Sei sulla pagina 1di 29

Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)

Trs questes
O que Que

se entende por EJA?

distino se quer fazer com a oposio educador x professor? possibilidades na / da formao do educador de jovens e adultos na perspectiva da educao popular?

Desafios e

O que se entende por EJA?


No palavra dicionarizada; no est no dicionrio Houaiss, nem como locuo (contrariamente a educao distncia; educao ambiental; educao especial; educao infantil termos que indicam modalidades especificas de educao contemporneas EJA) percebida pela sociedade como ao precria (acepo 3 do HOUAISS, que tem pouca ou nenhuma estabilidade; incerto, contingente, inconsistente) Etimologia: lat. precarus,a,um 'obtido por meio de prece; concedido por merc revogvel; tomado como emprstimo; alheio, estranho; passageiro) Antnimo: permanente; Sinnimo: infreqente;

O que se entende por EJA?


No objetivamente reconhecida como modalidade de ensino (apesar de ser burocraticamente assim tratada cf. parecer Cury) Determina o CEB/CNE, pelo parecer n: 11/2000, que a EJA, de acordo com a Lei 9.394/96 (parecer Cury), seja considerada uma modalidade da educao bsica nas etapas do ensino fundamental e mdio, usufrui de especificidade prpria que, como tal deveria receber um tratamento conseqente. (grifos acrescidos).

O que se entende por EJA?


No compreende qualquer educao estruturada / formal ou semiformal; Esto excludas:

Educao profissional / profissionalizante / tcnica Educao Superior Educao de atualizao / aprofundamento em contedos especficos (lngua, cultura e arte, culinria, etc.)

O que se entende por EJA?


A EJA compreende, objetivamente

Alfabetizao Ensino Fundamental e Mdio escolarizao tardia ou de reparao); herdeira do Madureza / Supletivo

Tem como referncia a Educao Escolar

Escolarizao
elemento de clivagem / filtro e indicador de progresso implica seleo /

incluso-excluso do mercado de trabalho;


Est submetida ao processo de urbanizao / industrializao / tecnologizao

(donde normatizao)
At a dcada de 70, a escolaridade formal era pouco significativa para a

maioria dos trabalhadores brasileiros.


A oferta de emprego estimulava a migrao e a indstria tinha mecanismos de

formao que independiam da educao escolar.


A ampliao da oferta da escolaridade fez com que o capital ampliasse o poder

de seletividade; ser escolarizado tornou-se condio de ingresso e permanncia no mercado de trabalho.

Escolarizao e capitalismo
O campo educativo, da escola bsica ps-graduao, no quadro do ajuste global, , ento, direcionado para uma concepo produtivista, cujo papel o de desenvolver habilidades de conhecimento, de valores e atitudes e de gesto de qualidade definidos no mercado de trabalho, objetivando formar, em cada indivduo, um banco de reservas de competncias que lhe assegure empregabilidade.
(FRIGOTTO, 1998, p. 34 )

O que se entende por EJA? Alfabetizao:


verificada; auferida / no certificada. Pode ser realizada fora do ambiente escolar e por agentes

sem qualificao docente.


No objeto de legislao e no tem tempo de

integralizao.
herdeira de um tempo em que no havia escola para

todos.
Mais recentemente, assiste os superexcludos (velhos, muito

pobres, rurais, perifricos).

O que se entende por EJA? Educao Bsica (Ensino Fundamental e Mdio)


certificada e implica direitos formais. realizada em ambiente escolar, por docentes qualificados,

podendo ser concluda:


Pela freqncia a um curso autorizado; Aprovao em provas pblicas independentemente de matrcula em um curso.

Assiste pblico de origem urbana e com conflito recente com

a escola regular.
Apesar da legislao compreender uma organizao de tempos e contedos distinta, a EJA Educao bsica prevalece submetida lgica da escola disciplinar, seriada, conteudista.

EJA: linhas de fora


Em funo de sua constituio e histria a EJA realizada de diferentes lugares e perspectivas, com trs linhas de fora:
Tecnoburocrtica (Estado) Assitencialista (Igreja; organismos sociais) Poltico-social (movimentos sociais; movimento popular)

As linhas atuam desde a origem da EDA (anos 40/50); As linhas assistencialista e poltico-social tm antecedentes que remontam ao incio do sc. XX; H miscigenao quando se consideram as aes /programas / movimentos; Conforme a conjuntura poltica, uma linha imprime sua marcar na outra (exemplos: MOBRAL e Brasil alfabetizado; Alfasol; MOVA)

Linha tecnoburocrtica
Incorporada ao aparelho de Estado, responde s presses e necessidades sociais e se incorpora a poltica institucionalizada. Est diretamente relacionada com s Secretarias de Educao. a principal responsvel pela Educao Bsica. Valoriza / submete-se ordem legislativa / institucional. Muitas vezes, os profissionais da educao imprimem marcas classistas ou assistencialista s instncias administrativas.

Linha assistencialista
Traz o princpio de deficincia / pobreza e de ajuste ordem social (incluso pela formao). Vincula-se ideologia de mercado. Subjaz aos discursos oficialistas. Sustenta a ordem social classista. Tradicionalmente, relaciona-se com as igrejas e suas instituies. Recentemente, h um novo tipo de assistencialismo leigo (organizaes sociais / terceiro setor), com discurso modernizante e pragmtico. Atua principalmente na Alfabetizao, mas pode ter escolas (fundaes de empresas) que oferecem ensino regular.

Linha poltico-social
caudatria da luta de classes. Sustenta a ao educativa transformadora da sociedade com princpio pedaggico. Considera a educao para alm da escolarizao. O agente (pessoa e instituio) um militante poltico. Atua principalmente na Alfabetizao e em projetos especiais de Educao Bsica (ex: Integrar; MST); Enquanto movimento, busca imprimir sua marca nas polticas de Estado.

Tendncia terico-poltica
Desde a segunda metade do sc. XX, duas tendncias tericas fundamentam as aes de Educao de Adultos. Apesar de atuarem aparentemente na mesma direo, tm fundamentos antagnicos. Se interconectam e interinfluenciam.

Tendncia liberal

Tendncia popular-classista

Tendncia liberal
herdeira do pensamento radical-liberal, que, enfrentando as concepes rgidas

do liberalismo clssico e dos modelos industriais fixos, postula a diversidade de percepes do mundo e a liberdade individual extrema.
Sustenta a tese do indivduo criativo e construtor de conhecimentos. Desembocou nas vises:
Competncias e habilidades ; Relativismo cultural.

No extremo (contracultura), ilumina vises irracionalistas e anarcoindividualistas. Sua face moderada abastece as posies reformistas modernizantes e

tecnoburocrticas da educao, com base na noo vaga de cidadania.


Est presente nas linhas de fora tecnoburocrtica e assistencialista, mas tambm

se reflete em propostas poltico-sociais.

Tendncia popular-classista
Reconhece como necessria a ruptura com a ordem econmica. V educao como um campo de disputas polticas em que a escola regular tem carter seletivo, excludente e de reproduo ideolgica. Recusa aos modelos tradicionais de educao e as proposta de organizao de escolas e aes populares; Busca valorizar os saberes populares. Reconhece a necessidade da apropriao do conhecimento formal como instrumento de transformao poltica. Est presente na linha poltico-social (no entanto, esta incorpora sem se dar conta de princpios da outra tendncia).

O que se entende por EJA?


A EJA uma forma (modalidade?) de Educao Escolar para pessoas que, por razes vrias, se descolaram do tempo previsto da escolarizao, tendo como eixo fundamental o ensino da leitura-escrita e matemtica como ferramentas de participao na sociedade moderna, urbana, tecnologizada e competitiva. Sobre isso, verificam-se perspectivas de compreenso de outros aspectos, como sociabilidade, empregabilidade, identidade e afirmao cultural, na tendncia de conformao ou de confrontao ao sistema.

Que distino se quer fazer com a oposio educador x professor?


A produo intelectual em torno da Educao de (Jovens e) Adultos se fez sob a

gide de modelos alternativos, que vinculam a Educao com a organizao dos movimentos sociais.
O ncleo intelectual e poltico da EDA / EJA sustentou-se revelia da escola

regular, constituindo programas paralelos com o estatuto de correspondncia dos nveis escolares estabelecidos.
A crtica aos valores hegemnicos que se afirmam pela Educao Escolar, firmou a

noo de que os conhecimentos adquiridos na vida prtica (independentemente da experincia escolar) to importantes quanto o saber escolar.
Estabeleceu-se um quase consenso, de que os tempos e ritmos de

aprendizagem do adulto so distintos daqueles que se propem para crianas e pberes e que os contedos, os tempos e mtodos de ensino devem ter perfis prprios.

Educador
um agente poltico-social que:
Reconhece o outro como sujeito pleno (um igual). Recusa qualquer modelo assistencialista ou autoritrio. No se vincula escola (pode inclusive no ter qualificao docente). Assume uma posio de crtica / recusa educao institucional / tradicional /

hegemnica (educao bancria).


Reconhece os saberes populares e seu valor diante do saber hegemnico. Est vinculado poltica e socialmente aos lugares e condies de vida dos

educandos; pertence comunidade.


Busca a organizao poltica do envolvidos, reconhecendo que educao

poltica.

Professor
Atua conforme o modelo convencional escolar. Reproduz a educao institucional / tradicional / hegemnica (educao bancria), na qual formou-se e reconhece como legtima. Est numa posio diferenciada e de poder diante do aluno. Detm o conhecimento formal necessrio aprendizagem. No tem identidade de classe com o aluno; uma profissional (docente qualificado). No pertence comunidade; no tem compromisso de classe. Separa a educao da poltica e v o sucesso como fruto do esforo individual.

Educador / professor Esvaziamento poltico da distino


O amalgama discursivo poltico-ideolgico constituiu um modelo atenuado de educador, em que se mantm uma vaga ideia do dialogismo e do compromisso sem o reconhecimento do carter poltico da educao. (tendncia radical-liberal), esvaziando qualquer distino significativa entre os termos. O modelo foi incorporado especialmente pela linha de fora assistencialista e, em certa medida, pela tecnoburocrtica.

Quem o educador popular?


Pessoa de mesma origem de classe / identidade social que os educandos, independentemente da concepo de educao. perspectiva liberal

X
Agente poltico-pedaggico que, independentemente da origem de classe, assume a perspectiva popular. perspectiva scio-poltica

A formao do educador de jovens e adultos


Riscos Possibilidades Desafios

A formao do educador de jovens e adultos


Riscos
Ideologizao da EJA com hegemonia de perspectivas pragmticas, fundadas

em discursos modernizantes e tecnicizantes = divrcio da educao e da poltica (ideologia)


Especializao da funo

Supervalorizao do contedo Valorizao do tecnicismo / especializao / burocratizao Pragmatismo pedaggico Escola / universidade sobrevalorizao do contedo formal Estado / instncias burocrtico-administrativas sobrevalorizao gerencial Trabalho / cultura escolar sobrevalorizao do senso comum Organizao social predomnio do assistencialismo e do pragmatismo Movimento Social desvalorizao do conhecimento formal

Institucionalizao da formao qual a agncia de formao?


A formao do educador de jovens e adultos


possibilidades
A fora do movimento organizado A histria dos movimentos populares A cultura poltico e acadmica acumulada A crise da educao escolar A perspectiva de educao para toda a vida

A formao do educador de jovens e adultos


desafios
O reconhecimento de que:
A educao popular uma perspectiva poltica de confrontao e

transformao;
O reconhecimento da necessidade de superao do praticismo /

pragmatismo e do acesso ao conhecimento formal.


Enfrentamento
Poltico-ideolgico com as linhas tecnoburocrtica e assistencialista; Terico com as concepes tecnicistas de educao;

(Recusa s concepes radical-liberal e liberal de educao, de sujeito e de sociedade.)

A formao do educador de jovens e adultos


desafios
Afirmao da autonomia poltica, o que implica:
A criao e o fortalecimento de referenciais e instncias de

formao;
A manuteno de modelos e propostas de aes educativas

que associao a educao (escolar) com a organizao social independente;


A sustentao poltica e econmica dessa dimenso no plano

pblico (Estado).

A formao do educador de jovens e adultos Advertncia


A Educao Popular, se quiser efetivamente fazer-se comprometida com as causas populares, recusando a hipocrisia da neutralidade, tem de reconhecer que: H um embate a ser sustentado na construo contrahegemnica (no sentido gramsciano) que se situa no terreno da ideologia e, portanto, no plano tico-poltico. Trata-se de um movimento de crtica aos valores dominantes e de afirmao de valores centrados na democracia efetiva, na igualdade e solidariedade entre seres humanos. (Gaudncio Frigotto, 2000)

Potrebbero piacerti anche