Sei sulla pagina 1di 8

t ECnologias

E xamEs s uplEtivos 2009

Coordenadoria de estudos e normas PedaggiCas CenP Centro de exames suPletivos Cesu

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

E suas

4. Prova Iv

n aturEza

Preencha com seu nome e nmero de inscrio os esPaos indicados na caPa deste caderno. esta Prova contm 30 questes. a
durao da Prova de

horas.

Para com a

cada questo, existe somente uma alternativa correta. caneta esferogrfica de tinta azul ou Preta, assinale na folha de resPostas a

alternativa que julgar correta. durao da Prova. folha de resPosta.

sada do candidato da sala ser Permitida aPs transcorrida a metade do temPo de terminar a Prova, voc levar este caderno de questes e devolver ao fiscal a

ao

da

aguarde

a ordem do fiscal Para abrir este caderno de questes.

C inCias

Nome do candidato

Inscrio

25.04.2010 tarde

CiNCiAS DA NATUREzA E SUAS TECNOLOGiAS 01. O espectrmetro de massas, um equipamento construdo em 1919, permitiu determinar massas atmicas e posteriormente a composio isotpica dos elementos. Na atualidade, com constantes inovaes, empregado para investigar, por exemplo, se uma cdula foi falsificada. Para ser analisada, a cdula recebe um jato de spray ionizante liberando ons que, ao atravessar o espectrmetro, fornecem, em poucos segundos, a impresso digital, ou seja, o padro de ons presentes na cdula. O esquema bsico de um espectrmetro mostrado a seguir.

Para responder s questes de nmeros 03 a 06, leia o texto seguinte. Operao na caatinga fecha sete indstrias do polo de gesso de Araripe, em PE Em janeiro de 2010, uma operao contra o desmatamento da caatinga fechou sete indstrias do polo de gesso de Araripe a, aproximadamente, 200 km de Petrolina. Essas indstrias estavam utilizando madeiras nativas da caatinga para derreter a gipsita, pedra que matria-prima para a produo do gesso. O gesso bastante usado na construo civil, odontologia, artesanato e esculturas.
(Em Questo, http://www.brasil.gov.br/noticias, em15.01.2010. Adaptado)

03. Gesso sulfato de clcio hemihidratado, CaSO4 . H2O. Com base nessas informaes, afirma-se que o gesso (A) uma substncia simples. (B) classificado como um sal inico. (C) uma mistura homognea constituda de Ca, S, O e H. (D) constitudo por um nico tipo de ligao qumica. 04. Observe o esquema apresentado a seguir. Ele mostra as etapas da produo de gesso. De acordo com essas informaes, um espectrmetro de massas detecta (A) espcies neutras que possuem massas diferentes. (B) componentes de ncleos atmicos em desintegrao. (C) radicais livres provenientes da decomposio da amostra. (D) partculas eletricamente carregadas de acordo com a razo massa/carga. 02. Talheres e copos feitos de fcula de mandioca e amido de milho esto substituindo os utenslios plsticos em eventos, inclusive em grandes festas populares. H notcias da opo por esse tipo de materiais em espaos como o Camarote Expresso 2222, no carnaval da Bahia de 2010.
(http://www.ecodesenvolvimento.org.br/ecodesenvolvimento, acesso em fev. 2010)

Esse esquema pe em evidncia que (A) o processo de calcinao do gesso libera calor. (B) a produo de gesso gera resduos txicos ao ambiente. (C) durante a calcinao, a gipsita moda sofre perda total de gua. (D) 1 mol de gipsita calcinada forma 3/2 mol de gua no estado de vapor.

Em relao fcula de mandioca e ao amido de milho, a adoo dessa prtica (A) correta, pois ambos so materiais biodegradveis. (B) correta, pois em contato com a gua ambos se desmancham prontamente sem deixar resduos. (C) incorreta, pois a sua utilizao na produo de plsticos consome as reservas de alimentos das plantas. (D) incorreta, pois ambos so plsticos 100% orgnicos que no podem ser recuperados por reciclagem.
SEED0904/04-CincNatTecnologias

05. Segundo as informaes do texto, as fbricas interditadas estavam utilizando madeira da caatinga como combustvel para a etapa de calcinao da gipsita. Considerando a preservao ambiental, correto afirmar que (A) a utilizao de madeiras nativas como combustveis destri a biodiversidade da caatinga. (B) para ser utilizada como combustvel, a madeira mais indicada a que est mais prxima da fbrica. (C) o poder calorfico das madeiras nativas maior que o de madeiras cultivadas fora de seus habitats naturais. (D) a retirada de espcies nativas fortalece o solo dando lugar ao crescimento de novas espcies que regeneram a caatinga. 06. Considerando que o principal combustvel presente na madeira a celulose (C6H10O5)n , a equao que representa corretamente a combusto completa de um lote de madeira no forno de uma fbrica de gesso escrita como (A) (C6H10O5)n(s) + 5nO2(g) 6nCO2(g) + 5nH2O(g) (B) (C6H10O5)n(s) + 6nO2(g) 6nCO2(g) + 5nH2O(g) + calor (C) (C6H10O5)n(s) 6CO2(g) + 5H2O(g) + calor (D) CH2O(s) + O2(g) CO2(g) + H2O(g) 07. Joana precisa organizar sua alimentao de modo a consumir o mnimo possvel de produtos cidos. No que respeita escolha da gua para beber, ela dispe de guas cujas caractersticas esto descritas na tabela seguinte.
CaraCterstiCa fsiCo-qumiCa Temperatura de gua na fonte Condutividade eltrica a 25 C Radioatividade na fonte, a 20 C e 760 mm de Hg pH a 25 C Resduo de evaporao a 180 C gua i 20,6 C 24 S.cm1 10,07 maches 5,79 18,55 mg/L gua ii 22,6 C 100,4 S.cm1 24,72 maches 6,29 65,85 mg/L

08. Durante a reforma de uma casa, o proprietrio solicitou ao responsvel pela obra que apresentasse dados tcnicos que comprovassem que o gesso pode substituir com vantagens tijolos de concreto na construo de paredes internas porque um material leve e um bom isolante trmico. Para tratar da leveza e da propriedade de isolante trmico, devem ser selecionados dados tcnicos de gesso e tijolos de concreto que correspondam, respectivamente, a (A) dureza e densidade. (B) densidade e resistncia radiao solar. (C) dureza e coeficiente de condutividade trmica. (D) densidade e coeficiente de condutividade trmica. 09. O cido ltico, representado pela frmula estrutural apresentada a seguir, um dos constituintes do leite azedo. Esse cido usado na indstria na produo de vrios tipos de polmeros entre os quais o poli (cido ltico) PLA, um polister aliftico biodegradvel usado em fios de sutura, implantes e outras aplicaes biomdicas. CH3 CH(OH) COOH cido ltico Sobre esse assunto, afirma-se que I. o cido ltico o monmero do PLA; II. o PLA um polmero obtido a partir de recursos naturais renovveis; III. as propriedades qumicas do PLA so idnticas s do PE polietileno, uma poliolefina produzida a partir de derivados do petrleo. correto o que se afirma em (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e III. 10. Um estudo desenvolvido por pesquisadores brasileiros mostra que a produtividade da cana-de-acar em lavouras irrigadas com esgoto domstico tratado pode elevar-se em at 50%. Segundo os pesquisadores, a principal vantagem desse novo sistema ambiental, pois, alm de reduzir o consumo de gua, a irrigao com guas de esgoto domstico tratado provoca uma melhora na qualidade dos cursos dgua porque eles deixam de receber os esgotos tratados das cidades.
(Pesquisa FAPESP, Edio Impressa 166, Dezembro 2009. Adaptado)

Com base nas informaes fornecidas pela tabela, Joana deve escolher (A) a gua I, que apresenta pH mais baixo e, portanto, menor concentrao de substncias de carter cido. (B) a gua II, que tem radioatividade mais alta e, portanto, menor concentrao de ons portadores de pares de eltrons livres. (C) a gua II, que tem o pH mais alto e, portanto, a menor concentrao de substncias que se dissociam em gua fornecendo ons H3O+. (D) a gua I, que tem a menor quantidade de espcies qumicas em soluo e, portanto, a menor concentrao de qualquer tipo de on.
3

O uso de efluente ou esgoto domstico para irrigao de lavouras pode oferecer benefcios, desde que (A) o efluente tenha um alto teor de sdio, macronutriente essencial fertilizao do solo. (B) as guas recebam doses de nitrognio, fsforo e potssio suficientes para manter a proliferao das algas. (C) sejam utilizadas misturas de efluentes industriais e domsticos para garantir a presena de metais pesados. (D) antes de ir para a plantao, o efluente seja desinfetado com cloro para eliminar os organismos patognicos que ele contm.
SEED0904/04-CincNatTecnologias

11. Numa pequena viagem, a posio (S) ocupada por um automvel na estrada variou em funo do tempo (t), como mostra o grfico a seguir.

13. Nos automveis atuais, o pedal do freio aciona hidraulicamente os freios. O pedal est ligado, por meio de uma haste curta ao cilindro mestre. Quando o motorista pressiona o pedal, uma haste faz mover o pisto no interior do cilindro mestre, empurrando o fluido hidrulico e forando-o, atravs dos tubos, a passar para os cilindros dos freios das rodas, que acionam os freios.

Sobre essa situao, so feitas as seguintes afirmaes: I. nos 45 minutos de durao da viagem, o automvel moveu-se sempre no mesmo sentido; II. entre 15 e 25 minutos, o automvel permaneceu parado; III. entre 25 e 45 minutos, o automvel estava mais lento do que entre 0 e 15 minutos. correto o contido apenas em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II.
(www.oficinaecia.com.br Adaptado)

No sistema hidrulico do freio, apesar de o aumento de presso se transmitir igualmente para todo o sistema, a fora sentida pelo cilindro mestre multiplicada, tornando-se maior nos cilindros dos freios que atuam nas rodas. Essa multiplicao da fora deve-se (A) ao aumento progressivo do volume do fluido hidrulico ao longo do sistema. (B) ao fato de o comprimento dos cilindros por onde escoa o fluido hidrulico aumentar. (C) ao fato de a rea do pisto onde a presso exercida aumentar. (D) variao da temperatura do fluido hidrulico, quando comprimido.

12. Quando vai retirar do forno o bolo que acabou de assar, uma dona de casa sabe que no se deve puxar a forma de alumnio para fora do forno sem proteger suas mos do calor. Apesar de conseguir colocar as mos dentro do forno quente sem toc-lo e suportar a alta temperatura do ar, no pode tocar na forma de alumnio sem queimar suas mos. Isso ocorre porque (A) a forma de alumnio, por ser metlica, est bem mais quente do que o ar dentro do forno. (B) o ar dentro do forno e a forma de alumnio esto em equilbrio trmico, porm o calor se propaga melhor no ar do que no alumnio. (C) a forma de alumnio retira calor das mos mais rapidamente do que o ar de dentro do forno. (D) a forma de alumnio e o ar dentro do forno esto mesma temperatura, mas o coeficiente de condutividade trmica do alumnio maior do que o do ar.

14. As lentes esfricas tm, hoje em dia, um grande nmero de aplicaes no cotidiano nos mais variados tipos de instrumentos pticos, podendo-se destacar seu uso na correo de diversos defeitos de viso. Dentre os defeitos visuais mais comuns corrigidos com lentes esfricas, dois deles apresentam sintomas semelhantes: dificuldade para enxergar de perto e realizar tarefas do cotidiano como costurar, ler letras pequenas e escrever. Esses defeitos de viso so (A) miopia e hipermetropia. (B) astigmatismo e miopia. (C) presbiopia e astigmatismo. (D) hipermetropia e presbiopia.

SEED0904/04-CincNatTecnologias

15. Num parque de diverses, uma montanha russa tem o perfil mostrado na figura. O carrinho transportando as pessoas move-se no sentido de A para B sem qualquer propulso prpria.

17. O movimento de translao da Terra ao redor do Sol e o fato de o eixo de rotao da Terra ser inclinado em relao ao plano da rbita so os responsveis pelas estaes do ano e pela alternncia entre elas, comparando os hemisfrios Norte e Sul. A figura I mostra a Terra em seu movimento de translao em torno do Sol.

Tomando como referencial o nvel do solo horizontal (indicado na figura) e desconsiderando todas as foras dissipativas, ao compararem-se as energias cintica e potencial gravitacional do carrinho em A e em B, pode-se afirmar corretamente que ele apresenta (A) a mesma quantidade de energia cintica em A e em B. (B) mais energia potencial gravitacional em A do que em B e mais energia cintica em B do que em A. (C) mais energia cintica em A do que em B e mais energia potencial gravitacional em B do que em A. (D) a mesma quantidade de energia potencial gravitacional em A e em B. 16. No dia 17 de fevereiro de 2010, por volta das 15 h, Pedro assistia a um canal de notcias de sua TV a cabo e ficou sabendo que a temperatura ambiente na cidade de Nova Iorque, naquele horrio, era de 37,4 F. No mesmo momento, na cidade de So Paulo, onde estava, a temperatura ambiente era de 30 C. Para fazer a converso da temperatura da escala Fahrenheit para a escala Celsius, Pedro tinha a sua disposio a tabela a seguir, com valores referentes ao nvel do mar. esCala Celsius (C) Temperatura de fuso do gelo Temperatura de vaporizao da gua 0 100 esCala fahrenheit (f) 32 212

A figura II mostra, com mais detalhes, a Terra quando passa pelo ponto C indicado na figura I.

Pode-se afirmar que na situao mostrada, na figura II, trata-se de (A) vero no hemisfrio Norte e inverno no hemisfrio Sul. (B) vero no hemisfrio Sul e inverno no hemisfrio Norte. (C) primavera no hemisfrio Norte e outono no hemisfrio Sul. (D) primavera no hemisfrio Sul e outono no hemisfrio Norte. 18. Hoje cada vez maior a quantidade de rdios clandestinas ou piratas transmitindo suas programaes nas regies das grandes cidades. Alm de ilegais, elas podem tambm ser perigosas quando, por exemplo, a faixa de frequncia em que emitem muito prxima da utilizada para a comunicao entre avies e a torre de controle dos aeroportos. Esse fenmeno, no qual ondas eletromagnticas apresentam frequncias muito prximas e podem se confundir, chamado de (A) refrao. (B) reflexo. (C) interferncia. (D) difrao.
5
SEED0904/04-CincNatTecnologias

Depois de fazer alguns clculos, Pedro concluiu que, em graus Celsius, a temperatura em So Paulo era (A) menor do que em Nova Iorque. (B) dez vezes maior do que em Nova Iorque. (C) o dobro da temperatura em Nova Iorque. (D) aproximadamente igual temperatura em Nova Iorque.

19. No banheiro da residncia de Joo, existe um chuveiro eltrico de potncia 4 000 W e uma lmpada incandescente de potncia 100 W. Ao final de um banho de 15 minutos, ao comparar o consumo do chuveiro com o da lmpada, Joo descobriu que para consumir a mesma quantidade de energia eltrica que o chuveiro consumiu em 15 minutos, a lmpada precisaria ficar acesa por um intervalo de tempo, em h, de Dado: Potncia = Consumo de energia Intervalo de tempo

22. O ndice ultravioleta mede o nvel de radiao na superfcie da Terra e varia de 1 a 14. Ele foi desenvolvido para informar a populao sobre os riscos da exposio ao Sol. Esse ndice identificado diariamente e atualizado de hora em hora. Analise o esquema com os valores dos ndices ultravioleta e os cuidados que as pessoas devem tomar para se proteger.

(A) 4. (B) 10. (C) 25. (D) 40. 20. A gerao de energia eltrica sempre foi motivo de muita pesquisa e de muita discusso. Dependendo da quantidade a ser gerada, dos recursos disponveis, do impacto ambiental e dos resduos que produz, dentre outros fatores, determina-se a forma adequada para a produo de energia. Considere as caractersticas a seguir, referentes a dois tipos de usinas geradoras de energia eltrica: I. pode ser instalada em qualquer local, acionada a qualquer momento e independe de fatores naturais, como chuva e sol. Produz grande quantidade de resduos que contribuem significativamente para o aumento do efeito estufa; II. fonte renovvel de energia, constitui a principal forma de gerao de energia eltrica no Brasil. Apesar de no produzir lixo, sua instalao afeta significativamente a fauna e a flora locais. As caractersticas citadas em I e II podem referir-se, respectivamente, s usinas (A) termoeltrica e hidreltrica. (B) elica e hidreltrica. (C) termoeltrica e elica. (D) geotrmica e nuclear. 21. No ncleo das clulas humanas normais, possvel encontrar 46 cromossomos. Assim, pode-se concluir que correspondem a 46 (A) tomos de RNA. (B) elementos qumicos de DNA. (C) molculas de DNA. (D) ons de RNA.
SEED0904/04-CincNatTecnologias

(Folha Online: www.folha.com.br/iuv)

Uma pessoa que esteja em uma regio, cujo ndice ultravioleta oscile entre 9 a 12, deve proteger-se, para evitar que se eleve o risco de ela desenvolver (A) problemas cardacos. (B) problemas odontolgicos. (C) clculos renais. (D) cncer de pele.

23. O etanol consumido pela metade da frota de automveis brasileiros. Esse combustvel produzido a partir da cana. Esse vegetal consegue produzir a matria-prima, que ser fermentada, de modo que ocorra a converso em etanol. O processo que a cana realiza para produzir a matria-prima e o nome dessa matria-prima so, respectivamente, (A) fotossntese e acar. (B) respirao celular e protena. (C) fotossntese e protena. (D) respirao celular e gordura.

24. Em uma determinada empresa, possvel visualizar algumas lixeiras com diferentes indicaes estampadas.

27. Uma mulher de 30 anos realizou um exame de sangue e verificou que a taxa de glbulos brancos estava elevada. Ficou preocupada e seu mdico afirmou que ela estava com uma infeco bacteriana e esses glbulos foram produzidos para beneficiar o seu corpo. Pode-se afirmar que esses glbulos so (A) clulas que atuam na defesa do corpo. (B) antgenos que atuam na defesa do corpo. (C) clulas que transportam gases no corpo. (D) substncias que atuam na coagulao do sangue. 28. A camisinha e a plula anticoncepcional so os mtodos contraceptivos mais utilizados para evitar a gravidez, porm a camisinha, se usada corretamente, tambm indicada para evitar as doenas sexualmente transmissveis (DSTs). A camisinha evita a transmisso de doenas, porque (A) possibilita que os vrus e as bactrias morram no corpo dos parceiros. (B) impede a reproduo de bactrias e vrus no corpo dos parceiros. (C) estimula a produo de substncias que impedem a entrada de vrus e bactrias. (D) evita o contato entre as secrees produzidas pelos parceiros. 29. Observe a tirinha.

(http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas)

Pode-se afirmar que a empresa est preocupada em (A) estimular a produo de lixo. (B) reciclar o lixo produzido por seus funcionrios. (C) conscientizar a importncia de produzir lixo. (D) reciclar apenas o papel e o alumnio. 25. Existem ainda muitas doenas no Brasil que so transmitidas por mosquitos. Foram feitas algumas afirmaes a esse respeito. I. A febre amarela e a malria so doenas transmitidas por certos mosquitos. II. Deve-se evitar gua parada, impedindo a formao de larvas desses insetos. III. Repelentes e mosquiteiros (redes de fil) podem ser utilizados para evitar a picada dos mosquitos e a possvel transmisso de doenas. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e III. 26. Uma pessoa que lava bem os alimentos e consome gua tratada ou fervida pode evitar doenas como a (A) tenase (ou doena da solitria) e a dengue. (B) ascaridase (ou doena da lombriga) e a amebase. (C) poliomielite (ou paralisia infantil) e a caxumba. (D) lcera de Bauru e a doena de Chagas.

(Folha de S.Paulo, 09.12.2009)

A tirinha retrata um modo de relao harmnica mtua entre dois seres conhecida como protocooperao. Nessa relao, (A) apenas o crocodilo beneficiado e as aves so prejudicadas. (B) apenas as aves so beneficiadas e para o crocodilo indiferente. (C) tanto as aves como o crocodilo so beneficiados. (D) o crocodilo prejudicado e as aves so beneficiadas. 30. A vegetao que encontrada na caatinga deve apresentar adaptaes para sobreviver em uma regio de seca intensa. Pode-se observar, nessa regio do Brasil, plantas com (A) folhas largas e razes curtas. (B) muitos espinhos e razes curtas. (C) muitos espinhos e razes profundas. (D) folhas largas e razes profundas.
7
SEED0904/04-CincNatTecnologias

Potrebbero piacerti anche