Sul, 20 de julho de 2012.

Ano IV 20/07/2012 Sexta-feira CEPS AIT

Correio do Povo 03 de novembro de 1912.


Os Anarquistas de Lisboa Eis aqui o programa do grupo anarquista de Lisboa: Considerando: Que a propriedade individual, matria prima e os instrumentos do trabalho, na atual organizao social, so a origem da misria dos operrios; Que o estado poltico, como indispensvel manuteno da propriedade individual, a causa do despotismo, do privilgio, da diviso das classes, da decomposio e corrupo social; Que em vista disto a classe trabalhadora para atingir um melhor futuro pela sua emancipao, precisa de eliminar o estado e a propriedade individual; Que este ato no pode realizar-se pela evoluo legal, nem advir dos parlamentos ou de um estado operrio; Que a emancipao da classe trabalhadora no consiste em usurpar a plutocracia mas sem em destru-la, seja ela qual for; Que mais fcil obstar a que um governo se organize, que derrub-lo depois de organizado; O grupo anarchista em Lisboa constitui-se independente de todos os partidos polticos, far difundir e agitar as suas teorias, preconizando a liquidao social, a revoluo social, como meios imprescindveis para conseguir a emancipao da classe trabalhadora. Portanto rejeita: 1 A legalidade dos meios da ao quer das agitaes parlamentares; 2 - A legalidade imposta pelo estado ou pela religio a constituio da famlia; 3 - A submisso a autoridade pessoal ou legislativa, absoluta, mandatria ou paternal; 4 - O sentimento patritico ou nacional, o egosmo de raas, religies e lnguas; Como meios de ao aceita os que a reivindicao da personalidade individual e as condies viciosas da sociedade prescrevem: 1 - A prtica da sociedade como todos os grupos que como ns pretendem eliminar o sistema social contemporneo, como com todos os indivduos anti-estadistas; 2 - Acelerar a decomposio pblica e econmica dos estados preconisando a absteno urna, a desero da caserna, a greve violenta e apropaganda ilegal no terreno dos fatos; 3 - Aproveitar a desorganizao a que estes meios conduzem os poderes pblicos, para se proceder a liquidao social. E como corolrio da organizao futura inscreve na sua bandeira a palavra Anarchia.

Movimento Operrio Atheneu Operrio A Commisso constructora do Atheneu Operrio esteve reunida, quarta-feira ultima, tratando de vrios assuntos referentes construco do edifcio social. Achando-se vagos os cargos de presidente e fiscal geral da referida commisso, foram eleitos para os preencher os Srs. Thom Pereira e Jos Andr Gonalves. J se acha construdo, no Campo da Redeno, fronteiro ao Caminho do Meio, o galpo que servir de depsito de material, destinado s obras do Atheneu. A commio constructora continua a receber valiosos auxlios para as obras daquelle edifcio. Syndicato dos Pintores Hoje, s 9 horas da manh, esta associao effectuar uma sesso de assembla geral para tratar de interesses geraes da classe. Lyra Operaria Esta sociedade convidou os seus associados para uma reunio, hoje, tarde, afim de resolver o modo com que solemnisar a passagem do seu 3 anniversario.

A Repblica Ed. 23 Curitiba, 18 de junho de 1888. Pgina 2

International Workers Association www.iwa-ait.org secretariado@iwa-ait.org Brazilian Workers Confederation cobforgs@yahoo.com.br

Rio Grande do Suls Workers Federation http://osyndicalista.blogspot.com forgscob@yahoo.com.br

Center of Studies and Social Research http://boletimoperario.yolasite.com http://cepsait.webnode.com http://cepsait.blogspot.com ceps_ait@hotmail.com

Our purpose is to motivate the social research and stimulate the exchange relation associated to the collection and production of information about the history of the Brazilian Workers Movement. Workers Bulletin ------- Year IV ------ N 182 ----- Friday ------- 07/20/2012 -------- Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

A Repblica Edio 73 Curitiba, 29 de maro de 1895. Capa Pelo telegrafo Estados Unidos Fizeram greve em Nova Orleans os trabalhadores dos cais e pontos de desembarque. Os paredistas mantm atitude agressiva e j tiveram diversos choques com a polcia resultando mortos e feridos de lado a lado.

Sesses A Unio Operaria Internacional realisar, hoje, s 3 horas da tarde, sesso de assemblia geral: Federao Operaria, hoje, as 9 horas de manh, sesso da comisso central. Unio Culinria Esta associao, formada de cozinheiros, inaugurar, a 9 do corrente, a sua sde social, no prdio rua General Portinho n. 35. Congresso Operrio Constando que no se realisaria mais a 8 do corrente a abertura do congresso operrio no Rio de Janeiro, a Federao Operaria desta capital resolveu sustar o embarque de seus delegados at a resposta de um telegramma que passou comisso convocadora da reunio do referido congresso. Empregados em Padarias A Unio Beneficente dos Empregados em Padarias socorreu, no mez de outubro findo, os seguintes associados: Jos Magno, Dionysio Machado, Jos de Moraes Gomes, Carlos Sertorio, Antonio Machado, Adolpho Christana e Isidoro Alves da Silveira. Hoje, s 11 da manh, haver sesso, na respectiva sde, rua Lopo Gonalves n.102. Unio Tipographica Gutenberg Recebemos da sociedade beneficente Unio Tipographica Gutenber, com sde em Pelotas, o relatrio correspondente ao anno social de 1911 a 1912, e apresentado pelo respectivo presidente, sr. Hypolito Silva. Esse documento, que foi approvado em sesso de assembla geral, demonstra o grau de prosperidade em que se acha a sociedade.

CEPS-AIT PLUS

NO

GOOGLE

Ri

A Repblica Edio 86 Curitiba, 14 de abril de 1895 Capa Telegramas Estados Unidos Os Operrios do Canal do Panam fizeram greve em Colon e tentaram incendiar a cidade. Este crime foi obstado pela guarnio, que repeliu os grevistas, depois de um verdadeiro combate.

Informativo Semanal Anarcossindicalista Weekly Anarcho-syndicalist Newsletter

Potrebbero piacerti anche