Sei sulla pagina 1di 13

MEDITAO

Autor: Federico Dinatale Tradutor: Achilles Delari Junior 1- Histria A prtica da meditao utilizada desde a Antigidade como uma ferramenta fundamental para nossa mente e corpo, permitindo-nos estar conscientes de nossos pensamentos e sentimentos a cada segundo. A histria da meditao comea aproximadamente 800 anos a.C nas escrituras sagradas Upanishads: "Se um homem sbio mantm seu corpo com suas trs partes retas, o peito, o colo e a cabea, e dirige seus sentidos junto com a mente at o corao, ento o barco de Brahmn cruzar todas as torrentes que provocam o medo." (Svetasvara-Up.II,8). Tambm existem referncias meditao nos Yoga Sutras" de Patajali (possivelmente entre os sculos II a.C. e IV d.C). Estes yoga sutras so considerados como uma parte fundamental da filosofia da yoga, transmitidos de forma oral, aparecendo como definio da meditao yguica como mtodo para a supresso dos arrebatamentos ou modificaes da mente. Os dois primeiros, Yamas y Niyamas, so dez regras que propem uma vida ordenada e moral sem a qual no pode pretender-se nenhum outro avano em direo a planos superiores. Os passos seguintes so as asanas ou posturas corretas, o pranayama ou controle da respirao e o pratyahara ou retrao dos sentidos em direo ao interior. Os ltimos trs passos constituem a yoga propriamente dita: dharana ou concentrao, dhyana ou meditao e o samadhi ou percepo supraconsciente. 2- Os Diferentes Caminhos da Meditao Existem variados caminhos para a prtica da meditao. Alguns caminhos requerem mais esforo que outros em sua disciplina e concentrao. Conhea-os: a) Meditao Yoga (Raja) Teve sua origem nos ensinamentos de Patanjali (sbio da antiga ndia) que props o uso da mente como instrumento para alcanar a espiritualidade, mediante um mtodo exigente quanto meditao e concentrao. b) Meditao Vipassana O significado de seu nome Ver as coisas como realmente so. Est centrada na ateno disciplinada para com as sensaes do corpo. Para poder aprender a tcnica o praticante tem que realizar um curso com durao de aproximadamente 10 dias.

c) Meditao Crist Tem sua prtica nos ensinamentos do Monge Beneditino John Main. Esta meditao tem seu eixo central na repetio da palavra MARANATHA, que tem sua origem no aramaico e cuja utilizao similar do mantra indu. O significado desse mantra Vem, Senhor.

d) Meditao Tibetana (Budismo Vajrayana) Rene os ensinamentos do lendrio Mestre Padma Sanbava, dando suma importncia prtica meditativa da mandala, cosmograma grfico que permite captar a realidade csmica indutora da realizao espiritual do praticante. Realizam-se os mudras (gestos de carter ritual com as mos e os braos) conjuntamente com os mantras (invocaes mentais ou sonoras relacionadas com o ato meditativo). O objetivo da meditao tibetana alcanar o nirvana que se encontra em forma natural em cada ser humano, atravs do afastamento consciente das atividades mundanas. *Mantra: do snscrito (man=pensar, tra=liberar) Processo mental de liberao. *Mandala: objeto de meditao (linguagem dos smbolos). *Mudra: significa selo, algo que se imprime profundamente. e) Meditao Dinmica: Sistema meditativo criado pelo Mestre Osho (ndia), mediante movimentos, danas, sons especficos e posies imveis, como meio para deixar a mente serena, evitando pensamentos negativos. f) Meditao Zen: (Budismo Mahayana) Ramo do Budismo Mahayana que utiliza a prtica do zazen (sentar-se a meditar). Esta forma de meditao nasceu na China, em tempos obscuros da antiga China, caracterizados pela submisso, o sofrimento, a desunio, a desorientao. quando chega da ndia o lendrio monge budista Bodhidarma, fundador da escola Chn, posteriormente chamada, no Japo, de Zen. Esta meditao tem duas escolas ou caminhos: Soto, onde se busca adormecer a razo, dando-lhe lugar os aspectos inconscientes e subconscientes da mente, e a escola Rinzai, que utiliza a razo at onde ela pode ser efetiva, para logo transcend-la e passar para alm de suas possibilidades. *Soto: Se busca fazer silncio na mente. *Rinzai: Se trabalha o Koan. *Koan: Enigma que s pode ser resolvido quando a razo tenha esgotado todos os seus recursos, dando lugar intuio. g) Meditao do sorriso interior (taosmo ) uma forma de meditao Taosta que busca a harmonia entre os diferentes rgos do corpo, evitando energias negativas como clera, tristeza, depresso, medo, inquietude. Utiliza-se a projeo do sorriso sobre os diferentes rgos.

h) Meditao Suf Meditao mediante a dana sagrada do xtase, que se pratica na Turquia e no Ir. Esta dana tem uma correspondncia entre os movimentos do danarino e os dos astros, planetas no espao celeste. i) Meditao Perifrica aquela que busca a conscincia de que todo pensamento comea em um momento determinado e depois termina, percebendo os sentimentos e sensaes, procurando o controle do pensamento: Eu no sou este pensamento, etc. j) Meditao da ascenso da energia atravs dos Chakras: *Chakras: Centros energticos no corpo etreo. *Corpo Etreo: o veculo da essncia vital do corpo, esta energia circula atravs de canais sutis e invisveis denominados meridianos ou nadis. Meditao de visualizao, dirigindo com a conscincia a elevao da energia de cada chakra, mediante a respirao e o pensamento.

3- O Zen Conhecer algo quer dizer experiment-lo concretamente. Um livro de culinria no aliviar vossa fome. Takuan A Respirao: Quando estamos na prtica do zazen, a mente segue o ritmo da respirao, quando logramos ter a mente clara e seguir o ritmo, no h nem eu, nem mundo, nem mente, nem corpo, s respirao. A Mente: como desfrutamos de todos os aspectos da grande mente, no nos interessa uma simples alegria excessiva. Desta maneira podemos gozar de uma serenidade imperturbvel. Na prtica do zazen no devemos tentar deter os pensamentos, h que deixar que estes se detenham por si mesmos. Se aparece um pensamento em nossa mente, deixamos que aparea e logo o liberamos. Quando queremos deter um pensamento, o resultado o que nos preocupa e devemos no nos preocupar com nada. Aproximadamente ao alcanar dez minutos, a mente est mais tranqila e em calma, a respirao lenta e o pulso se acelerar um pouco. Com a prtica diria e aumentando o tempo de prtica lograremos conseguir uma mente serena. a) Uma Histria para compreender melhor o Zen

Um aluno perguntou ao seu mestre: -Que o Zen? O mestre lhe respondeu: -Quando tenho fome como, quando tenho sede bebo... Sobretudo deve ser prtico e se manifestar na maneira de sentir, viver e comportar-se do modo mais simples, natural e humano em cada circunstncia da vida cotidiana. O Mestre Suzuki disse a respeito disso A lgica penetrou to profundamente na vida dos homens que a maioria deles estima que o pensamento lgico seja a vida em si e que, sem este, a vida carece de importncia. b) Viver o Zen na atualidade A forma de vivermos hoje em dia, nesta sociedade, nos leva a ter una vida mais apressada, acelerada, sem tempo, com abundantes distraes, mltiplos desejos de satisfao, necessidades suprfluas. Cremos que acumulando dinheiro, coisas, cargos, honrarias, ttulos, poder, seremos felizes. Uma busca de uma felicidade que nos distancia cada vez mais de nossa verdadeira essncia, de nossos valores humanos, da conscincia interna mesmo. Com a prtica Zen podemos descobrir a possibilidade de um enfoque diferente. c) A Concentrao: Como as pernas, a Concentrao e a Sabedoria caminham juntas, uma suporte para a outra. Seguindo a tradio do Zen nos ensinamentos do Mestre Eno, a concentrao s aparece quando se renem as 3 condies. 1-Sem Objeto 2-Sem Deteno 3-Sem Apego Sem Objeto: Evitar ser distrado pelos estmulos exteriores e objetos. Sem Deteno: Considerar tudo como vazio, no abrigar idias pensamentos. Sem Apego: No escravizar-se por nada, no buscar alcanar nada.

nem

Munen Musho. No Zen existe a atitude Munen Musho que se refere ausncia de pensamentos. Como podemos observar tambm no filme O ltimo Samurai, quando o personagem principal o Capito (Tom Cruise) aprende a arte da espada samurai (kenjutsu), um guerreiro se acerca dele e lhe repete que necessrio

para o combate NO MENTE (mente nenhuma). E assim nosso personagem compreende a importncia deste conceito aplicado ao combate. d) Como conseguir a meditao Zen todos os dias: Partimos do princpio de que sumamente importante conservar de forma correta os 3 Pontos Fundamentais: 1-Postura Corporal Correta 2-Respirao Correta 3-Mente Correta 1-Postura Corporal Correta: Estudos no campo da Psicologia demonstraram o que o Zen j sabia h sculos, ou seja, que a postura corporal e a atitude esto profundamente relacionadas, exercendo uma recproca influncia. Para obter uma postura correta devemos manter o peso abaixo, repartido em 3 pontos de contato, os dois joelhos e o cccix sobre o Zafu, com o corpo imvel e todos os msculos relaxados. Nossa coluna (tronco) deve permanecer bem ereta, alinhando nosso nariz com o umbigo (em vertical). Esta postura apresenta um pouco de dificuldade para adultos ou principiantes. Mas podemos optar por outras posturas que nos sejam mais fceis em princpio, como, por exemplo, sentarmos em uma cadeira, sem apoiar o dorso no respaldo. Utilizando a primeira parte da mesma para sentarmos, os ps tomando contato com o solo. 2-Respirao Correta: Quando conseguimos a postura correta o momento de dar um passo ao segundo ponto fundamental da prtica: se inspira e se expira pelo nariz, sem encolher nem alargar o abdmen (concentrao na inspirao-expirao). 3-Mente Correta: Senta-te em zazen, em silncio e imvel como uma montanha, e pensa o no pensar. Que o no-pensar? no pensar... Mantm-te tranqilo e abandona toda preocupao, no penses nem bem nem mal... Mestre Dogen (1200-1253) Para poder atingir a mente Zen, temos que nos desapegar das idias, pensamentos, emoes, mas evitando o combate contra eles. Como bem diz a frase por excelncia da meditao Zen, deve-se deixar passar os pensamentos como nuvens no cu, levando toda nossa concentrao para a postura e a respirao. Como disse o Mestre Bankei: Se tentas rechaar ou

deter os pensamentos, tua mente fica dividida em duas, a mente que pensa, e a mente que quer deter a que pensa.

e) O Zen e os Guerreiros do Antigo Japo Quando o Zen chegou ao Japo, relacionou-se de forma direta com os samurais, como um modo de formao de atitudes e de esprito disciplinado. O Zen oferecia classe guerreira conhecimentos prticos e simples para educar a mente, mediante uma disciplina direta, exigente, que lhes brindava uma autoconfiana e uma perda do medo da morte. Outra causa principal foi a simplicidade em poder pratic-lo, ao contrrio da complexidade do Budismo em suas leituras, rituais ou dogmas. Ademais o Zen foi um excelente companheiro do caminho da espada, ajudando a seguir os valores corretos do guerreiro como Lealdade, Benevolncia e Justia, como podemos observar neste antigo tratado do ano 1600: -A espada que mata (tcnica combativa da espada) -A espada que d vida (mstica e espiritualidade da espada) -A espada e a no espada (relao da espada com a filosofia Zen) No caminho da espada do guerreiro samurai no o aspecto tcnico que toma principal importncia e sim o cultivo espiritual e moral, onde o guerreiro busca a superao interna.

4. Meditao e Cincia A meditao j no pode ser definida apenas como uma prtica associada a certas crenas espirituais. , sobretudo, uma tcnica que favorece a sade, entendida esta como um estado de equilbrio mental e fsico. Isto algo que os meditadores tm afirmado sempre, mas estudos recentes o tm confirmado com a objetividade do mtodo cientfico. O reconhecido psiclogo Daniel Goleman, que popularizou o conceito de inteligncia emocional, descrevia h algumas semanas, em um artigo publicado pelo The New York Times, uma investigao que, segundo ele, demonstrou definitivamente a eficcia da meditao. O doutor Richard Davidson, diretor do Laboratrio para a Neurocincia dos Afetos, da Universidade de Wisconsin, identificou, mediante ressonncias magnticas e eletro encefalogramas avanados, as respostas cerebrais concretas dos estados de nimo. As imagens conseguidas revelaram que as pessoas estressadas tinham ativadas certas partes

da amdala que governam as emoes, e o crtex pr-frontal direito, regio importante na atitude de hiper-vigilncia. De modo inverso, aqueles que tinham sentimentos predominantemente positivos apresentavam uma estimulao de outros lugares no crtex pr-frontal esquerdo. A surpresa de Davidson foi que ao analisar a resposta cerebral de um lama tibetano encontrou o padro mais extremo de estimulao do crtex pr-frontal esquerdo, entre as 175 pessoas que participaram do estudo. Caberia suspeitar de que se tratasse de uma diferena individual, mas outros estudos, como o realizado por Andrew Newberg, da Universidade de Pensilvnia, confirmaram que os monges tibetanos mostram padres peculiares de atividade cerebral, especialmente quando meditam. Que relevncia pode ter para a sade este efeito cerebral da meditao? Outro estudo realizado por Davidson, em colaborao com o doutor Jon Kabat-Zinn, mostrou que a prtica da meditao (concretamente, a conhecida como reta ateno) alivia os sintomas de pacientes com todo tipo de enfermidades crnicas. Trs horas semanais de meditao podem modificar os padres cerebrais, de una resposta mais emocionada para uma outra mais serena. Por sua vez os pacientes afirmaram que se sentiam com mais energia, menos ansiosos e mais capazes de realizar suas tarefas. a) Corpo e mente Mas o efeito no s psquico. A meditao melhora o funcionamento geral do sistema imunolgico. Vrios estudos tm demonstrado que as pessoas que a praticam contraem menos enfermidades, desde gripes e resfriados at arteriosclerose ou cncer. Segundo Dharma Singh Khalsa, professor da Universidade de Tucson, especialista em anti-envelhecimento e em meditao teraputica, esta ativa o poder da fora curativa natural que permite al corpo e mente curarem-se por si mesmos. Singh Khalsa considera que sua ao curativa geral tem muito a ver com a regulao do sistema endcrino, mesmo que tambm creia que ainda no se conhea cientificamente a profundidade de todos os efeitos da meditao. Mas esta ignorncia no pode ser uma desculpa para no reconhecer a eficcia emprica da meditao. Ns mdicos no sabemos por que alguns tratamentos funcionam, no sabemos por que uma aspirina faz desaparecer a dor, mas isso no faz com que no os utilizemos, afirma. De todo modo, o conhecimento dos mecanismos de ao das tcnicas mentais sobre os processos fisiolgicos avanou significativamente. As descobertas obtidas nos ltimos dez anos mostram que existem importantes conexes entre os sistemas nervoso, hormonal, imunolgico e gastrintestinal. Tambm se sabe, a partir dos estudos pioneiros de Candace Pert, que por todo o corpo fluem sustncias qumicas peptdeos ou protenas de cadeia curta que so a expresso material dos pensamentos e das emoes. A doutora Pert as denomina molculas de emoo, e seu fluxo tm a ver com a maneira de pensar e com o estado de sade. Assim, corpo e mente j no so entidades separadas, mas aspectos interdependentes de uma mesma unidade.

b) Efeitos Fisiolgicos Muitos investigadores crem que o motivo principal pelo qual nos deterioramos a degenerao do sistema endcrino, a qual segue a do sistema imunolgico. Singh Khalsa explica que o equilbrio dos processos fisiolgicos depende, em boa medida, do hipotlamo, o lugar do crebro onde se encontra a glndula pituitria, que decide segregar mais adrenalina, mais hormnios da tiride, mais testosterona, ou o que for para manter o equilbrio homeostase do corpo. Sempre que a mente se centra no aqui e agora, e cessa o dilogo interno que provoca a ansiedade ao pensar em problemas do passado ou do futuro isto , quando se encontra em estado meditativo inicia-se uma resposta hipotalmica integral que diminui a resposta de enfrentamento ou de fuga. Esta resposta no s reduz a segregao do hormnio cortisol e desativa o sistema nervoso simptico, causadores do estresse, mas tambm permite o controle voluntrio muito cuidadoso do sistema nervoso. No nvel molecular tambm se produzem reaes, como una reduo do metabolismo dos glbulos vermelhos e uma supresso das citoquinas, protenas relativas resposta imunolgica peculiar das pessoas estressadas. A meditao um fato fisiolgico natural, bem estudado e bastante simples de realizar. S se requer vontade e pacincia. Existem muitas tcnicas orao, visualizao, meditao suf, meditao da reta ateno, tcnicas de relaxamento, meditao transcendental, meditao Zen, ginstica taigeiko, meditao bugeiko, yoga, tai chi mas todas coincidem quanto ao bsico: apagam o curso habitual do pensamento. As mais estudadas so a meditao transcendental e a da reta ateno ou da mente vazia, cujos efeitos so cada dia mais bem conhecidos. c) Respirao e posturas Segundo Singh Khalsa, as tcnicas mais complexas de meditao conseguem resultados ainda melhores, pois se ativam estruturas anatmicas mais profundas do crebro, inclusive a amdala, outras reas do hipocampo e a ponte de Varolio. De fato, diferentes tcnicas estimulam respostas fisiolgicas especficas para tratar distintos problemas de sade. Existem meditaes teraputicas para a artrite, as enfermidades do corao, a aids, o cncer, as dores de cabea, a asma e inclusive para a regenerao do sistema nervoso. A meditao teraputica avanada rene uma srie de atributos caractersticos. O primeiro deles um modelo de respirao que varia em funo dos objetivos. O simples fato de respirar de uma ou outra maneira modifica o tipo e a quantidade de peptdeos produzidos no crebro. Respirar devagar e profundamente ajuda a relaxar, enquanto a respirao abdominal rpida (respirao de fogo) potencializa a liberao dos hormnios adrenalina e noradrenalina (tambm favorece os padres eltricos alfa e beta no crebro). As posturas corporais e os movimentos, inclusive posies exatas de mos e dedos, favorecem a circulao de energia e, secundariamente, a circulao

sangnea, no sentido desejado. Amide o objetivo da postura de um asana do yoga, ou de um movimento de tai chi enviar energia a uma glndula do sistema endcrino ou a um rgo concreto. Ademais, as posturas ajudam a tomar conscincia das diferentes partes do corpo. Segundo Singh Khalsa, no h que subestimar o poder da postura em comparao com ol elemento mental da meditao: so tcnicas inseparveis, como so mente e corpo. Singh Khalsa outorga especial importncia posio das mos e dos dedos durante a meditao. A primeira razo que no h porque desdenhar as prticas dos sbios orientais que mantiveram a tradio meditativa e que desenharam, a partir de sua experincia, mltiplas variantes (mudras) para a posio de mos e dedos. Tambm existem razes cientficas neurolgicas. Mos e dedos esto altamente representados no crebro, e se demonstrou que movimentos especficos tm um impacto direto em seu funcionamento. Em algumas tcnicas meditativas se realizam mantras ou sons com padres vibratrios especficos capazes de estimular glndulas hormonais, especialmente as situadas na cabea e no pescoo. Demonstrou-se que cantar certos mantras estimula o nervo vago, o mais simples e importante do corpo, que corre atravs do pescoo prximo mandbula, afeta o corao, pulmes, zona intestinal y msculos das costas. As disciplinas meditativas orientais asseguram que os sons exercem uma enorme influncia sobre o sistema energtico sutil que governa o funcionamento do organismo. d) Razo e emoes Finalmente, as tcnicas meditativas incluem a concentrao mental. Ao meditar, o pensamento racional, que tem lugar no crtex cerebral, comea um dilogo tranqilo com os centros emocionais do sistema lmbico, o hipocampo e a amdala. Isto libera um dilvio de neurotransmissores calmantes que aliviam o corpo inteiro. Assim se passa a um esquema cerebral relaxado, onde dominam as ondas alfa e o sistema nervoso parassimptico, que protagoniza a resposta de relaxamento. Quando o sistema parassimptico se v favorecido, envia mais sinais nervosos aos rgos e glndulas do sistema imunolgico, que por sua vez segregam seus prprios agentes bioqumicos em todo o corpo. Quando isto ocorre, criam-se as condies ideais para a auto cura. Centrar a ateno na rea determinada do corpo que se deseja beneficiar pode dirigir as foras curativas do organismo at essa zona. A meditao seguramente no uma cura nica e definitiva para muitas enfermidades, mas dados seus efeitos comprovados e que carecem de efeitos colaterais, deveria fazer parte de qualquer terapia integral. Somente seu poder para reduzir a presso que sofre o sistema imunolgico j justifica que se considere a meditao, junto com o exerccio fsico e a dieta equilibrada, a melhor ferramenta para prevenir a enfermidade e desfrutar de um estado timo de sade.

e) Efeitos Teraputicos Comprovados

Na base de dados mdica Pubmed se encontram 893 referncias que avalizam as seguintes afirmaes:

Aqueles que meditaram durante ao menos 5 anos sofrem, em comparao com quem no medita, 80% menos de enfermidades cardiovasculares, 50% menos de cncer e 73% menos de outras afeces menores. Os meditadores segregam mais o hormnio dehydroepiandrosterona (DHEA, hormnio da juventude) que os no meditadores. Os homens de quarenta e cinco anos que meditam tm em mdia 23% mais de DHEA que os que no meditam, e nas mulheres a diferena de 47%. Este hormnio ajuda a diminuir o estresse, a incrementar a memria, a preservar a funo sexual e a controlar o peso. 34% das pessoas que sofrem dores crnicas podem reduzir significativamente a medicao ao praticar a meditao. Estes pacientes necessitam em mdia de 36% menos de tratamento se meditam. Os sintomas da sndrome pr-menstrual diminuem em 75%. Tambm se demonstrou eficaz para tratar ataques de pnico, ansiedade e depresso, psorase, dor de cabea, dependncias qumicas e hipertenso.

5. Meditacin Infantil A meditao, que cada vez mais comum entre os adultos norte-americanos, est penetrando lentamente nas escolas e nos programas infantis em todo o pas. So muitos os informes de pais que afirmam que a prtica tranqiliza a sus filhos, regula-lhes o estado de nimo e favorece sua concentrao. Inclusive, h quem sustente que a meditao favorvel para o alvio da ansiedade e para melhoras quanto desordem de dficit de ateno. Hoje, os investigadores esto mais atentos ao tema e comeam a estudar grupos de crianas que meditam para determinar de que maneira a prtica pode afetar um crebro em desenvolvimento. Ainda que os resultados sejam alentadores, alguns especialistas advertem de que, at que esteja mais difundida, a meditao no deveria ser vista como uma soluo mgica para crianas estressadas, hiperativas ou que tm um rendimento deficiente. A investigao sobre a meditao que se vem realizando em ambientes universitrios e hospitalares fala de uma ampla gama de benefcios para a sade, desde uma diminuio da presso sangnea e o estresse at uma melhoria da funo imunolgica e do estado de nimo. Mas a investigao se concentrou quase exclusivamente nos adultos. Entretanto, muitos entusiastas da meditao sustentam que a prtica poderia ter efeitos similares nas crianas.

Esto sendo analisados dois tipos principais de meditao para ver que benefcios podem oferecer em contextos escolares: o que aclara a mente, chamado meditao transcendental, e o que aumenta a conscincia do momento. Ambos esto destinados a ajudar as crianas a tranqilizarem-se em um mundo de dias agitados e repletos de atividades. E ambos devem ser alterados se se os quer aplicar s crianas. Em muitos programas para meditadores jovens, a meditao silenciosa e na posio de sentado muito breve ou inexistente, e os jogos e atividades substituem os livros ou as conversas na hora de ensinar a tomar conscincia do momento.

6. A Meditao e Budo (caminho marcial) Alguns Mestres Zen dizem que meditar "tocar o corao" do ser humano. Gogen Yamaguchi (Karate Goju Ryu) Yamaguchi sempre deu muita importncia ao cultivo do esprito por meio da meditao, afirmando que era o verdadeiro cimento do Karate. Dizia: "Qualquer pessoa pode repetir de maneira mecnica, as tcnicas, mas outra coisa muito diferente cultivar o esprito meditando. O Karateka que no o faa sempre estar em desvantagem". Durante o treinamento, sempre advertia que ningum deveria ferir aos seus companheiros, "porque o Karateka que tente progredir maltratando aos outros no ter compreendido o que o Karate, ainda que possa executar muito bem os movimentos fsicos". 7. ZANSHIN Zanshin um termo japons que expressa o conceito de vigilncia ou alerta, ainda que esta tcnica possua conotaes que vo alm da pura estratgia marcial. Os mestres de Budo ensinam que Zanshin tambm uma forma de exteriorizar a vigilncia durante e depois da ao. Existem, como veremos, vrias formas de Zanshin, mas so trs fundamentalmente as mais importantes. Em todas elas comprovaremos sua vinculao direta com o conceito Ki e Kiai e sua relao com as doutrinas do Hara (Haraguei) to estimadas pelos orientais. Estado Meditativo Zanshin Trata-se, esta vez, mais de uma disponibilidade especial para responder a um estmulo exterior que de um instinto natural incontrolado e suscetvel de influncias exteriores. o Zanshin de um budoka treinado ou de um meditador. Neste tipo de Zanshin, o homem j encontrou (depois de rduos esforos e muitos

anos de duro treinamento) a sede do Ki, que os orientais chamam Ponto Uno (Saika-no-itten); ou seja, o Centro do Hara, e se assentou definitivamente nele, em todas as aes ou acontecimentos humanos. um ponto de estabilidade que, merc do controle respiratrio, gera uma calma progressiva da mente e uma atitude de serena espera. Deste tipo de Zanshin derivam os estados mentais to desejveis em budo que os mestres convencionaram chamar Mizuno-Kokoro (esprito como a gua) e Suki-no-kokoro (esprito como a lua). , de tudo do que se trata, o estado mdio mais desejvel para um Budoka, pois nele se encontra a calma na ao e a estabilidade em meio do maremagnum cotidiano. A meditao Zen uma ajuda extremamente valiosa para seu desenvolvimento, assim como a prtica do Budo na sociedade. Este, segundo Zanshin, entretanto, ainda suscetvel de alteraes e no difcil cair no estado anterior se o treinamento interrompido ou a meditao no corretamente dirigida. Para o desenvolvimento deste estado, as tcnicas de Ken-Jutsu que exigem certa periculosidade que comporta um combate com Boken (sabre de madeira) sem proteo alguma e que nos obrigam a estar absolutamente presentes em cada instante (ensinamento tipicamente Zen) aceleram consideravelmente um processo que habitualmente poderia levar muitos anos. Superada a etapa de temor provocada pela vigilncia nos indivduos pouco desenvolvidos interiormente ou egocntricos, atingida uma certa disponibilidade na ao sem perder a calma, chega-se a este Zanshin dos maiores especialistas e de alguns mestres. Este o Zanshin que todos deveramos esforar-nos por conseguir, pois se trata de uma poderosa irradiao, desde o interior, que rodeia o adversrio e inibe ou neutraliza seu esprito hostil ou sua agressividade. O Mestre Ueshiba insistia amide neste tipo de irradiao da vigilncia ou de extenso de si mesmo. S ento pode fluir da fonte interior do Ki a verdadeira fora do Kiai, esse grito to clebre nas artes marciais e que no necessariamente tem que ser audvel. Trata-se mais de uma potente emisso da energia interior at o exterior. este estado que permitiu a certos Samurais tornarem-se to clebres. Dele derivam os estranhos fenmenos de premonio ou de intuio de una agresso, dos quais existem tantas lendas no Japo. Para o desenvolvimento e controle do Zanshin (o esprito alerta) se faz necessrio um certo domnio das tcnicas respiratrias e um conhecimento de si mesmo que s a meditao cotidiana pode aportar. A ltima anlise o controle da mente, a chave mestra desta cincia milenar, e, para isto, algumas simples tcnicas ou um treinamento focado quase exclusivamente na cultura fsica so totalmente insuficientes. O Mestre Zen Doguen, aconselhava dar meia volta at o interior e todos os grandes especialista e mestres del Budo deram cedo ou tarde o mesmo conselho. Viver o instante, participar de uma vida plena, vivida intensamente, treinar-se chegando ao limite mesmo da resistncia fsica e da realidade, tal como os antigos guerreiros faziam, por razes de prpria sobrevivncia. Eis aqui o mistrio da Presena do Esprito que vimos a chamar Zanshin. O segredo segue sendo a entrada em si mesmo.

Potrebbero piacerti anche