Sei sulla pagina 1di 5

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba Curso Superior de Tecnologia em Sade Modalidade: Projetos, Manuteno e Operao de Aparelhos MdicoHospitalares.

Carolina Schekiera Franco dos Santos Jssica Cristiane Magalhes Ierich Vanessa Mieto Soares

Disenteria (Shigella)

Sorocaba 2011

Sumrio
1. 2. 3. 4. Introduo.................................................................................................................. 2 Caracterizao e patogenicidade de Shigella ............................................................ 2 Mecanismos de virulncia que causam a doena ...................................................... 3 Concluso .................................................................................................................. 5

Referncias ....................................................................................................................... 5 1. Introduo O gnero Shigella constitudo de 4 espcies, designadas S. dysenteriae, S. flexneri, S. boydii e S. sonei. A doena humana, causada por Shigella, chamada de shigelose ou disenteria bacilar. A shigelose localiza-se no leo terminal e clon, caracterizando-se por invaso e destruio da camada epitelial da mucosa, com intensa reao inflamatria. Em consequncia disto, o paciente geralmente apresenta leuccitos, muco e sangue nas fezes. Em especial, neste trabalho, daremos maior nfase na shigelose causada pela espcie S. dysenteriae, que alm da alta capacidade de invaso, S. dysenteriae produz uma exotoxina que, segundo algumas evidncias, mediadora da fase diarreica da doena, cujo efeito deve ser exercido ao nvel do leo terminal [1]. 2. Caracterizao e patogenicidade de Shigella Os microrganismos do gnero Shigella, responsveis pela disenteria bacilar, so imveis e pouco ativos no que se refere fermentao de carboidratos, no fermentam lactose e no produzem gs, na maioria das vezes [2]. So bacilos gram-negativos, anaerbios facultativos, no formadores de esporos. Em adultos, a disenteria bacilar geralmente autolimitada. A doena apresenta quadro clnico varivel, que vai desde formas leves at apresentaes graves (disenteria com estado toxmico importante). As formas muito graves so causadas principalmente pela S. dysenteriae (associada ao da Shiga toxina) e a S. sonnei causa formas mais leves. A transmisso da disenteria bacilar fecal-oral, de mos, gua e alimentos contaminados. O perodo de incubao de um a sete dias e a doena persiste por at duas semanas, aproximadamente. Diferentemente de outras bactrias enteropatognicas, o gnero Shigella conhecido por causar infeces em adultos com um nmero muito baixo de organismos [2].

3 comum estabelecer-se uma separao entre as disenterias txicas causadas pela S. dysenteriae e as disenterias oligotxicas, determinadas por outras shigelas. Esta regra apresenta, porm, excees: podem-se encontrar casos de infeces brandas causadas pela S. dysenteriae, assim como casos fatais determinados pelos outros bacilos disentricos [3]. A patogenicidade de Shigella se d pela presena de um plasmdio de virulncia denominado pInv, que contm os genes necessrios para a invaso e disseminao bacteriana nas clulas do hospedeiro, tal como a produo de exotoxinas, que intensificam os sintomas. 3. Mecanismos de virulncia que causam a doena A Shigella virulenta invade a luz intestinal do hospedeiro e se instala facilmente nas clulas M das placas de Peyer, induzindo a fagocitose e o processo inflamatrio que resultar na deposio de muco e sangue no intestino do hospedeiro, que sero evacuados junto s fezes. Logo aps a translocao pelas clulas M, as bactrias so fagocitadas por macrfagos residentes. Dentro do macrfago, a bactria lisa a membrana do fagossomo e observa-se a morte celular por necrose. Aps o escape, a bactria invade o entercito atravs da regio basolateral, multiplica-se e espalha-se no citoplasma atravs de filamentos de actina. Com a formao da cauda de actina a bactria propulsionada at a borda da clula, onde ir conduzir a formao de protruses propiciando a penetrao na clula adjacente. O ciclo da infeco completado pela lise da dupla membrana formada pela protruso, a fim de liberar a bactria no citoplasma da clula vizinha. Este processo se repete at a destruio da monocamada do epitlio intestinal (figura 1) [4].

Figura 1 - Modelo de patogenicidade induzida por Shigella spp. Translocao bacteriana atravs das clulas M. 1. Fagocitose pelos macrfagos residentes. 2. Escape por induo necrose celular. 3. Invaso do entercito atravs da regio basolateral. 4. Disseminao. 5. Induo a formao de protruses e lise da dupla membrana com liberao da bactria na clula vizinha [4].

4 Os genes de virulncia da Shigella esto localizados em um plasmdio de 230 kb (plasmdio Inv). As bactrias sem este plasmdio so avirulentas e no penetram em clulas epiteliais. O plasmdio Inv possui uma regio que contm 32 genes essenciais para a invaso. Esses genes codificam protenas de invaso, de disseminao intra e intercelular, alm de outras protenas efetoras. Em contato com as clulas hospedeiras, a bactria secreta protenas efetoras que interagem com componentes do citoesqueleto da clula eucaritica facilitando a invaso bacteriana. O escape da clula bacteriana do vacolo fagocitrio tambm mediado por protenas efetoras plasmidiais, tal como a induo da morte celular [4]. Alm dos genes plasmidiais essenciais invaso das clulas-alvo pela bactria, existem tambm genes cromossmicos que aumentaro a virulncia da Shigella spp por regulao da expresso de genes de virulncia do plasmdio e manuteno da vida da bactria no trato grastrintestinal. O cromossomo da Shigella spp apresenta pelo menos trs ilhas de patogenicidade, que codificam fatores de virulncia como o LPS, genes dependentes de temperatura que regulam a expresso de genes plasmidiais e, no caso da Shigella dysenteriae, a Shiga-toxina (ShT), produzida por um gene cromossmico stx [5]. A ShT uma exotoxina codificada por um operon cromossmico stxA e stxB, constituda de subunidades A (ocasiona inibio da sntese protica) e B (reconhecimento e ligao a receptores no epitlio celular). Por via endoctica, a subunidade A transportada ao interior da clula, onde, na subunidade ribossmica 60S inibir a sntese protica que caracterizar o efeito txico primrio na clula do hospedeiro sem afetar a estrutura ribossmica da bactria [5]. A toxina Shiga se situa, juntamente com as exotoxinas tetnica e botulnica, entre as mais potentes exotoxinas. Foi demonstrado ainda que shigelas, ao penetrarem e proliferarem no interior das clulas absortivas do leo terminal (infeco intra-epitelial), produzem uma citotoxina, qual se atribuem, pelo menos, duas aes distintas: a) inibio da sntese protica e morte celular; b) distrbio do equilbrio hidrossalino, responsvel pela fase diarreica da infeco. Trata-se de uma protena lbil de 72.000 dltons que, em clulas HeLa, fixa-se a um receptor de membrana contendo N-acetil-D-glicosamina. Quanto sndrome disenteriforme propriamente dita, admite-se que resulte de reao inflamatria ao nvel do intestino grosso (colite), talvez com a participao de prostaglandinas liberadas localmente [3].

5 Desta forma, a Shigella dysenteriae causa no hospedeiro agravamento do quadro inflamatrio, sndrome hemoltica urmica e insuficincia renal, alm de apresentar ao neuroenterpica. O agravamento do caso de disenteria, neste caso, se d por meio da ao da Shiga-Toxina. 4. Concluso O gnero Shigella apresenta diversas espcies, o estudado acima representa uma espcie (dysenteriae) que desenvolve um fator de virulncia bastante intrigante, a extotoxina shiga, mediante as sintomatologias j estudadas, a infeco produzida por esta bactria representa ameaa para a sade humana, mesmo em pases industrializados, a expresso cromossmica desta exotoxina se manifesta de forma difcil de ser combatida. A ao celular, estimulao imunognica, seu carter fatal, enfim, complicaes e agravamentos do quadro clnico de uma pessoa infectada, em sua maioria, so consequncia da ao desta exotoxina. Referncias [1] TRABULSI, L. R. et al. Microbiologia. 2.ed. So Paulo: Atheneu, 1991. 386p. [2] ALVES, C.F.M. Bactrias enteropatognicas envolvidas em doenas transmitidas por alimento e diarreias agudas em Minas Gerais no perodo de 2006 a 2008. 2009. 82p. Monografia (Graduao em Microbiologia Aplicada s cincias da Sade). Instituto de Cincias Biolgicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. [3] BIER, O. Microbiologia e imunologia. 27.ed. So Paulo: Melhoramentos, 1992. 1234p. [4] ALBUQUERQUE, J.A.T. Anlise comparativa da transcrio de genes envolvidos na invaso e escape de 'Escherichia coli' enteroinvasora e 'Shigella flexneri' em macrfagos J774. 2006. 55p. Dissertao (Mestrado em Anlises Clnicas). Faculdade de Cincias Farmacuticas, Universidade de So Paulo, 2006. [5] PENATTI, M.P.A. Caracterizao biolgica e molecular de amostras de Shigella flexneri e Shigella sonnei isoladas da regio de Campinas-SP. 2007. 77p. Tese (Doutorado em Gentica e Biologia Molecular). Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, 2007.

Potrebbero piacerti anche