Sei sulla pagina 1di 2

www.underhaven.hpg.com.br

(Atendendo a pedidos feitos em nosso Fórum

)

O PODER DO DESESPERO

No Mundo das Trevas, as crenças podem ser tão reais que podem afetar o mundo. Aqueles que crêem são capazes de manifestar os poderes da Fé Verdadeira. Há, porém, aqueles que crêem em forças sombrias, e que as adoram com tanto fervor que ganham uma Fé Verdadeira distorcida e corrupta. Esta manifestação perversa da crença é a Fé Negra. Fé Verdadeira foi coberta em detalhes extensos anteriormente nas Regras da Noite de Underground Haven.

A seguir, está apenas uma variação dessa mesma Fé, mas

dedicada àqueles que crêem nas forças sombrias do Universo

AQUELES QUE ADORAM O INFERNO

Como a Fé Verdadeira, a Fé Negra é uma província dos humanos. Apenas alguns Infernalistas, cultistas e satanistas são capazes de manifesta-la. Embora seja possível que um vampiro, um mago, um fantasma ou um lobisomem possua a

Fé Negra, isto é incrivelmente raro, ainda mais raro do que

aqueles que possuem e Fé Verdadeira. Note que as próprias criaturas infernais não podem possuir Fé Negra, pois nem mesmo a Fé Verdadeira se manifesta para eles. Por isso, demônios não podem possuir este poder. Não só adoradores de demônios podem manifestar Fé

Negra. De fato, qualquer um que adore uma criatura das

trevas pode vir a manifesta-la, desde que sua crença seja forte

o suficiente. Há relatos de crias da Wyrm, magos Nefandi e

até mesmo Cultistas que adoram a vampiros (imaginando que eles são demônios ou algo assim) adquirindo Fé Negra.

ADQUIRINDO FÉ NEGRA

Fé Negra é apenas um caso especial da Fé Verdadeira, e pode ser adquirida de forma idêntica. Ela pode ser comprada durante a criação de personagem, gastando-se 7 Pontos de Bônus por nível de Fé Negra. Esta Fé também não pode ser comprada nem aumentada com Pontos de Experiência mais tarde, e só pode ser aumentada através da interpretação. Note que alguém com Fé Negra torna-se cada vez mais inumano em seu modo de agir,

o que significa que, para poder desenvolver sua Fé, ele acaba

se isolando das pessoas comuns. Fé Negra também pode ser perdida através da interpretação. Um personagem que duvide de sua Fé ou a questione, ou que aja contra os preceitos de sua Fé, irá perder pontos de Fé Negra.

OS PODERES DAS TREVAS

A seguir estão os poderes básicos da Fé Negra para os cinco primeiros níveis. Teoricamente, uma pessoa é capaz de possuir mais do que cinco níveis de Fé, mas isto é incrivelmente raro, e aqueles que possuem uma crença tão forte nas trevas com certeza são horrores tão ruins (ou mesmo piores) que muitos demônios. Note que os poderes a seguir são exclusivos da Fé Negra, mas os poderes da Fé Verdadeira comum não se aplicam à Fé Negra. Ou seja, uma pessoa de Fé Negra é incapaz de expulsar vampiros ou fantasmas de sua presença usando apenas seu poder de Fé. Toque das Trevas: A mera presença do Crente faz com que as pessoas ao redor sintam-se desconfortáveis (-1 dificuldades de testes de Intimidação, +1 de dificuldade em outros testes sociais com mortais). Seres sobrenaturais serão muito mais suscetíveis a seus lados sombrios (vampiros têm dificuldade +2 para resistir ao Frenesi, enquanto Garou têm dificuldade -2 para entrar em Frenesi. Fantasmas e Kuei-jin têm dificuldade +2 para resistir à seus lados negros). Além disso, todos ao redor começam a sentir vontades sombrias (que precisam ser resistidas). A Fé Negra é incapaz de manter afastados seres das trevas, mas ao contrário da Fé Verdadeira ela PODE afastar ou mesmo ferir Celestiais. Proteção Demoníaca: Gastando-se um ponto de Força de Vontade, o personagem se torna imune a poderes de controle de mentes e de emoções por um turno por nível de Fé Negra do indivíduo. Por outro lado, qualquer tentativa demoníaca ou de espíritos malignos de possuírem ou dominarem o personagem são facilitadas (-2 dificuldades para dominação dessas criaturas). Sentir as Trevas: Concentrando-se, a Fé Negra permite ao seu possuidor sentir as presenças de seres sobrenaturais nas proximidades. Ele pode apenas sentir as presenças, não podendo identifica-las nem apontar sua localização. Mente Protegida: O Fervoroso se torna imune a qualquer poder sobrenatural que domine, leia ou engane mentes. Ilusões, dominações, possessões, leitura de mentes e outros poderes semelhantes não funcionam mais contra ele. Porém, demônios e espíritos malignos ainda podem afetar o personagem normalmente, e com uma dificuldade -2. Liberar a Escuridão: Para que este poder funcione, é preciso que o possuidor da Fé Negra esteja blasfemando, profanando algo ou de alguma forma exercendo sua Fé

Negra. Aqueles que o tocarem ou puderem vê-lo (ou ouvi-lo) começarão a ser tomados por seus instintos e desejos mais sombrios. Eles precisam sair imediatamente da presença do profanador, ou então precisam testar Força de Vontade (dificuldade é a própria Inteligência da pessoa afetada +5) a cada turno para resistirem.

RESISTÊNCIA À MÁGIKA Além dos poderes mostrados acima, cada nível de Fé Negra dá um dado de Contramágika inata a seu possuidor. Uma pessoa com Fé Negra 2, por exemplo, teria dois dados para resistir à Mágika. Isso torna tais profanadores incrivelmente resistentes aos poderes dos magos.

SACRAMENTOS Ao contrário da Fé Verdadeira, a Fé Negra não pode ser usada para consagrar objetos, mas pode ser usada em rituais de invocação de demônios ou de espíritos malignos. Cada nível de Fé dá um dado adicional a qualquer teste de Invocação. Embora estes Crentes não precisem de qualquer coisa além da Fé em si para invocar seres infernais, muitos deles aprendem ainda Magia Negra (o Caminho da Invocação, veja Demônio: O Preço do Poder, páginas 199-

201).

SOLO PROFANO Fé Negra não pode criar Solo Sagrado, mas pode profanar uma área, tornando-a um verdadeiro chamariz para demônios e espíritos malignos. Ao contrário de Solo Sagrado, áreas profanadas não possuem níveis nem dão proteções especiais. Considere todo Terreno Profano como um Nodo Negro de nível um (veja Demônio, página 143). É possível, porém, que uso contínuo de uma área possa aumentar o nível do Nodo Negro, mas isso é muito raro, e normalmente requer décadas ou mesmo séculos de tradições profanas em tal lugar para aumentar seu poder. Solo Profano só pode ser criado através do exercício da Fé Negra contínuo em seu interior. Ele normalmente é criado em locais afastados que não chamem muita atenção ou que as pessoas tenham a tendência de evitar. Muitos deles são galpões escuros, cavernas ou outros locais subterrâneos.

FÉ VERDADEIRA X FÉ NEGRA Num confronto de Fés, a Fé Verdadeira mostra-se muito mais poderosa que a Fé Negra. Aqueles que possuem Fé Verdadeira são imunes aos efeitos da Fé Negra, e a Fé Verdadeira é capaz de expulsar aqueles que crêem nas forças sombrias.

IDENTIFICANDO FÉ NEGRA Pessoas que possuem Fé Negra possuem uma aura enegrecida, facilmente perceptível através de poderes de leitura de auras. Além disso, aqueles que possuem Fé Negra são evitados pelas pessoas comuns (+1 dificuldade em testes sociais), devido a seus hábitos e comportamento inumanos.

Observação: Esta matéria é um complemento à matéria sobre Fé Verdadeira, que pode ser conferida na área Regras da Noite de Underground Haven. Qualquer dúvida, é sugerido que você procure aquela matéria.

Tiago José “Deicide” Galvão Moreira Underground Haven - www.underhaven.hpg.com.br