Sei sulla pagina 1di 3

20/11/2011

Instalaes Eltricas

Fornecimento de Energia Eltrica


FAVIP Faculdade do Vale do Ipojuca CURSO: Arquitetura e Urbanismo PROFESSOR: Clcio Barbosa Semestre: 2011.2
Caruaru, 2011

Quadro de Distribuio
o local onde se encontra a distribuio de toda a instalao eltrica, ou seja, onde se instalam os dispositivos de proteo. Recebe os condutores do ponto de entrada (ramal de alimentao), que vm do medidor ou centro de medio; Dele tambm partem os circuitos terminais (pontos de utilizao) que alimentam as diversas cargas da instalao (lmpada, tomadas, chuveiros, torneiras eltrica,condicionador de ar, etc; Deve ser observado na sua localizao e montagem: oAcessibilidade; oIdentificao dos componentes oProximidade geomtrica das cargas; oPrximo aos centros de cargas; oEspao reserva.

20/11/2011

Quadro de Distribuio
Partes componentes: oDispositivo de proteo; oBarramento de interligao das fases; oBarramento de neutro; oBarramento de proteo (terra); oEstrutura: composta de caixa metlica ou de PVC, chapa de montagem dos componentes, isoladores, tampa e porta com dobradia. Quantidade de QDs oDepende do nmero de centros de carga (por exemplo: residncia unifamiliar, sobrado, triplex, etc.) oDepende do aspecto econmico; oDepende da versatilidade desejada.

Diviso da Instalao em Circuitos Terminais


Aps a determinao da quantidade e localizao do QDs, de fundamental importncia efetuar a diviso da instalao eltrica em circuitos. A diviso das instalao em circuitos eltricos deve ser de modo a atender: oA segurana; oConservao de energia; oFuncionais; oA produo; oManuteno. Para cada circuito terminal deve ser previsto um dispositivo de proteo. Com a diviso de circuitos a queda de tenso e a corrente nominal sero menores, proporcionando condutores de menor seo e dispositivos de proteo com menor capacidade nominal

20/11/2011

Diviso da Instalao em Circuitos Terminais


Critrios para diviso da instalao em circuitos: oOs circuitos terminais devem ser individualizados pela funo dos equipamentos de utilizao que alimentam. Em articular devem ser previstos circuitos terminais distintos para : Iluminao e tomadas. oDevem ser previstos circuitos independentes para equipamentos com corrente nominal superior a 10A; oDevem ser previsto circuitos exclusivos para cada Tomada de Uso Exclusivo (TUE); oLimitar em 2.200VA em 220v a potncia mxima dos circuitos de iluminao e 4000VA em 220v para Tomadas de Uso Geral (TUG)

Diviso da Instalao em Circuitos Terminais


A iluminao incandescente em unidades habitacionais pode ser substituda por lmpadas fluorescentes compactas, que so mais econmicas.
Fluorescente Compacta (W) 11 15 18 24 ou 25 Incandescente (W) 40 60 75 100 Fluorescente Circular (W) 15 20 40 Incandescente (W) 60 100 200 -

Potrebbero piacerti anche