Sei sulla pagina 1di 3

INDICE

Instruções

1

Modelo de dados

2

Exercícios de SQL - parte 2

2

Instruções

1. Entender Ano-Semestre no seguinte formato: 1º semestre de 2002 = 20021 , 2º

semestre de 2004 = 20042

etc.;

2. INT4

nada mais é que o tipo int onde será inserido valor numérico com 4

digitos tipo Ano-semestre, citado acima;

3. Resolver as consultas usando SQL;

4. Leiam todas as questões antes de inserir os dados, para inserirem o que realmente possam testar.

5. Tentem fazer sem consultar internet. Prefira o Manual Eletronico fornecido pelo Professor.

6. Quem fizer os exercícios de forma satisfatória, certamente não terá dificuldades em aprovação no Curso.

Modelo de dados

As consultas referem-se ao banco de dados acadêmico da lista 1.

Exercícios de SQL - parte 2

1. Obter os nomes docentes cuja titulação tem código diferente de 3.

2. Obter os nomes dos departamentos que têm turmas que, em 2002/1, têm aulas na sala 101 do prédio denominado 'Informática - aulas'. Resolver usando theta-join e junção natural.

3. Obter o nome de cada departamento seguido do nome de cada uma de suas disciplinas que possui mais que três créditos (caso o departamento não tenha disciplinas ou caso o departamento não tenha disciplinas com mais que três créditos, seu nome deve aparecer seguido de vazio). A seguinte solução não está correta (porquê?):

select distinct nomedepto from depto natural left join disciplina where creditosdisc > 3

4. Obter o nome dos professores que possuem horários conflitantes (possuem turmas que tenham a mesma hora inicial, no mesmo dia da semana e no mesmo semestre).

5. Para cada disciplina que possui pré-requisito, obter o nome da disciplina seguido do nome da disciplina que é seu pré-requisito (usar junções explícitas - quando possível usar junção natural).

6. Para cada disciplina, mesmo para aquelas que não possuem pré-requisito, obter o nome da disciplina seguido do nome da disciplina que é seu pré-requisito (usar junções explícitas - quando possível usar junção natural).

7. Para cada disciplina que tem um pré-requisito que a sua vez também tem um pré-requisito, obter o nome da disciplina seguido do nome do pré-requisito de seu pré-requisito.

8. Obter uma tabela que contém três colunas. Na primeira coluna aparece o nome de cada disciplina que possui pré-requisito, na segunda coluna aparece o nome de cada um de seus pré-requisitos e a terceira contém o nível de pré-requisito. Nível 1 significa que trata-se de um pré-requisito imediato da disciplina, nível 2 significa que trata-se de um pré-requisito de um pré-requisito da disciplina, e

assim por diante. Limitar a consulta para três níveis. (DICA USAR UNION ALL)

9. Obter os códigos dos professores com código de título vazio que não ministraram aulas em 2001/2 (resolver com junção natural).