Sei sulla pagina 1di 39

Geometria Espacial

Conceitos primitivos So conceitos primitivos (e, portanto, aceitos sem definio) na Geometria espacial os conceitos de ponto, reta e plano. Habitualmente, usamos a seguinte notao: pontos: letras maisculas do nosso alfabeto

retas: letras minsculas do nosso alfabeto

planos: letras minsculas do alfabeto grego

Observao: Espao o conjunto de todos os pontos. Por exemplo, da figura a seguir, podemos escrever:

Axiomas Axiomas, ou postulados (P), so proposies aceitas como verdadeiras sem demonstrao e que servem de base para o desenvolvimento de uma teoria. Temos como axioma fundamental:existem infinitos pontos, retas e planos. Postulados sobre pontos e retas P1)A reta infinita, ou seja, contm infinitos pontos.

P2)Por um ponto podem ser traadas infinitas retas.

P3) Por dois pontos distintos passa uma nica reta.

P4) Um ponto qualquer de uma reta divide-a em duas semi-retas.

Postulados sobre o plano e o espao P5) Por trs pontos no-colineares passa um nico plano.

P6) O plano infinito, isto , ilimitado.

P7) Por uma reta pode ser traada uma infinidade de planos.

P8) Toda reta pertencente a um plano divide-o em duas regies chamadas semiplanos. P9) Qualquer plano divide o espao em duas regies chamadas semi-espaos. Posies relativas de duas retas No espao, duas retas distintas podem ser concorrentes, paralelas ou reversas:

Temos que considerar dois casos particulares:

retas perpendiculares:

retas ortogonais:

Postulado de Euclides ou das retas paralelas P10) Dados uma reta r e um ponto P r, existe uma nica reta s, traada por P, tal que r // s:

Determinao de um plano Lembrando que, pelo postulado 5, um nico plano passa por trs pontos nocolineares, um plano tambm pode ser determinado por: uma reta e um ponto no-pertencente a essa reta:

duas retas distintas concorrentes:

duas retas paralelas distintas:

Posies relativas de reta e plano Vamos considerar as seguintes situaes: a) reta contida no plano Se uma reta r tem dois pontos distintos num plano

, ento r est contida nesse plano:

b) reta concorrente ou incidente ao plano Dizemos que a reta r "fura" o plano ou que r e em P quando .

so concorrentes

Observao: A reta r reversa a todas as retas do plano que no passam pelo ponto P. c) reta paralela ao plano Se uma reta r e um plano no tm ponto em comum, ento a reta r paralela a uma reta t contida no plano ; portanto, r // Em existem infinitas retas paralelas, reversas ou ortogonais a r.

P11) Se dois planos distintos tm um ponto em comum, ento a sua interseco dada por uma nica reta que passa por esse ponto. Perpendicularismo entre reta e plano Uma reta r perpendicular a um plano se, e somente se, r perpendicular a todas as retas de que passam pelo ponto de interseco de r e .

Note que: se uma reta r perpendicular a um plano toda reta de :

, ento ela perpendicular ou ortogonal a

para que uma reta r seja perpendicular a um plano retas concorrentes, contidas em :

, basta ser perpendicular a duas

Observe, na figura abaixo, por que no basta que r seja perpendicular a uma nica reta t de para que seja perpendicular ao plano:

Posies relativas de dois planos Consideramos as seguintes situaes: a) planos coincidentes ou iguais

b) planos concorrentes ou secantes Dois planos, , so concorrentes quando sua interseco uma nica reta:

c) planos paralelo Dois planos, , so paralelos quando sua interseco vazia:

Perpendicularismo entre planos Dois planos, , so perpendiculares se, e somente se, existe uma reta de um deles que perpendicular ao outro:

Observao: Existem infinitos planos perpendiculares a um plano dado; esses planos podem ser paralelos entre si ou secantes. Projeo ortogonal A projeo ortogonal de um ponto P sobre um plano a interseco do plano com a reta perpendicular a ele, conduzida pelo ponto P:

A projeo ortogonal de uma figura geomtrica F ( qualquer conjunto de pontos) sobre um plano o conjunto das projees ortogonais de todos os pontos de F sobre :

Distncias

A distncia entre um ponto e um plano a medida do segmento cujos extremos so o ponto e sua projeo ortogonal sobre o plano:

A distncia entre uma reta e um plano paralelo a distncia entre um ponto qualquer da reta e o plano:

A distncia entre dois planos paralelos a distncia entre um ponto qualquer de um deles e o outro plano:

A distncia entre duas retas reversas,r e s, a distncia entre um ponto qualquer de uma delas e o plano que passa pela outra e paralelo primeira reta:

ngulos

O ngulo entre duas retas reversas o ngulo agudo que uma delas forma com uma reta paralela outra:

O ngulo entre uma reta e um plano o ngulo que a reta forma com sua projeo ortogonal sobre o plano:

Observaes:

Diedros, triedos, poliedros Diedros Dois semiplanos no-coplanares, com origem numa mesma reta, determinam uma figura geomtrica chamada ngulo didrico, ou simplesmente diedro:

Triedos Trs semi-retas no-coplanares, com origem num mesmo ponto, determinam trs ngulos que formam uma figura geomtrica chamada ngulo tridrico, ou simplesmente triedro:

ngulo polidrico Sejam n semi-retas de mesma origem tais que nunca fiquem trs num mesmo semiplano. Essas semi-retas determinam n ngulos em que o plano de cada um deixa as outras semi-retas em um mesmo semi-espao. A figura formada por esses ngulos o ngulo polidrico.

Poliedros Chamamos de poliedro o slido limitado por quatro ou mais polgonos planos, pertencentes a planos diferentes e que tm dois a dois somente uma aresta em comum. Veja alguns exemplos:

Os polgonos so as faces do poliedro; os lados e os vrtices dos polgonos so as arestas e os vrtices do poliedro. Poliedros convexos e cncavos Observando os poliedros acima, podemos notar que, considerando qualquer uma de suas faces, os poliedros encontram-se inteiramente no mesmo semi-espao que essa face determina. Assim, esses poliedros so denominados convexos. Isso no acontece no ltimo poliedro, pois, em relao a duas de suas faces, ele no est contido apenas em um semi-espao. Portanto, ele denominado cncavo. Classificao Os poliedros convexos possuem nomes especiais de acordo com o nmero de faces, como por exemplo: tetraedro: quatro faces pentaedro: cinco faces hexaedro: seis faces heptaedro: sete faces octaedro: oito faces icosaedro: vinte faces Poliedros regulares Um poliedro convexo chamado de regular se suas faces so polgonos regulares, cada um com o mesmo nmero de lados e, para todo vrtice, converge um mesmo nmero de arestas. Existem cinco poliedros regulares: Poliedro Planificao Elementos 4 faces triangulares 4 vrtices 6 arestas Tetraedro

6 faces quadrangulares 8 vrtices 12 arestas Hexaedro

8 faces triangulares 6 vrtices 12 arestas Octaedro

12 faces pentagonais 20 vrtices 30 arestas Dodecaedro

20 faces triangulares 12 vrtices 30 arestas Icosaedro

Relao de Euler Em todo poliedro convexo vlida a relao seguinte: V-A+F=2 em que V o nmero de vrtices, A o nmero de arestas e F, o nmero de faces. Observe os exemplos:

V=8 A=12 F=6 8 - 12 + 6 = 2

V = 12 A = 18 F = 8 12 - 18 + 8 = 2

Poliedros platnicos Diz-se que um poliedro platnico se, e somente se: a) for convexo; b) em todo vrtice concorrer o mesmo nmero de arestas; c) toda face tiver o mesmo nmero de arestas; d) for vlida a relao de Euler. Assim, nas figuras acima, o primeiro poliedro platnico e o segundo, no-platnico.

Prismas Na figura abaixo, temos dois planos paralelos e distintos, convexo R contido em e uma reta r que intercepta , um polgono , mas no R:

Para cada ponto P da regio R, vamos considerar o segmento reta r :

, paralelo

Assim, temos:

Chamamos de prisma ou prisma limitado o conjunto de todos os segmentos congruentes paralelos a r.

Elementos do prisma Dados o prisma a seguir, consideramos os seguintes elementos:

bases:as regies poligonais R e S altura:a distncia h entre os planos arestas das bases:os lados polgonos) ( dos

arestas laterais:os segmentos faces laterais: os paralelogramos AA'BB', BB'C'C, CC'D'D, DD'E'E, EE'A'A Classificao Um prisma pode ser: reto: quando as arestas laterais so perpendiculares aos planos das bases; oblquo: quando as arestas laterais so oblquas aos planos das bases. Veja:

prisma oblquo prisma reto Chamamos de prisma regular todo prisma reto cujas bases so polgonos regulares:

prisma regular hexagonal prisma regular triangular Observao: As faces de um prisma regular so retngulos congruentes.

Seco Um plano que intercepte todas as arestas de um prisma determina nele uma regio chamada seco do prisma. Seco transversal uma regio determinada pela interseco do prisma com um plano paralelo aos planos das bases ( figura 1). Todas as seces transversais so congruentes ( figura 2).

reas Num prisma, distinguimos dois tipos de superfcie:as faces e as bases. Assim, temos de considerar as seguintes reas: a) rea de uma face (AF ):rea de um dos paralelogramos que constituem as faces; b) rea lateral ( AL ):soma das reas dos paralelogramos que formam as faces do prisma. No prisma regular, temos: AL = n . AF (n = nmero de lados do polgono da base) c) rea da base (AB): rea de um dos polgonos das bases; d) rea total ( AT): soma da rea lateral com a rea das bases AT = AL + 2AB Vejamos um exemplo. Dado um prisma hexagonal regular de aresta da base a e aresta lateral h, temos:

Paraleleppedo Todo prisma cujas bases so paralelogramos recebe o nome de paraleleppedo.Assim, podemos ter: b) paraleleppedo reto a) paraleleppedo oblquo

Se o paraleleppedo reto tem bases retangulares, ele chamado de paraleleppedo retoretngulo,ortoedro ou paraleleppedo retngulo.

Paraleleppedo retngulo Seja o paraleleppedo retngulo de dimenses a, b e c da figura:

Temos quatro arestas de medida a, quatro arestas de medida b e quatro arestas de medida c; as arestas indicadas pela mesma letra so paralelas. Diagonais da base e do paraleleppedo Considere a figura a seguir:

db = diagonal da base dp = diagonal do paraleleppedo

Na base ABFE, temos:

No tringulo AFD, temos:

rea lateral Sendo AL a rea lateral de um paraleleppedo retngulo, temos:

AL= ac + bc + ac + bc = 2ac + 2bc =AL = 2(ac + bc)

rea total Planificando o paraleleppedo, verificamos que a rea total a soma das reas de cada par de faces opostas:

AT= 2( ab + ac + bc)

Volume Por definio, unidade de volume um cubo de aresta 1. Assim, considerando um paraleleppedo de dimenses 4, 2 e 2, podemos decomp-lo em 4 . 2 . 2 cubos de aresta 1:

Ento, o volume de um paraleleppedo retngulo de dimenses a, b e c dado por: V = abc Como o produto de duas dimenses resulta sempre na rea de uma face e como qualquer face pode ser considerada como base, podemos dizer que o volume do paraleleppedo retngulo o produto da rea da base AB pela medida da altura h:

Cubo Um paraleleppedo retngulo com todas as arestas congruentes ( a= b = c) recebe o nome de cubo. Dessa forma, as seis faces so quadrados.

Diagonais da base e do cubo Considere a figura a seguir:

dc=diagonal do cubo db = diagonal da base

Na base ABCD, temos:

No tringulo ACE, temos:

rea lateral A rea lateral AL dada pela rea dos quadrados de lado a:

AL=4a

rea total A rea total AT dada pela rea dos seis quadrados de lado a:

AT=6a

Volume De forma semelhante ao paraleleppedo retngulo, o volume de um cubo de aresta a dado por: 3 V= a . a . a = a Generalizao do volume de um prisma Para obter o volume de um prisma, vamos usar o princpio de Cavalieri ( matemtico italiano, 1598 - 1697), que generaliza o conceito de volume para slidos diversos. Dados dois slidos com mesma altura e um plano , se todo plano , paralelo a , intercepta os slidos e determina seces de mesma rea, os slidos tm volumes iguais:

Se 1 um paraleleppedo retngulo, ento V2 = ABh. Assim, o volume de todo prisma e de todo paraleleppedo o produto da rea da base pela medida da altura: Vprisma = ABh Cilindro Na figura abaixo, temos dois planos paralelos e distintos, em e uma reta r que intercepta , mas no R: , um crculo R contido

Para cada ponto C da regio R, vamos considerar o segmento reta r :

, paralelo

Assim, temos:

Chamamos de cilindro, ou cilindro circular, o conjunto de todos os segmentos congruentes e paralelos a r. Elementos do cilindro Dado o cilindro a seguir, consideramos os seguintes elementos:

bases: os crculos de centro O e O'e raios r altura: a distncia h entre os planos geratriz: qualquer segmento de extremidades nos pontos das circunferncias das

bases ( por exemplo, ) e paralelo reta r Classificao do Cilindro Um cilindro pode ser: circular oblquo: quando as geratrizes so oblquas s bases; circular reto: quando as geratrizes so perpendiculares s bases. Veja:

O cilindro circular reto tambm chamado de cilindro de revoluo, por ser gerado pela rotao completa de um retngulo por um de seus lados. Assim, a rotao do retngulo ABCD pelo lado gera o cilindro a seguir:

A reta

contm os centros das bases e o eixo do cilindro.

Seco Seco transversal a regio determinada pela interseco do cilindro com um plano paralelo s bases. Todas as seces transversais so congruentes.

Seco meridiana a regio determinada pela interseco do cilindro com um plano que contm o eixo.

reas Num cilindro, consideramos as seguintes reas: a) rea lateral (AL) Podemos observar a rea lateral de um cilindro fazendo a sua planificao:

Assim, a rea lateral do cilindro reto cuja altura h e cujos raios dos crculos das bases so r um retngulo de dimenses :

b) rea da base ( AB):rea do crculo de raio r

c) rea total ( AT): soma da rea lateral com as reas das bases

Volume Para obter o volume do cilindro, vamos usar novamente o princpio de Cavalieri. Dados dois slidos com mesma altura e um plano , se todo plano , paralelo ao plano , intercepta os slidos e determina seces de mesma rea, os slidos tm volumes iguais:

Se 1 um paraleleppedo retngulo, ento V2 = ABh. Assim, o volume de todo paraleleppedo retngulo e de todo cilindro o produto da rea da base pela medida de sua altura: Vcilindro = ABh No caso do cilindro circular reto, a rea da base a rea do crculo de raio r portanto seu volume : ;

Cilindro eqiltero Todo cilindro cuja seco meridiana um quadrado ( altura igual ao dimetro da base) chamadocilindro eqiltero.

: Cone circular Dado um crculo C, contido num plano

, e um ponto V ( vrtice) fora de .

, chamamos

de cone circular o conjunto de todos os segmentos

Elementos do cone circular Dado o cone a seguir, consideramos os seguintes elementos:

altura: distncia h do vrtice V ao plano geratriz (g):segmento com uma extremidade no ponto V e outra num ponto da circunferncia raio da base: raio R do crculo eixo de rotao:reta determinada pelo centro do crculo e pelo vrtice do cone

Cone reto Todo cone cujo eixo de rotao perpendicular base chamado cone reto, tambm denominadocone de revoluo. Ele pode ser gerado pela rotao completa de um tringulo retngulo em torno de um de seus catetos.

Da figura, e pelo Teorema de Pitgoras, temos a seguinte relao: g2 = h2 + R2 Seco meridiana A seco determinada, num cone de revoluo, por um plano que contm o eixo de rotao chamada seco meridiana.

Se o tringulo AVB for eqiltero, o cone tambm ser eqiltero:

reas Desenvolvendo a superfcie lateral de um cone circular reto, obtemos um setor circular de raio g e comprimento :

Assim, temos de considerar as seguintes reas: a) rea lateral (AL): rea do setor circular

b) rea da base (AB):rea do circulo do raio R c) rea total (AT):soma da rea lateral com a rea da base Volume Para determinar o volume do cone, vamos ver como calcular volumes de slidos de revoluo. Observe a figura:

d = distncia do centro de gravidade (CG) da sua superfcie ao eixo e S=rea da superfcie

Sabemos, pelo Teorema de Pappus - Guldin, que, quando uma superfcie gira em torno de um eixo e, gera um volume tal que: Vamos, ento, determinar o volume do cone de revoluo gerado pela rotao de um tringulo retngulo em torno do cateto h:

O CG do tringulo est a uma distncia

do eixo de rotao. Logo:

Pirmides Dados um polgono convexo R, contido em um plano

, e um ponto V ( vrtice) fora de .

, chamamos de pirmide o conjunto de todos os segmentos

Elementos da pirmide Dada a pirmide a seguir, temos os seguintes elementos:

base: o polgono convexo R arestas da base: os lados do polgono

arestas laterais: os segmentos faces laterais: os tringulos VAB, VBC, VCD, VDE, VEA altura: distncia h do ponto V ao plano

Classificao Uma pirmide reta quando a projeo ortogonal do vrtice coincide com o centro do polgono da base. Toda pirmide reta, cujo polgono da base regular, recebe o nome de pirmide regular. Ela pode ser triangular, quadrangular, pentagonal etc., conforme sua base seja, respectivamente, um tringulo, um quadriltero, um pentgono etc. Veja:

Observaes: 1) Toda pirmide triangular recebe o nome do tetraedro. Quando o tetraedro possui como faces tringulos eqilteros, ele denominado regular ( todas as faces e todas as arestas so congruentes).

2) A reunio, base com base, de duas pirmides regulares de bases quadradas resulta num octaedro. Quando as faces das pirmides so tringulos eqilteros, o octaedro regular.

Seco paralela base de uma pirmide Um plano paralelo base que intercepte todas as arestas laterais determina uma seco poligonal de modo que: as arestas laterais e a altura sejam divididas na mesma razo; a seco obtida e a base sejam polgonos semelhantes; as reas desses polgonos estejam entre si assim como os quadrados de suas distncias ao vrtice.

Relaes entre os elementos de uma pirmide regular Vamos considerar uma pirmide regular hexagonal, de aresta lateral l e aresta da base a:

Assim, temos: A base da pirmide um polgono regular inscritvel em um crculo de raio OB = R.

A face lateral da pirmide um tringulo issceles.

Os tringulos VOB e VOM so retngulos.

reas Numa pirmide, temos as seguintes reas: a) rea lateral ( AL): reunio das reas das faces laterais b) rea da base ( AB): rea do polgono convexo ( base da pirmide) c) rea total (AT): unio da rea lateral com a rea da base AT = AL +AB Para uma pirmide regular, temos:

em que:

Volume O princpio de Cavalieri assegura que um cone e uma pirmide equivalentes possuem volumes iguais:

Troncos Se um plano interceptar todas as arestas de uma pirmide ou de um cone, paralelamente s suas bases, o plano dividir cada um desses slidos em dois outros: uma nova pirmide e um tronco de pirmide; e um novo cone e um tronco de cone. Vamos estudar os troncos. Tronco da pirmide Dado o tronco de pirmide regular a seguir, temos:

as bases so polgonos regulares paralelos e semelhantes; as faces laterais so trapzios issceles congruentes.

Volume

Sendo V o volume do cone e V' o volume do cone obtido pela seco so vlidas as relaes:

Esfera Chamamos de esfera de centro O e raio R o conjunto de pontos do espao cuja distncia ao centro menor ou igual ao raio R. Considerando a rotao completa de um semicrculo em torno de um eixo e, a esfera o slido gerado por essa rotao. Assim, ela limitada por uma superfcie esfrica e formada por todos os pontos pertencentes a essa superfcie e ao seu interior.

Volume O volume da esfera de raio R dado por:

Partes da esfera Superfcie esfrica A superfcie esfrica de centro O e raio R o conjunto de pontos do es[ao cuja distncia ao ponto O igual ao raio R. Se considerarmos a rotao completa de uma semicircunferncia em torno de seu dimetro, a superfcie esfrica o resultado dessa rotao.

A rea da superfcie esfrica dada por:

Zona esfrica a parte da esfera gerada do seguinte modo:

A rea da zona esfrica dada por: Calota esfrica a parte da esfera gerada do seguinte modo:

rea da calota esfrica dada por:

Fuso esfrico O fuso esfrico uma parte da superfcie esfrica que se obtm ao girar uma semicircunferncia de um ngulo em torno de seu eixo:

A rea do fuso esfrico pode ser obtida por uma regra de trs simples:

Cunha esfrica Parte da esfera que se obtm ao girar um semicrculo em torno de seu eixo de um ngulo :

O volume da cunha pode ser obtido por uma regra de trs simples:

Principais Frmulas da Geometria Especial

Prismas: (triangular, quadrangular e hexagonal)

Obs: a letra "lambda" representa a medida do lado da base.

Paraleleppedo:

Cubo:

Pirmide:

Tetraedro:

Cilindro:

Cone:

Esfera:
Esfera:

Tronco de Cone:

Potrebbero piacerti anche