Sei sulla pagina 1di 11

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009

08 de novembro de 2009
ESPECIALIDADES: CIRURGIA PLSTICA CIRURGIA TORCICA CIRURGIA VASCULAR CIRURGIA CARDIOVASCULAR CIRURGIA DO TRAUMA CIRURGIA VIDEOLAPAROSCPICA COLOPROCTOLOGIA UROLOGIA
* Pr-Requisito em Cirurgia Geral N. DO CARTO NOME (LETRA DE FORMA)

ASSINATURA

INFORMAES / INSTRUES:
1. A prova constituda de 50 questes objetivas. 2. Verifique se a prova est completa. 3. A compreenso e a interpretao das questes constituem parte integrante da prova, razo pela qual os fiscais no podero interferir. 4. Transcreva as respostas para o Carto-Resposta com caneta esferogrfica com tinta preta, assinalando uma nica resposta para cada questo. 5. Preencha totalmente o espao correspondente, conforme o modelo: 6. No sero consideradas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura. 7. de plena e total responsabilidade do candidato o correto preenchimento do Carto-Resposta. 8. Os candidatos devero entregar a prova juntamente com o Carto-Resposta. 9. O Carto-Resposta personalizado, no podendo ser substitudo.

Durao total da prova: 3 HORAS

-----------------------------------------------------------------------Anote o seu gabarito.


1. 11. 21. 31. 41. 2. 12. 22. 32. 42. 3. 13. 23. 33. 43. 4. 14. 24. 34. 44. 5. 15. 25. 35. 45. 6. 16. 26. 36. 46. 7. 17. 27. 37. 47. 8. 18. 28. 38. 48. 9. 19. 29. 39. 49. 10. 20. 30. 40. 50.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 1

1. A hiperplasia prosttica benigna um problema comum entre homens, tendo uma prevalncia aumentada com a idade, afetando aproximadamente 50% dos homens aos 50 anos; 75%; aos 70 anos; e 90%, com idade superior a 80 anos. Assinale a alternativa CORRETA: A) A maior forma de andrognio encontrada na prstata a testosterona. B) Estudos em material de autpsia demonstram que a partir dos 35 anos, inicia-se o crescimento microscpico da prstata. C) Sintomas de trato urinrio baixo (LUTS) so especficos da hiperplasia prosttica. D) O aumento da zona perifrica da prstata o principal fator da obstruo urinria no homem idoso. E) A castrao de homens idosos favorece o aumento de volume prosttico.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

E) As respostas B e C so corretas.
Referncia Bibliogrfica: COELHO, J.C.U. Manual de Clnica Cirrgica: Cirugia Geral e Especialidades. Editora ATHENEU, 2009.

3. O objetivo do tratamento dos pacientes com Hiperplasia Prosttica Bengna a melhora dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes. Assinale a alternativa correta: A) Normalmente o uso de terapia hormonal com finasterida tem bons resultados em 30 dias. B) O tratamento clnico deve ser evitado por no trazer melhora acentuada dos sintomas. C) O objetivo do tratamento cirrgico a retirada completa do tecido adenomatoso resultando na desobstruo infravesical. D) Prostatectomia radical hoje o padro-ouro no tratamento da hiperplasia prosttica. E) O tratamento com alfabloqueadores aumenta o risco de infeco urinria.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia Prtica. 5 ed. So Paulo: Roca, 2008.

2. Paciente masculino 35 anos de idade, vtima de atropelamento. Trazido pelo resgate, deu entrada no servio de emergncia. Encontrava-se agitado, com frequncia respiratria de 32 mrp, frequncia cardaca 128 bpm e PA 90/60. Apresentava laceraes mltiplas em hemiface D, couro cabeludo, fratura perna esquerda e escoriaes em hemitorax D e abdmen. Aps avaliao inicial, e reanimao ABCs, realizou-se FAST (ultrassom na sala de emergncia) com resultado positivo. O paciente permaneceu com quadro de instabilidade, ao que o cirurgio indicou laparotomia exploradora. Durante o ato operatrio no inventrio da cavidade abdominal encontrou-se: lacerao heptica (grau III); contuso pancretica (grau I); e leso intestino delgado (grau II). Todas as leses foram tratadas adequadamente. Aps a interveno, o paciente foi encaminhado para a unidade de terapia intensiva. Na avaliao do intesivista: registram-se PAM (presso arterial mdia) 82; PIA (presso intra-abdominal) 20; GASOMETRIA (BE -11, PCO2 38, PO2 95, HCO3 21); LACTATO SERICO 3 e Creatinina 1.6. Considerando esse quadro qual a melhor conduta em relao ao atendimento do paciente? A) Nova cirrgica abdominal mandatria, pois PIA maior que 20 indica sndrome compartimental abdominal. B) Manter reanimao volmica (provavelmente com hemoderivados); se necessrio aplicar drogas vasopressoras, e manter aferio da PIA a cada 4 horas. C) Esse paciente deve ser operado se a PPA (presso de perfuso abdominal) for menor que 50. D) As respostas A e B so corretas.

4. A colonoscopia diagnstica o padro-ouro para o diagnstico das doenas colorretais. Ela indicada em quatro situaes: diagnstico, tratamento, seguimento e rastreamento. Porm este exame possui contraindicaes absolutas: A) B) C) D) E) Megacolon txico. Gravidez. Coagulopatias. Infarto de miocrdio recente. A e C so corretas.

Referncia Bibliogrfica: SAAD JR, Roberto; MAIA; Accyoli Moreira, SALLES Ronaldo Antonio Reis Vianna. Tratado de Cirurgia do CBC. ATHENEU Editora, 2009.

5. Os tumores germinativos de testculo so mais comuns na idade entre 15 a 35 anos e sua incidncia tem aumentado muito nas ltimas trs dcadas. Assinale a alternativa CORRETA: A) O testculo criptorqudico no parece ser um fator de risco para este tumor. B) As dosagens alteradas de alfa-feto protenas selam o diagnstico de seminoma testicular. C) A bipsia transescrotal de testculo o mtodo de eleio para elucidao diagnstica. D) O exame de imagem mais indicado na avaliao de massas escrotais o ultrassom. E) A orquiectomia reservada para tumores que no respondem ao tratamento quimioterpico.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 2

6. Ao lado dos fenmenos provocados pela estimulao neuroendcrina, existe uma resposta imunobiologica responsvel pela produo de citocinas, essenciais para resposta metablica, hemodinmica, imunolgica e reparadora do organismo frente ao trauma cirrgico ou acidental. As interleucinas, principalmente a IL-1 e o fator de necrose tumoral (TNF): A) Estimulam os hormnios do estresse: catecolaminas, glucagon, cortisol, com todas as suas consequentes aes. B) Bloqueiam os hormnios do estresse: catecolaminas, glucagon, cortisol, com todas as suas consequentes aes. C) Nesta fase no alteram os hormnios do estresse: catecolaminas, glucagon, cortisol, com todas as suas consequentes aes. D) Ativa a sntese de enzimas lipognicas. E) Diminui a gliconeogenese muscular.
Referncia Bibliogrfica: Roberto Saad Jr; Accyoli Moreira MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU, Ed. 2009.

A) a tireoglobulina, um produto secretado pela glndula tireide, o pricipal componente do colide dos folculos tireoideanos. B) A calcitonina produzida e secretada pelas clulas parafoliculares, clulas C, da glndula tireide, originarias da crista neural ectodrmica. C) A determinao da concentrao do TSH, o exame de valor mais fidedigno na avaliao da funcionalidade da glndula tireide e considerado o principal hormnio para o diagnostico das disfunes tireoidianas. D) As respostas A e C so corretas. E) As respostas A, B e C so corretas.
Referncia: ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

9. A histria natural do cncer de prstata varia desde a doena indolente, que pode ser assintomtica durante toda a vida, at a doena agressiva, com metstases precoce e morte. A indicao de tratamento depende do estadiamento clnico, caractersticas de bipsia e nvel de PSA. Considerando esse contexto, assinale a alternativa CORRETA: A) Acompanhamento vigilante uma opo de tratamento do cncer de baixo risco. B) Nos pacientes com doena avanada a prostatectomia radical o tratamento de escolha. C) Radioterapia no deve ser indicada no cncer de prstata confinado ao rgo. D) Bloqueio hormonal total tem a vantagem de evitar osteoporose em pacientes idosos. E) Escore de Gleason indica a probabilidade de metstases no cncer de prstata.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

7. O cncer de prstata a neoplasia maligna mais frequente no homem. So diagnosticados geralmente em homens a partir da sexta dcada de vida. O advento do uso clnico do antgeno prosttico especfico (PSA) muito ajudou no diagnstico das afeces prostticas. Dado esse CORRETA: contexto assinale a alternativa

A) Idade e fatores genticos parecem no influenciar no risco da doena maligna da prstata. B) A ultrasonografia de prstata abdominal mostra alteraes significativas de Ca prosttico. C) Um valor de PSA acima de 10 confirma um diagnstico de cncer de prstata. D) O carcinoma escamoso o tipo celular mais frequente no cncer de prstata. E) Em cerca de 60% dos casos de cncer de prstata o toque retal pode ser normal.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia Prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

10. A avaliao inicial do politraumatizado protocolada determina o sucesso do atendimento do paciente gravemente acometido. Podemos afirmar que so causas com risco imediato de morte na avaliao das leses torcicas: A) O pneumotrax hipertensivo; o pneumotrax aberto, e as leses transfixantes do mediastino. B) O hemotrax macio; o trax instvel, e a ruptura traumtica da aorta. C) A obstruo de vias areas, o pneumotrax hipertensivo, e o pneumotrax aberto. D) As respostas A, B so corretas. E) As respostas A, B e C so corretas.
Referncia Bibliogrfica: COELHO, JCU. MANUAL DE CLNICA CIRURGICA: CIRURGIA GERAL E ESPECIALIDADES. EDITORA ATHENEU 2009.

8. Na avaliao da semiologia da glndula tireide a historia clinica e as queixas relatadas pelo paciente so fundamentais para orientar o examinador na conduo do problema apresentado pelo doente. A investigao laboratorial tem como objetivo avaliar a funcinalidade da glndula tireide, uma vez que a que esta atividade determinada pelas aes dos hormnios tireoideanos.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 3

11. O cncer de bexiga o segundo cncer mais comum do trato genitourinrio, correspondendo a 6,2 % de todos os tumores malignos. Agentes carcinogenticos podem atuar de vrias formas no DNA celular favorecendo o processo neoplsico. Dada essa apresentao, assinale a alternativa CORRETA: A) Urotlio a denominao mais comum do tumor de bexiga de baixo grau. B) Exposio contnua a aminas aromticas e anilinas relaciona-se ao Ca de bexiga. C) A interrupo do tabagismo imediatamente elimina o risco de tumor de bexiga. D) PSA tambm um bom marcador de tumor no tumor vesical. E) Evita-se a resseco endoscpica do tu de bexiga pelo risco de disseminao tumoral.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

14. As hrnias diafragmticas podem ser assim classificadas: hrnia posterolateral; hrnia paraesternal ou retroesternal; hrnia hiatal; e hrnia diafragmtica traumtica. A) A hrnia de Bochdalek, paraesternal e a mais frequente hrnia dos recm-natos. B) A hrnia de Morgani uma hrnia congnita e sua causa a ausncia do fechamento normal do canal pleuroperitoneal (hrnia posterolateral). C) As hrnias de deslizamento (tipo I) (migrao da crdia para o mediastino); e as hrnias de rolamento (tipo II) (deslocamento do fundo gstrico para o mediastino) so exemplos de hrnias hiatais. D) As hrnias de deslizamento (tipo I) (deslocamento do fundo gstrico para o mediastino); e as hrnias de rolamento (tipo II) (migrao da crdia para o mediastino) so exemplos de hrnias hiatais. E) As respostas A, B e D so corretas.
Referncia Bibliogrfica - COELHO, JCU. MANUAL DE CLINICA CIRURGICA: CIRURGIA GERAL E ESPECIALIDADES. EDITORA ATHENEU 2009.

12. A associao de leses sistmicas com trauma cranioenceflico (TCE) grave muito comum. Entre as leses, podemos afirmar que existem sistmicas precoces e as tardias. A) A hipoxia, a anemia e a hipotenso arterial so manifestaes precoces. B) A infeco pulmonar, hipocarbia e a hemorragia gastrointestinal so manifestaes tardias. C) A hipercarbia e a hiponatremia so manifestaes precoces. D) As respostas A e B so corretas. E) As respostas A e C so corretas.
Referncia Bibliogrfica: COELHO, JCU. MANUAL DE CLINICA CIRURGICA: CIRURGIA GERAL E ESPECIALIDADES. EDITORA ATHENEU 2009.

15. O impacto social da calculose renal mundial define-se em vista do risco de formao de litase urinria em algum momento da vida, na ordem de 5 a 20 %, e ndice de recorrncia de 50% em cinco anos. Assinale a alternativa correta: A) Aps a descoberta dos fatores desencadeantes, o tratamento ideal do clculo urinrio o tratamento clnico com dissoluo do clculo. B) Clculo de acido rico melhor avaliado na tomografia axial computadorizada sem contraste do que na ecografia de trato urinrio. C) Em linhas gerais, 80% dos clculos contm clcio em sua composio;10% cido rico e 10% de fosfato amnio de magnsio. D) A obstruo urinria o mais importante fator na gnese do clculo urinrio. E) Clculo urinrio representa o maior fator de obstruo extrnseca do ureter.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

13. Incontinncia urinria determina um importante impacto psicossocial em mulheres observando-se incidncia significativa de depresso e neurose e tambm dispareunia e comprometimento da atividade sexual. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta: A) Toda a mulher adulta em algum momento de sua vida apresentar incontinncia urinria. B) Hipermobilidade de colo vesical e uretra comum em mulheres nulparas. C) O tratamento da incontinncia urinria de esforo sempre cirrgico. D) Princpio bsico do tratamento cirrgico da IUE a reconstituio dos elementos de suporte da uretra. E) Derivao urinria parece ser o tratamento cirrgico de escolha no tratamento da incontinncia urinria de esforo.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 4

16. A obesidade mrbida resulta de uma combinao de fatores genticos, ambientais, sociais e culturais. O tratamento da obesidade envolve dois princpios bsicos: restrio da ingesto alimentar e aumento do gasto energtico. O resultado ineficaz destas formas de tratamento, associado a co-morbidades com ndices de massa corprea IMC > 35 ou ainda ndices de massa corprea (IMC) maior de 40 kg/m2 so critrios indicativos para tratamento cirrgico (cirurgia baritrica). Considerando esse contexto, assinale a alternativa CORRETA: A) Gastroplastia vertical com banda, banda gstrica ajustvel - mtodos restritivos. B) Derivao gstrica em Y de Roux - mtodo restritivo. C) Derivao biliopancretica mtodo disabsortivo. D) As respostas A e C so corretas. E) As respostas A e B so corretas.
Referncia Bibliogrfica: COELHO, JCU. MANUAL DE CLINICA CIRURGICA: CIRURGIA GERAL E ESPECIALIDADES. EDITORA ATHENEU 2009.

atentos a alteraes no tamanho, forma ou cor em nevos pr-existentes. II- A Organizao Mundial de Sade (OMS) classifica o melanoma segundo a fase de crescimento em dois grupos: radial e vertical. No grupo de crescimento radial encontramos o melanoma nodular. No grupo de crescimento vertical encontramos o melanoma superficial, acral lentiginoso, melanoma tipo lentigo maligno e o melanoma in situ. III- O tratamento do melanoma multidisciplinar e deve ser realizado aps uma sistematizao composta apenas por diagnstico clnico e estadiamento com exames laboratoriais e de imagem. IV- Na bipsia de leses suspeitas, fundamental que a amostra de pele seja retirada at tecido celular subcutneo, j que a espessura vertical do tumor o valor preditivo mais importante para o prognstico, tratamento e seguimento. A) B) C) D) E) Todas as afirmaes so verdadeiras. Apenas I, II e IV so verdadeiras. Apenas I e IV so verdadeiras. Apenas I, III e IV so verdadeiras. Apenas IV verdadeira.
Referncia Bibliogrfica: ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

17. Quanto ao cncer colorretal e os tumores de canal anal, podemos afirmar: A) O cncer colorretal hereditrio no polipose (HNPCC) constitui a principal sndrome hereditria no polipose, sendo responsvel por 5 a 10 % do total dos casos de cncer colorretal. B) A Sndrome de Peutz-Jeghers uma sndrome herdada de forma autossmica dominante, caracterizada por mltiplos plipos hamartomatosos gastrointestinais e reas de hiperpigmentao mucocutnea. Outras manifestaes tambm incluem tumores ovarianos e plipos de vescula biliar e mucosa anal. C) Os carcinomas que se localizam acima da linha pectnea so os carcinomas de clulas escamosas queratinizados (epidermoides). o tumor mais comum do canal anal. D) As respostas A, B e C so corretas. E) As respostas A e B so corretas.
Referncia Bibliogrfica: ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

19. Com a introduo de novas tecnologias no tratamento de clculo urinrio como litotripsia extracorprea (LECO), cirurgia percutnea e ureteroscpicas, observou-se diminuio das chamadas cirurgias abertas. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA: A) Calculo duro, clculo coraliforme,clculo de infeco esto entre as indicaes de cirurgia percutnea. B) A litotripsia extracorprea se configura como o atual e principal tratamento nos clculos renais maiores de 3 cm. C) A ureterolitotripsia intracorprea o tratamento reservado para clculos ureterais de grande tamanho, acompanhados de infeco urinria. D) A abordagem inicial do clculo ureteral independente do tamanho deve ser a ureteroscopia e a retirada do clculo para evitar a dor intensa da clica renal. E) No existe atualmente justificativa para o acesso aberto no tratamento de clculo do trato urinrio.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca, 2008.

18. O termo partes moles se refere ao tecido de suporte dos vrios rgos e as estruturas no epiteliais extraesquelticas do tecido linfo-hematopoitico. Sobre este tema julgue as informaes abaixo: IO diagnstico clnico precoce do melanoma o mais importante fator para o sucesso do tratamento. Devemos utilizar a regra do ABCD (assimetria, bordas, cor, dimetro) e estarmos

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 5

20. Paciente masculino, (32 anos), chega ao prontosocorro trazido por amigos. O rapaz apresenta um ferimento por arma branca subcostal de 2 cm de dimetro entre a linha axilar mdia e a linha hemiclavicular em flanco esquerdo. Os amigos referem que durante uma festa, ele havia sido atingido por acidente por um espeto de churrasco, h mais ou menos 3 horas. Ao exame apresenta-se corado, eupneico, ausculta torcica com murmrio vesicular presente bilateral e simtrico e abdmen flcido e indolor. A saturao de 96% em ar ambiente; FR 18 irpm; FC 85bpm; e PA 125x75 mmHg. Aps essa avaliao inicial, julge as afirmaes abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F): IIIO paciente deve receber oxignio e acesso venoso perifrico com Ringer Lactato. Esse paciente merece uma radiografia de trax e sendo normal, aps uma observao do paciente por 12 horas sem alterao do quadro clnico, exclui-se que a leso abdominal tenha atingido o hemitrax do paciente. Esse paciente merece, alm de exames de imagem, explorao digital para verificar se o ferimento atravessou a parede abdominal. Um FAST normal acompanhado de tomografia abdominal contrastada normal exclui leso intraabdominal. Esse paciente candidato a uma videolaparoscopia diagnstica para excluso de leso diafragmtica. V, V, V, F, F V, V, V, V, V V, V, F, V, V V, F, F, F, V V, F, V, F, V
Referncia Bibliogrfica: COELHO, JCU. MANUAL DE CLINICA CIRURGICA: CIRURGIA GERAL E ESPECIALIDADES. EDITORA ATHENEU 2009.

E) Pacientes diabticos devem ser mantidos em esquema de antibioticoterapia profiltica devido ao risco de pielonefrite grave.
Referncia Bibliogrfica: RODRIGUES NETTO JNIOR, Nelson. Urologia prtica. 5. ed. So Paulo: Roca.

22. Cerca de 30% das infeces hospitalares so evitveis. Nem sempre uma alta taxa de infeco significa descuido com o problema. Muitas vezes traduz uma metodologia apurada, diagnstico precoce e clientela de alto risco. Sobre infeco em cirurgia, analise as afirmaes abaixo. IA tricotomia deve ser limitada rea operada se o cabelo ou pelo interferir no procedimento e se for necessria, deve-se faz-la imediatamente antes da cirurgia e, preferencialmente, com aparelho eltrico. A suspenso do tabagismo por no mnimo 30 dias antes de cirurgia eletiva reduz a taxa de infeco cirrgica. A vancomicina um dos antibiticos, junto com a cefazolina, que apresenta bons resultados na profilaxia antimicrobiana. Cirurgias com durao superior a 3 horas aumentam o risco de infeco em 3 a quatro vezes. A utilizao excessiva do bisturi eltrico e a utilizao de drenos laminares aumentam em 2 vezes esse risco. O internamento pr-operatrio prolongado no afeta as taxas de infeco cirrgica. Todas as afirmaes so verdadeiras. Apenas V falsa. I, II e IV so verdadeiras. Apenas III falsa. Apenas I e IV so verdadeiras.

II-

III-

III-

IV-

IV-

V-

V-

A) B) C) D) E)

A) B) C) D) E)

Referncia Bibliogrfica: ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

21. Conceitua-se infeco do trato urinrio (ITU) quando ocorre colonizao por agentes infecciosos com invaso tecidual em qualquer parte do trato urinrio. a infeco mais comum no ser humano. Assinale a alternativa CORRETA: A) O ato de urinar um dos mais importantes mecanismos de defesa contra a proliferao das bactrias que invadem a bexiga. B) A causa mais comum de recorrncia de infeco de trato urinrio em homens a resistncia bacteriana ao agente microbiano selecionado. C) Infeco urinria complicada aquela que apresenta mais de trs episdios com o mesmo germe, aps o tratamento antibitico adequado. D) Em pacientes gestantes com quadro de pielonefrite, devem-se procurar tratamentos paliativos at o parto a fim de evitar complicaes do tratamento antibitico.

23. A infeco ps-operatria determinada pela combinao de trs fatores: (1) quantidade e tipo de contaminao; (2) tcnica cirrgica e anestsica empregada; e (3) resistncia do hospedeiro. Sobre infeco de stio cirrgico, analise as afirmaes abaixo: IQuando diagnosticada a infeco de stio cirrgico, a ferida cirrgica deve ser tratada com a abertura de pontos da pele e resseco de uma parte do tecido necrosado ou desvitalizado, podendo ser deixado o restante para no fazer uma grande resseco. II- O tratamento local desse tipo de infeco a maneira mais efetiva de se tratar a infeco da ferida. O padro-ouro de curativo de stio cirrgico infectado realizado com a utilizao de hidrocoloide e/ou alginato.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 6

III- O uso de antimicrobianos fundamental no tratamento de infeces de ferida cirrgica e so definidos por swab local. IV- Em infeces graves por Clostridium e nas celulites e fascetes com amplos debridamentos h indicao para terapia com oxigenao hiperbrica. V- Como o princpio bsico do tratamento das feridas infectadas a ampla drenagem e desbridamento de tecidos desvitalizados, so raras as ocasies em que se justifique o uso de qualquer tipo de dreno. A) B) C) D) E) Apenas a afirmao III falsa. Apenas I e III so falsas. Todas so verdadeiras. Apenas a V falsa. Apenas a II verdadeira.
Referncia Bibliogrfica: ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

25. A hrnia inguinal uma protuso do peritnio parietal atravs de uma abertura normal ou anormal da cavidade a qual pertence. Sobre esse assunto, marque apenas a alternativa INCORRETA. A) As hrnias inguinais representam aproximadamente 70% da doena herniria do adulto. A distribuio entre os sexos atinge mais homens que mulheres. B) O examinador ao palpar o abdome e a meia distncia entre o tubrculo pbico e a espinha ilaca anterosuperior detecta o anel inguinal profundo. Ao solicitar uma manobra de valsalva, o examinador poder notar uma protuso herniria, na polpa digital em hrnias indiretas, e ao lado da polpa digital, em hrnias diretas. C) A parede anterior do canal inguinal representada pela aponeurose do msculo oblquo externo. D) Os limites do tringulo de Hasselbach so os vasos epigstricos inferiores, a parede lateral do msculo reto abdominal e o ligamento inguinal. A hrnia inguinal direta se exterioriza lateralmente aos msculos epigstricos. E) A tcnica mais utilizada atualmente para correo de hrnias inguinais a tcnica de Lichtenstein, que consiste na utilizao de uma prtese (tela) e considerada uma tcnica sem tenso.

24. O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras, os dois eventos principais so o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmtico ao interstcio, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposio volmica de um homem de 34 anos, 80kg, vtima de queimadura h 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1 grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2 grau e 3 grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo perneo. Estime a reposio volmica, segundo a frmula de Parkland. A) Devem ser repostos aproximadamente 7.400ml nas prximas 8 horas e mais 7.400 ml em outras 16 horas. B) Devem ser repostos aproximadamente 18.500ml em 24 horas, metade nas primeiras 8 horas e o restante nas demais 16 horas. C) Devem ser repostos aproximadamente 9.500 ml nas prximas 8 horas e mais 9.500 ml em outras 16 horas. D) Devem ser repostos aproximadamente 7.400ml nas prximas 5 horas e mais 7.400 ml em outras 16 horas. E) Devem ser repostos aproximadamente 9.500 ml nas prximas 5 horas e mais 9.500 ml em outras 16 horas.
Referncia Bibliogrfica: ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

Referncia Bibliogrfica: COELHO, JCU. MANUAL DE CLINICA CIRURGICA: CIRURGIA GERAL E ESPECIALIDADES. EDITORA ATHENEU 2009 e ROBERTO SAAD JR; ACCYOLI MOREIRA MAIA; RONALDO ANTONIO REIS VIANNA SALLES. TRATADO DE CIRURGIA DO CBC. ATHENEU EDITORA 2009.

26. Sobre o carcinoide de apndice, INCORRETO afirmar: A) O apndice o stio mais comum de aparecimento de carcinoide gastrointestinal, sendo aps o intestino delgado e o reto. B) A sndrome carcinoide est geralmente presente associada a esses tumores. C) A maior parte desses tumores tratada por apendicectomia apenas. D) Para todos tumores maiores de 2 cm, o ideal complementar a apendicetomia com uma hemicolectomia direita. E) Nenhuma das alternativas anteriores est correta.
Referncia Bibliogrfica Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 7

27. Sobre os tumores de tireide correto afirmar: A) O carcinoma papilar o segundo tumor mais comum da tireide. B) O carcinoma papilar mais comum em homens. C) A cirurgia ideal para a maior parte dos carcinomas papilares a tiroidectomia total. D) O carcinoma folicular o tumor mais frequente da tireoide. E) As leses do nervo laringeo recorrente e laringeo superior apresentam incidncia de 60% nas tiroidectomias totais.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

30. Em relao ao Transplante Intestinal, CORRETO afirmar: A) So indicaes no adulto trombose mesentrica, trauma e doena de Crohn com dependncia completa nutrio parenteral. B) So indicaes em crianas a gastroquise, atresia intestinal e atresia intestinal tambm com dependncia alimentao parenteral. C) A soluo de conservao do enxerto a soluo de Wisconsin D) Um dos principais problemas imunolgicos enfrentados no transplante intestinal a reao do enxerto versus o hospedeiro (tipo especfico de rejeio). E) Todas as alternativas anteriores esto corretas.
Referncia Bibliogrfica Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios

28. Sobre o cncer de reto, INCORRETO afirmar: A) Para avaliao do envolvimento local so comumente utilizados ecografia transanal e ressonncia magntica do reto. B) A tendncia atual para os tumores do tero inferior do reto cada vez mais a amputao abdomino perineal. C) As complicaes de ordem sexual nos pacientes masculinos aps cirurgia de reto podem ocorrer em at 50% dos casos. D) Nas cirurgias de tumor de reto, os princpios oncolgicos orientam para a diviso da artria mesentrica inferior na origem da aorta e preservao da arcada de Riolan. E) Nenhuma das alternativas anteriores est correta.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999. de Cirurgia.1999.

31. So indicaes ao Transplante Heptico. A) B) C) D) E) Cirrose de Laennec Child B. Hepatite autoimune Child B. Hemocromatose Child B. Atresia Biliar com cirrose. Todas as alternativas esto corretas.

Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

32. Quanto ao transplante pancretico: A) As vantagens da drenagem excrina entrica so evitar desidratao crnica e a necessidade contnua de bicarbonato oral. B) A drenagem excrina vesical utiliza preferencialmente enxertos segmentares. C) A maior parte dos transplantes pancreticos realizados so associados ao rim. D) O enxerto pancretico geralmente posicionado na fossa ilaca esquerda quando associado ao rim. E) As questes A e C esto corretas.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

29. Sobre o Transplante Pancretico, INCORRETO afirmar: A) O transplante duplo rim-pncreas indicado sobretudo para diabticos tipo II com insuficincia renal crnica. B) O transplante isolado de pncreas est indicado em diabticos tipo I, com funo renal normal com duas ou mais complicaes secundrias do diabetes. C) A drenagem exocrina pode ser feita tanto na bexiga quanto em ala delgada. D) Outra indicao do transplante solitrio de pncreas o diabetes hiperlbil. E) A vascularizao do enxerto pancretico feita por ramos da esplnica e da mesentrica superior.
Referncia Bibliogrfica Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

33. A Neoplasia Endcrina Mltipla (NEM) 1 ela inclui diversas alteraes, EXCETO. A) B) C) D) E) Hiperparatiroidismo. Feocromocitoma. Neoplasia da ptuitria. Neoplasia pancretica. Neoplasia da paratireide.

Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 8

34. Quanto ao cncer de paratireoide. A) Os valores de clcio srico so elevados. B) Os nveis de hormnio paratiroidiano esto elevados de forma significativa. C) comum o achado de insuficincia renal. D) O achado de nefroliase pode ocorrer em metade dos doentes. E) Todas as alternativas anteriores esto corretas.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

38. So indicaes de cirurgia na pancreatite crnica, MENOS: A) Dor severa persistente. B) Obstruo da veia esplnica com hipertenso portal. C) Esteatorria. D) Obstruo colnica. E) Suspeita de cncer pancretico.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

35. No manejo da hemorragia INCORRETO afirmar.

digestiva

baixa

39. Sobre o hepatocarcinoma, INCORRETO afirmar A) o tumor heptico primrio maligno mais comum. B) A dosagem srica de alfa fetoprotena tem valor diagnstico na maior parte dos casos. C) um tumor de irrigao preferencialmente portal. D) Os melhores resultados de sobrevida so alcanados com a resseco ou com o transplante heptico. E) Um dos principais fatores de risco a cirrose.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

A) Uma das primeiras medidas consiste na reposio de volume intravascular. B) A laparotomia para localizao da fonte do sangramento deve ser feita rapidamente e de forma rotineira para a maior parte dos casos. C) A angiografia mesentrica s deve ser feita aps estabilizao do paciente. D) A colonoscopia faz parte dos exames a serem solicitados no manejo destes doentes. E) Todas as alternativas anteriores esto corretas.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

40. Sobre o insulinoma, correto afirmar EXCETO: 36. Sobre a pancreatite aguda, CORRETO afirmar: A) A presena de 4 critrios de Ranson na pancreatite aguda apresenta uma mortalidade estimada de 40%. B) A pancreatite aguda no causa depresso na contratilidade cardaca nem alteraes nos segmentos ST e na onda T. C) A pancreatite aguda uma patologia de tratamento preferencialmente cirrgico. D) de comum aceitao as indicaes de cirurgia em pancreatite aguda quando da presena de necrose pancretica infectada ou no abscesso pancretico. E) Os critrios de Baltazar so avaliaes laboratoriais da gravidade da pancreatite aguda.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

A) o tumor neuroendcrino mais comum das ilhotas pancreticas e originrio das clulas beta. B) As manifestaes clnicas mais comuns so a chamada Trade de Whipple, que incluem hipoglicemia, valor srico de glicose abaixo de 50 mg/dL e alvio dos sintomas com administrao de glicose. C) Na maior parte das vezes aps localizao intraoperatria geralmente passvel de simples enucleao, sendo menos comum a necessidade de grandes resseces. D) A maior parte destes tumores tem comportamento maligno e agressivo. E) A maior parte destes tumores so solitrios.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

41. Sobre o cncer de vescula biliar correto afirmar: 37. So causas de dor na pancreatite crnica menos. A) B) C) D) E) Hipertenso do ducto pancretico. Inflamao dos nervos intrapancreticos. Isquemia pancretica. Colangite. Isquemia mesentrica. A) So tumores geralmente de bom prognstico. B) A cirurgia de eleio a Hepp Couinauld. C) controverso afirmar alm da colecistectomia, procedimentos complementares de hepatectomia sejam comprovadamente superiores colecistectomia isolada para os tumores a partir de T2 em termos de ganho de sobrevida. D) A sobrevida em cinco anos dos pacientes T2 de 80%.

Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 9

E) A diferena entre os sintomas clnicos do tumor de vescula T1 e a colelitase so evidentes, sendo de fcil diagnstico no pr-operatrio e sendo raro seu diagnstico casual aps a cirurgia.
Referncia Bibliogrfica: Schwartz,S, Shires,T, Spencer,Fc et al. Princpios de Cirurgia.1999.

E) As possveis complicaes ps-operatrias incluem a sndrome de Horner, fstula esofageana, hematoma e abscesso.
Referncia Bibliogrfica: Shires TM, Spencer FC et al.Princpios de Cirurgia.7 edio. Mc Graw-Hill, 1999.

45. Sobre o megaesfago CERTO afirmar: A) Os megaesfagos classificados como grau III so geralmente tratados por miotomia abdominal+ vlvula antirrefluxo. B) Os megaesfagos classificados como grau III so geralmente tratados por miotomia abdominal exclusiva. C) Os megaesfagos grau III so geralmente tratados por esofagectomia, com substituio do rgo por tubo gstrico. D) Os megaesfagos grau III so geralmente tratados por dilatao pneumtica. E) Nenhuma alternativa anterior correta.
Referncia Bibliogrfica: Shires TM, Spencer FC et al.Princpios de Cirurgia.7 edio. Mc Graw-Hill,1999.

42. So verdades sobre o cncer gstrico, EXCETO: A) um dos tumores mais comuns no Japo. B) Na classificao TNM, o T2 pode estender-se at a serosa, porm no atravs dela, mais comumente invadindo at a muscular prpria. C) O cncer precoce independe de envolvimento linfonodal. O que levado em conta sua penetrao transmural. D) A cirugia feita mais comumente a gastrectomia total com reconstruo em Y-de Roux e curagem ganglionar D1. E) Os exames complementares mais comumente usados so endoscopia digestiva alta e estudo digestivo alto contrastado.
Referncia Bibliogrfica: Shires TM, Spencer FC et al.Princpios de Cirurgia.7 edio. Mc Graw-Hill,1999.

46. Qual o germe mais comumente associado ao abscesso pulmonar? A) B) C) D) E) Bacterioides fragiles. Streptococcus beta-hemoltico. Stafilococcus aureus. Sterptococcus pneumoniae. Klebsiela pneumoniae.

43. .Sobre a cirurgia antirrefluxo por hrnia hiatal. A) A cirurgia de Nissen uma fundoplicatura 360. B) So possveis sintomas a disfagia e empachamento ps-fundoplicatura. C) Os sintomas de disfagia crnica so mais comuns nos pacientes submetidos fundoplicaturas totais que parciais. D) Por ser uma migrao torcica do fundo gstrico, muitos estudos sugerem que a tcnica cirrgica ideal e a mais utilizada no mundo a laparoscpica torcica. E) Faz parte da avaliao pr-operatria a endoscopia digestiva alta e a manometria esofageana.
Referncia Bibliogrfica: Shires TM, Spencer FC et al.Princpios de Cirurgia.7 edio. Mc Graw-Hill,1999.

Referncias Bibliogrficas: Advanced Therapy in thoracic surgery - franco and putnan (bc decker 1998).

47. A micose mais comumente associada colonizao de cavernas da tuberculose a: A) B) C) D) E) Aspergilose. Blastomicose. Criptococose. Actinomicose. Histoplasmose.
Referncias Bibliogrficas: cirurgia torcica geral - cbc - ximenes netto, roriz de carvalho, vicente forte e saad jnior (atheneu 2005).

44. Sobre o divertculo de Zenker, INCORRETO afirmar: A) A principal sintomatologia a disfagia com regurgitao do alimento ingerido. B) O meio diagnstico mais comumente utilizado o estudo contrastado alto com brio. C) O tratamento consiste principalmente na miotomia do msculo cricofarngeo. D) Sua localizao mais frequente no esfago torcico esquerda.

48. Nos derrames pleurais est indicada a toracocentese diagnstica. A caracterstica do lquido que mais sugere um derrame pleural neoplsico ser: A) B) C) D) E) Amarelo citrino. Sero-hemtico. Purulento. Quiloso. Seroso.
Referncias Bibliogrficas: cirurgia torcica geral - cbc - ximenes netto, roriz de carvalho, vicente forte e saad jnior (atheneu 2005).

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Processo Seletivo de Residncia Mdica PUCPR Novembro/2009
Pg. 10

49. Qual das alternativas abaixo corresponde ao cisto primrio de mediastino mais comum? A) B) C) D) E) Broncognico. Pericrdico. Esofgico. Gastroentrico. Inespecfico.

Referncias Bibliogrficas: advanced therapy in thoracic surgery - franco and putnan (bc decker 1998).

50. Paciente cardiopata em tratamento de insuficincia cardaca, ex-tabagista de 2 maos ao dia por 30 anos, parou h 5 anos. Tem uma histria pregressa de tuberculose pulmonar tratada h 10 anos. Apresentando quadro de tosse, hemoptoicos, dispneia discreta e emagrecimento. Na TAC de trax evidencia-se uma leso pulmonar cortical de 4 cm de dimetro em lobo superior direito, linfonodos mediastinais paratraqueais direitos e pr-traqueais de 15mm de dimetro e discreto derrame pleural direito. Dado esse quadro e correto afirmar, EXCETO: A) Neoplasia pulmonar a principal hiptese diagnstica. B) O PET CT imprescindvel para a elucidao diagnstica. C) Pode ser um caso de tuberculose pulmonar. D) Os linfonodos mediastinais podem ser secundrios a tuberculose pregressa. E) A mediastinoscopia mandatria.
Referncias Bibliogrficas: manual de cirurgia torcica - pinto, filho e colaboradores (editora revinter, 2001).

Potrebbero piacerti anche