Sei sulla pagina 1di 27

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Do Regimento
Artigo 77 - O aluno com rendimento insatisfatrio em at trs componentes curriculares, exceto na srie ou mdulo final, a critrio do Conselho de Classe, poder ser classificado na srie/mdulo subsequente em regime de progresso parcial, desde que preservada a sequncia do currculo, devendo submeter-se, nessa srie/mdulo, a programa especial de estudos. 1 - A reteno em componentes curriculares cursados em regime de progresso parcial no determina a reteno na srie ou mdulo regulares. 2 - O aluno poder acumular at trs componentes curriculares cursados em regimes de progresso parcial, ainda que de sries ou mdulos diferentes. 3 - Os alunos em regime de progresso parcial, respeitados os limites previstos nos pargrafos anteriores, podero prosseguir estudos nas sries ou mdulos subsequentes.

Dos Estudantes em Situao de Progresso Parcial em Biologia


Os estudantes receberam orientao por meio de comunicado enviado por meio de CD RON contendo as 19 listas de exerccios propostos. A relao dos estudantes em situao de Progresso Parcial decorrente a baixo rendimento no ano letivo de 2010, sob a docncia do Professor Luiz Henrique de Almeida. So eles: Alan Miguel Alves Lima, Augusto Batista de Oliveira e Vincius Silva Esteves Fernandes. A relao dos estudantes em situao de Progresso Parcial decorrente a baixo rendimento no ano letivo de 2011, sob a docncia do Professor Davi Kiyoshi Inoue. So eles: Alex Nunes da Silva, Andrew Vinco Firmino, Bianca Gama de Souza, Julia Karolina Hayd Ramos de Souza, Karlen Durigan Piascitelli, Leticia da Silva Rocha, Matheus Lopes de Oliveira, Pedro Igor Loureno de Freitas Ferreira e Thaina da Silva Pinheiro.

Das Bases Tecnolgicas


Conforme instruo os estudantes foram submetidos aos saberes das teorias da origem da vida e ao estudo da clula, citologia: morfologia; fisiologia e reproduo celular.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Dos Instrumentos da Avaliao Da Avaliao Escrita


A avaliao escrita foi selecionada de acordo com as questes anteriores dos vestibulares. Sendo que trs questes correspondiam a tema da Origem da Vida e sete delas sobre a Citologia. Conforme grfico abaixo, nota-se que o grupo de estudantes no atingiu as propostas em razo do baixo rendimento.

Os doze estudantes em situao de progresso parcial submetida avaliao escrita tiveram mdia de aproveitamento em torno de 18%. Apenas as questes 2A e, 9 pode se verificar a resposta adequada questo. Questo 1

A questo pretendia verificar as classificaes e suas respectivas denominaes. Apenas 43% foram capazes de atender o propsito.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Questo 2

A questo 2 constituda de trs itens a serem identificadas a partir das figuras foi assim distribuda: No item a o propsito consiste em determinar qual teoria sustentavam as imagens, 57% identificaram a teoria. No item b o estudante deveria identificar o autor do experimento II, nenhum fez a devida identificao. No item c o estudante deveria identificar o experimento realizado por Pasteur, apenas 43% foram capazes de identificar o experimento de Pasteur.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Questo 3

Na questo 3 sob a imagem de cinco grficos o estudante deveria analisar e responder duas propostas: A proposta a deveria concluir o comportamento dos aminocidos ao longo do tempo representado no grfico a. Apenas 14% fez a devida concluso. Na proposta b o estudante deveria identificar quais dos cinco grficos representados poderiam corresponder a quantidade de amnia (NH3). Nenhuma resposta fez a correta identificao ou mesmo a relao da formao de aminocidos a partir dos gases primitivos da atmosfera.

Questo 4

Nesta questo 4 o estudante deveria diferenciar duas estruturas entre uma bactria de uma alga verde. Nenhum dos estudantes fez a distino.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Questo 5

A questo 5 o estudante deveria conceituar os quatro fundamentos da teoria celular. Nenhuns dos estudantes souberam apresentar nenhum conceito teoria celular.

Questo 6

A questo constitua-se por uma figura representativa de uma clula, nela so apontadas quatro organoides. O estudante deveria identificar o nome do organoide bem como descrever sua respectiva funo. Apenas a estrutura B 14% souberam identificar o organoide e descrever sua verdadeira funo. As demais estruturas no foram identificadas ou mesmo atribudas funo.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Questo 7

A questo 7 solicitava ao estudante identificar duas estruturas celulares presente nas clulas da folha do abacateiro da qual diferenciavam das clulas do fgado de rato. Nenhum estudante foi capaz de identificar tais estruturas.

Questo 8

Na questo 8 foi proposto ao estudante citar a composio qumica da membrana plasmtica, bem como as suas funes. Nesta proposta nenhum estudante foi capaz de identifica-las to pouco atribuir s funes.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Questo 9

Na questo 9 foram apresentadas trs imagens que representavam clulas com o nmero de cromossomos, nela o estudante deveria identificar o tipo de clula quanto aos conjuntos de cromossomos, sendo haploide ou diploide. Observou que esta questo foi a melhor desempenhada pelo grupo de estudante, sendo que 57% classificou a imagem a adequadamente como haploide, 71% classificou a imagem b corretamente como haploide e tambm 57% identificou a clula c como sendo diploide. Questo 10

Na questo 10 o estudante deveria ter conhecimentos em diviso celular, no item a questiona a razo para escolher a fase da metfase para determinar o nmero de cromossomos. J o item b questionava a importncia do emparelhamento dos cromossomos homlogos na meiose. Em nenhum dos itens houve acerto considervel.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Das Listas de Exerccios


Como instrumento de estudo foram propostos 19 listas de exerccios sobre as bases tecnolgicas propostas. Dos estudantes submetidos situao de progresso parcial apenas 41,7% (5) desenvolveram a atividades, os demais 58,3% (7) deixaram de realizar. Atividade 1. A atividade sobre Abiognese e Biognese a mdia de rendimento obtido foi de 68%. Sendo que 8,3% com resultado Muito Bom; 8,3% Bom; 16,7% Regular e 8,3% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 3, 4 e 12 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes 3 e 12 tratam dos resultados experimentais de Pasteur e a questo 4 trata da concluso proposto por Redi a partir do seu experimento.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 2. A atividade sobre Evoluo Gradual dos Sistemas Qumicos a mdia de rendimento obtido foi de 49%. Sendo que 16% com resultado Bom; 25% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 7 e 13 merecem maior ateno em virtude de nenhum acerto. A questo 7 verifica a explicao de Oparin para a origem da vida e a questo 13 baseia nos princpios da hiptese heterotrfica.

As questes 1, 2, 8, 9, 10 so questes devem ser retomadas por motivo de baixo ndice de acertos. As questes 1, 2, 9 e 10 discutem as ideias de Oparin sobre a origem da vida. A questo 8 expe o experimento de Fox.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 3. A atividade sobre a Experincia de Miller a mdia de rendimento obtido foi de 62%. Sendo que 16,7 com rendimento Muito Bom; 25% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 1, 3, 5 e 10 merecem ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes 1 e 10 envolvem anlises de grficos; a questo 3 corresponde interpretao de esquemas, a questo 5 trata da interpretao dos resultados do experimento de Miller.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 4. A atividade sobre Hiptese Heterotrfica a mdia de rendimento obtido foi de 58%. Sendo que 16,7% com resultado Muito Bom e 25% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 4, 5, 8, 9 e 11 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. A questo 4 a figura no indica um elemento a ser identificado, possibilitando dificuldade de interpretao. As questes 5 e 11 deveriam ser identificadas o processo fermentativo como forma primitiva de obteno de energia. A questo 8 continha um grfico a ser interpretado. Por fim, a questo 9 mediante as diversas situaes o estudante deveria dar ordem cronolgica aos eventos.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 5. A atividade sobre Teoria Celular a mdia de rendimento obtido foi de apenas 35%. Sendo que 41,7% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 4, 5, 7, 8, 9, 10, 12, 13 e 15 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. Nas questes 4, 5, 7 e 8 o estudante deveria identificar o fundamento da teoria celular. Na questo 6 entre vrios cientistas o estudante deveria identificar o autor da teoria celular. Nas questes 9, 10, 12 e 15 esperava dos estudantes identificar os elementos celulares e na questo 13 expes a relao rea da superfcie e o volume celular.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 6. A atividade sobre Padro Celular a mdia de rendimento obtido foi de 46%. Sendo que 16,7% com resultado Regular e 25% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 1, 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12 e 18 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. Nas questes 1, 3 e 18 esperava que o estudante identificasse as distines entre os seres procariontes dos eucariontes. Nas questes 4, 6, 11 e 12 o estudante deveria conhecer o conceito de procariota e nas questes 5 e 10 deveria identificar a clula eucariota.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 7. A atividade sobre Organelas I a mdia de rendimento obtido foi de 72%. Sendo 33,3% com resultado Bom e 8,3% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 3, 5, 6 e 19 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. Na questo 3 esperava do estudante a funo exercida pelo Retculo Endoplasmtico. Na questo 5 tem o propsito de identificar a funo do Complexo de Golgi. Na questo 6 o estudante deveria identificar o elemento morfolgico a eles aderido e por fim a questo 19 teve como proposta identificar o organoide que realizava a digesto intracelular.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 8. A atividade sobre Organelas II a mdia de rendimento obtido foi de 80%. Sendo que 8,3% com resultado Muito Bom; 25% Bom e 8,3% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 5, 6 e 10 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes 5 e 10 pretendia do estudante a identificao do organoide que realiza a reserva de gua, pigmentos e minerais. J a questo 6 desejava que o estudante identificasse o organoide que continha a catlise.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 9. A atividade sobre Organelas III a mdia de rendimento obtido foi de 55%. Sendo que 16,7% com resultado Regular e 25% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 2, 3, 11, 13, 16 e 17 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes pretendem do estudante a relao entre o componente celular com suas respectivas funes ou a identificao morfolgica das estruturas celulares.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 10. A atividade sobre o Estudo da Clula Animal a mdia de rendimento obtido foi de 44%. Sendo que 41,7% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 2, 3, 4, 7, 8, 9, 12, 13 e 14 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes 2, 3, 4 envolvem a interpretao de imagem na fisiologia das partculas inseridas nas clulas (fagossomos). As questes 7 e 8 pretendia do estudante a relao entre a cintica celular com os organoides apresentados. Por fim as questes 9, 12, 13 e 14 desejavam do estudante a relao entre os diferentes organoides e sua respectiva atuao celular.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 11. A atividade sobre Clula Vegetal e a Fotossntese a mdia de rendimento obtido foi de 39%. Sendo que 41,7% com rendimento Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 2, 3, 4, 5, 6, 9, 12, 13, 14 e 16 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. A questo 2 pretendia do estudante a identificao do componente celular que responsvel pela pigmentao de suas flores alm de armazenar substncias pelas razes. A questo 3 desejava do estudante a indicao das funes do cloroplasto, as Questes 4 e 6 referem-se origem dos cloroplastos. A questo 5 indica as caractersticas em comum entre mitocndrias e cloroplastos. J as questes 9, 12, 13, 14 e 16 fazem relaes ao mecanismo de fotossntese.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Atividade 12. A atividade sobre o Estudo da Membrana Plasmtica a mdia de rendimento foi de 33%. Sendo que 41,7% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que apenas as questes 4, 9 e 13 obtiveram ndice de acertos satisfatrio. Basicamente as questes tratavam da estrutura da bicamada lipdica e da insero de protenas.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 13. A atividade sobre Permeabilidade da Membrana Plasmtica a mdia de rendimento obtido foi de 58%. Sendo que 25% com resultado Regular e 16,7% Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 4, 5, 6, 7, 8 e 15 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes 4, 5, 6 e 7 tratam da osmose. A questo 8 desejava do estudante o entendimento do processo contra o gradiente de concentrao e por fim a questo 15 que envolvia a representao esquemtica e que se desejava do estudante a interpretao dos processos de transporte atravs da membrana.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 14. A atividade sobre Estrutura do Ncleo Interfsico a mdia de rendimento obtido foi de 57%. Sendo que 16,7% com resultado Regular e 25% de Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 8, 9, 11, 13, 15, 17, 18 e 19 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. As questes 8 e 17 tratavam da origem dos nuclolos. A questo 9 discutia a dinmica dos nuclolos durante a vida celular. A questo 11 aborda a cromatina em sua organizao. As questes 13 e 19 desejavam que o estudante reconhecesse a importncia do ncleo. Por fim as questes 15 e 18 discutiam as afirmativas sobre o ncleo celular.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 15. A atividade sobre Estudo dos Cromossomos a mdia de rendimento obtido foi de 43%. Sendo que 41,7% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 16 e 17 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. Nas questes 7, 8, 12, e 14 o estudante deveria classificar a figura representada conforme a posio do centrmero. Na questo 10 esperava do estudante a identificao das partes do cromossomo. Na questo 11 trata do conceito de cromtide. Na questo 13 a imagem representada deveria ser conceituada o termo diploide. Na questo 16 esperava do estudante a relao entre o movimento da diviso celular e por fim a questo 17 identificar o componente do cromossomo.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 16. A atividade sobre Fases da Mitose a mdia de rendimento obtido foi de 28%. Sendo que 33,3% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 1, 4, 5, 8, 9, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 merecem maior ateno em virtude do baixo ndice de acertos. Em geral pode perceber que os estudantes no perceberam as etapas da diviso mittica.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 17. A atividade sobre Mitose Animal a mdia de rendimento obtido foi de 18%. Sendo que 33,3% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as apenas questes 3 e 10 apresentam resultado pouco satisfatrio, as demais merecem ateno especial. O resultado j era de se esperar a partir dos resultados da atividade anterior que trata do mesmo assunto, apenas pouco mais especfico aos animais.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 18. A atividade sobre Mitose Vegetal a mdia de rendimento obtido foi de 35%. Sendo que 33,3% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 1, 4, 6, 11, 12 e 13 correspondem aos saberes especfica a mitose vegetal ou quando comparados mitose animal.

Nesta atividade os estudantes parecem ter superado as dificuldades sobre o ciclo celular mittico, pois os resultados revelam maiores ndice de acertos. Contudo saberes comparativos dos processos em animais e vegetais parece ainda ser complexo ao grupo de estudantes.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012 Atividade 19. A atividade sobre Meiose a mdia de rendimento obtido foi de 21%. Sendo que 41,7% com resultado Insatisfatrio.

O grfico a seguir revela que as questes 1 e 4 foram as melhores obtidas.

Percebe-se que os saberes sobre a permutao entre os cromossomos homlogos durante a meiose um saber consistente, contudo as demais etapas da meiose necessitam de maior ateno.

Escola Tcnica Estadual Professor Andr Bogasian Relatrio de Desempenho da Progresso Parcial em Biologia 2012

Das Consideraes Finais


O grupo de estudantes submetidos Progresso Parcial em Biologia do Primeiro Ano ainda no superaram a contento os saberes a fim de promoo. Dos Doze estudantes nesta situao. Sete deles realizaram a avaliao escrita, cinco realizaram as listas de exerccios e nenhum desenvolveu a pesquisa sobre os saberes do conhecimento biolgico nos vestibulares. O presente documento tem como proposta divulgar apenas a frequncias de acertos sem a necessidade de expor resultados especficos de cada estudante. Novas oportunidades sero oferecidas aos estudantes a fim de superarem as dificuldades apresentadas. As mesmas listas de exerccio podem ser refeitas a fim de estudo e superao dos saberes, uma nova avaliao escrita com saberes sobre origem da vida e citologia bem como a pesquisa dos saberes do conhecimento biolgico nos vestibulares.

Potrebbero piacerti anche