Sei sulla pagina 1di 4
Conexão Conselho Bíblico - conselhobiblico.com Como fazer citações da Bíblia Uma citação da Bíblia é

Conexão Conselho Bíblico - conselhobiblico.com

Como fazer citações da Bíblia

Uma citação da Bíblia é a menção no seu texto − artigo, post, esboço, apostila ou livro − de um ou mais versículos bíblicos. Ela pode ser direta ou indireta.

Citação indireta

Resumo

É uma versão concisa da ideia ou das ideias principais de uma passagem bíblica. O resumo pode ser usado quando desejamos nos referir à ideia geral do texto sem descer a detalhes ou transcrevê-lo integralmente. Pode ser necessário quando se trata de uma passagem bíblica muito longa, da qual queremos extrair apenas as ideias fundamentais. Também podemos encontrar uma mesma ideia desenvolvida em mais de uma passagem bíblica. Neste caso, é apropriado fazer um resumo e referenciar os vários textos. Um cuidado a tomar é que no resumo de uma passagem bíblica não devemos incluir nossas considerações e as aplicações. O correto é colocá-las em parágrafo separado.

Paráfrase

É uma citação livre do texto bíblico. A paráfrase é usada quando se deseja transmitir o significado de um texto bíblico, mas não necessariamente na forma em que ele foi redigido. Em geral, as paráfrases têm a mesma extensão do texto original com a diferença que o conteúdo é expresso em outras palavras.

Citação direta

Uma citação direta ou transcrição é a reprodução “ao pé da letra” do texto bíblico.

A inserção no corpo do texto

Quando ocupar até três linhas, a citação direta deve estar inserida no texto, mas sempre entre aspas. Quando a transcrição ultrapassar três linhas, deve ser colocada em parágrafo separado, recuado em relação ao texto normal, com espaçamento simples entre linhas e sem o uso de aspas.

Os detalhes de forma

Acréscimo Quando um versículo é extraído de uma passagem bíblica, ele pode ficar de difícil compreensão e precisar de um esclarecimento que deve ser colocado entre colchetes. Ex.: “Estas coisas [celebrações religiosas] são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo(Cl 2.17).

Citação dentro de citação Quando houver palavras ou trechos colocados entre aspas duplas no texto bíblico, estas aspas são transformadas em aspas simples, separadas das aspas duplas por um espaço. Ex.: "Então o senhor disse ao servo: 'Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete' " (Lucas 14.23, 24).

Destaque Para destacar palavras ou frases em uma citação, pode ser utilizado o recurso de negrito ou itálico. Devem ser colocadas as palavras “grifo nosso” após a indicação da fonte bibliográfica. Ex.: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um(Cl 4.6, grifo nosso).

Omissão

É possível tirar uma parte do texto por não interessar à transcrição. A parte retirada deve ser indicada por reticências entre colchetes.

A pontuação

As aspas fecham depois do ponto final quando a frase inteira é uma citação.

Ex.: Em João 15.7, Jesus instruiu Seus discípulos. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras

permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

Quando a citação vem após vírgula ou dois-pontos, as aspas fecham antes do ponto final.

Ex.: Em João 15.7, Jesus instruiu Seus discípulos com esta recomendação: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”.

Quando a citação vem após vírgula ou dois-pontos, mas termina com ponto de interrogação ou de exclamação,

o ponto final segue normalmente depois das aspas. Ex.: João 21.16 registra a pergunta que Jesus fez a Pedro: "Simão, filho de João, você me ama?".

O ponto final vem após a citação de referência bibliográfica quando esta aparece no final. Ex.: “Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça” (Jo 1.16).

Referências

É obrigatório apresentar as referências completas dos textos bíblicos citados direta ou indiretamente.

Referências inseridas na redação do texto

Quando se faz referência a um livro ou capitulo no corpo do texto, deve ser digitado o nome completo do livro. Ex.: Em João 3.16 está descrito o quanto Deus amou o mundo. Encontramos a história de José no livro de Gênesis.

Os livros da Bíblia são nomes próprios, iniciados sempre com letra maiúscula. Para o livro de Salmos e os salmos como forma literária, recomenda-se observar as seguintes formas:

− o Salmo 23

no livro de Salmos (referência ao livro)

Os salmos costumam

Um salmo escrito por Davi

Quando a referência estiver no início do parágrafo ou da frase, o nome de livro bíblico que começa por número

é melhor representado por ordinais. Ex. Segunda carta aos tessalonicenses em lugar de 2Tessalonicenses.

ou

no

Salmo 34.3 (referência a uma parte específica do livro)

(referência aos salmos como forma literária)

(referência à forma literária)

Referências após a citação Quando a referência estiver após o texto bíblico, devem ser utilizadas as abreviaturas de duas letras. As referências devem aparecer no texto, entre parênteses logo após o versículo, e não em nota de rodapé.

A ordem dos elementos é: o nome do livro em abreviatura (sem ponto), o número do capítulo seguido de ponto (e não dois pontos) e o número do versículo.

Versículo de um livro: (Lc 5.12) Lucas, capítulo 5, versículo 12.

Versículo de um livro de apenas um capítulo: (2Jo 12) Segunda carta de João, versículo 12.

Vários versículos seguidos: (Lc 5.12-17)

Dois versículos seqüenciais: (Lc 5.12, 13) Lucas, capítulo 5, versículos 12 e 13

Vários versículos, mas não contínuos: (Lc 5.12, 19, 21)

Vários capítulos seguidos: (Lc 5-6) Lucas, capítulos 5 e 6.

Um texto contido parcialmente em dois capítulos: (Lc 5.20-6.13) Lucas do capítulo 5, versículo 20 ao capítulo 6, versículo 13, sem qualquer interrupção.

Vários versículos do mesmo capítulo, mas não todos seguidos: (Lc 5.12, 14-17) a citação começa no versículo 12, não inclui o versículo 13, e continua dos versículos 14 ao 17.

Vários versículos de diferentes capítulos do mesmo livro: (Lc 5.12, 21-23; 6.1-8) Lucas, capítulo 5, versículo 12 e também versículos 21 a 23, e ainda o capítulo 6, do versículo 1 ao 8.

Parte de um versículo: (Sl 3.2a) a primeira parte do versículo 2 do Salmo 3; (Sl 4.2b) a segunda parte do versículo 2 do Salmo 4.

Lucas, capítulo 5, versículos 12 a 17.

Lucas, capítulo 5, versículos 12, 19 e 21

Uma citação pode conter uma ou mais letras "esse" indicando a leitura de mais um (no caso de "s") ou dois ("ss") versículos imediatamente seguintes.

Ex.: (Gn 50.11s) (Gn 50.3ss)

ler em Gênesis, no capítulo 50, o versículo 11 e mais o versículo 12. ler em Gênesis, no capítulo 50, o versículo 3 e mais os versículos 4 e 5.

Uma citação pode conter “cf.” para abreviar “conformeou confira. Ex.: (cf. At 3.11)

Abreviaturas de livros e versões da Bíblia

A abreviatura dos nomes dos livros bíblicos é composta por duas letras. Quando necessário, acrescente-se um numeral cardinal, sem espaço, para diferenciar de um homônimo.

Antigo Testamento = AT

Novo Testamento = NT

Gênesis = Gn Êxodo = Êx Levítico = Lv Números = Nm Deuteronômio = Dt Josué = Js Juízes = Jz Rute = Rt 1Samuel = 1Sm 2Samuel = 2Sm 1Reis = 1Rs 2Reis = 2Rs 1Crônicas = 1Cr 2Crônicas = 2Cr Esdras = Ed Neemias = Ne Ester = Et Jó = Jó Salmos = Sl Provérbios = Pv Eclesiastes = Ec Cantares = Ct Isaías = Is Jeremias = Jr Lamentações = Lm Ezequiel = Ez Daniel = Dn Oséias = Os Joel = Jl Amós = Am Obadias = Ob Jonas = Jn Miquéias = Mq Naum = Na Habacuque = Hc Sofonias = Sf Ageu = Ag Zacarias = Zc Malaquias = Ml

Mateus = Mt Marcos = Mc Lucas = Lc João = Jo Atos = At Romanos = Rm 1Coríntios = 1Co 2Coríntios = 2Co Gálatas = Gl Efésios = Ef Filipenses = Fp Colossenses = Cl 1Tessalonicenses = 1Ts 2Tessalonicenses = 2Ts 1Timóteo = 1Tm 2Timóteo = 2Tm Tito = Tt Filemom = Fm Hebreus = Hb Tiago = Tg 1Pedro = 1Pe 2Pedro = 2Pe 1João = 1Jo 2João = 2Jo 3João = 3Jo Judas = Jd Apocalipse = Ap

Quando todas as citações contidas no texto estão baseadas em uma determinada versão (indicada na bibliografia), mas para uma delas escolhe-se outra versão por ser a tradução mais precisa ou para comparação, é necessário incluir na referência a abreviatura da versão da Bíblia. Ex. Se o texto usou sempre a Nova Versão Internacional e apenas uma citação foi feita pela Almeida Revista e Atualizada: (1Jo 3.2, ARA).

Versões em português publicadas no Brasil

Abreviaturas

Almeida Edição Contemporânea. Editora Vida Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil Almeida Revisada. Juerp/IBB Almeida 21. Editora Vida Nova

AEC

ARA

ARC

Arev

A21

A Bíblia de Jerusalém. Editora Paulus

BJ

A Bíblia Viva. Editora Mundo Cristão

BV

Bíblia na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil Nova Versão Internacional. Editora Vida

BLH

NTLH

NVI

Referência bibliográfica da Bíblia como um todo

Na bibliografia de um trabalho é preciso indicar qual a versão da Bíblia utilizada. A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para elaboração de referências bibliográficas NBR 6023:2002 − não especifica um modelo para referência bibliográfica de Bíblias. Indicamos usar a referência com entrada pelo título.

Ex.: A BÍBLIA sagrada: tradução na linguagem de hoje. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1988.

Bibliografia consultada

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

NBR

10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. Este material é para uso pessoal. Sempre que for

Este material é para uso pessoal. Sempre que for citado, deve-se mencionar autor e fonte. Para reprodução e distribuição, entre em contato .

Conexão Conselho Bíblico - conselhobiblico.com