Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

A cabala do dinheiro
A cabala da inveja
A cabala da comida
Ebook series3 titles

Trilogia da Cabala

Rating: 0 out of 5 stars

()

About this series

Último livro da trilogia inspirada no ditado judaico "De três maneiras é uma pessoa conhecida: através de seu corpo, seu bolso e sua raiva", A Cabala da inveja, de Nilton Bonder, trata de um tema mais atual do que nunca: a violência. Tomando por base as relações humanas mais comuns, a obra revela tanto a agressividade que liberamos quanto a que estamos expostos ao interagir com outras pessoas. A partir dessa análise, é possível ter disciplina não só para apaziguar conflitos como para conhecer a si mesmo e tornar a Terra um pouco mais parecida com o mundo vindouro. Segundo a Cabala, somos feitos de dimensões minerais, vegetais, animais e divinas. Nesse contexto, a raiva é animal. E a inveja, na medida em que retém no coração muito ódio, nada mais é do que um receptáculo de raiva. Para o autor, é uma espécie de celulite emocional e espiritual, capaz de controlar atos, situações e vidas inteiras. Esse sentimento tão nocivo estimula rixas e nos faz gastar imensas doses de vitalidade. Ao lidarmos com a inveja e os conflitos afetivos em relação ao outro, acabamos por explorar as fronteiras do ser humano.
Nilton Bonder explica que a paz e a tranquilidade são estados passageiros de equilíbrio. Justamente por isso devemos buscá-las constantemente, em vez de ceder à tentação de nos irritarmos com sua transitoriedade. A Cabala da inveja ainda traz um guia prático de comportamentos que nos ajudam a evitar possíveis entradas em conflitos. Ter a consciência do exato momento em que se está irritado, não ser afoito e reconhecer a realidade dinâmica das interações, preparando-se para elas, são atitudes fundamentais para impedir situações em que o atrito assume proporções consideráveis.
LanguagePortuguês
PublisherRocco Digital
Release dateMar 1, 2010
A cabala do dinheiro
A cabala da inveja
A cabala da comida

Titles in the series (3)

  • A cabala da comida

    1

    A cabala da comida
    A cabala da comida

    Primeira parte da trilogia que inclui A Cabala do dinheiro e A Cabala da inveja, A Cabala da comida discute a quest?o da obesidade sob uma perspectiva mais ampla, propondo uma reflex?o sobre a alimentaç?o como um aspecto complexo de nossas vivências, que vai muito além dos planos estético e médico. No livro, o rabino Nilton Bonder, um dos mais importantes pensadores brasileiros da atualidade, analisa o simbolismo dos alimentos e o sentido das dietas dentro da tradiç?o judaica. Alimentar-se é uma forma de comunicaç?o entre o homem e o mundo, diz o autor. Longe de propor medidas artificiais ou sacrifícios vazios, a dieta sugerida pelo rabino considera a dimens?o transcendente, e defende a troca equilibrada que satisfaz necessidades físicas e emocionais. Para Bonder, uma boa dieta significa, em última análise, autoconhecimento, pois a forma e a saúde do corpo refletem nossa história espiritual e emocional. Tanto o peso quanto a gordura s?o efeitos colaterais de quest?es mal resolvidas em alguma dessas esferas. De nada adianta resolver somente o aspecto estético, é preciso trabalhar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Só assim é possível chegar a um resultado duradouro. Ter consciência da essência energética dos alimentos e de como eles s?o produzidos, n?o desperdiçar comida e praticar a moderaç?o à mesa s?o iniciativas que contribuem para o sucesso na batalha contra a obesidade e em favor do equilíbrio alimentar. O que A Cabala da comida nos mostra é que a própria vida pode ser vista como uma grande dieta, na qual precisamos estar em sintonia com a saúde, em todos os níveis.

  • A cabala do dinheiro

    2

    A cabala do dinheiro
    A cabala do dinheiro

    O segundo livro da trilogia iniciada com A Cabala da comida trata da relação do indivíduo com o sistema de valores e riquezas do mundo que o cerca. Ao mostrar os reflexos da moeda nas dimensões da emoção, da afetividade e da espiritualidade, o rabino Nilton Bonder reflete sobre os limites da riqueza. Assim como nos outros volumes de sua trilogia, Bonder extrai da vivência cotidiana uma série de aspectos que nos definem espiritualmente. A Cabala do dinheiro é uma análise sobre nossa relação espiritual com os bens materiais e as finanças. As questões do bolso (Kissó) dizem muito sobre os valores e crenças que nos guiam. Nilton Bonder sintetiza a antiga visão rabínica que acreditava ser a Natureza bem mais violenta e cruel que o Mercado. Segundo esta tradição, cooperação e solidariedade, aspectos vistos como necessários nas boas transações econômicas, podem ser também elementos de transcendência e espiritualidade, que tornam o Mercado e as trocas efetuadas no dia-a-dia um cenário para a express?o religiosa e mística. Enriquecer é, mais do que um direito, um dever, diz o autor. E o ser humano tem por miss?o combater a escassez, tanto aquela que ameaça o seu lar, quanto a que causa sofrimentos no mundo. A cabala relativa ao dinheiro nos ensina, entre outras coisas, a importância dos negócios que geram a relação ganha-ganha e não provocam destruição ao ambiente. Mas o rabino não fala apenas do lado financeiro. Economizar recursos emocionais, não perder tempo nem esbanjar o tempo alheio, evitar criar falsas expectativas, deixar a fofoca de lado e até compartilhar conhecimento são conselhos descritos em detalhes nas páginas do livro. Combater os maus impulsos é fundamental para manter o equilíbrio dos universos material e espiritual, garantindo riquezas de tesouros e méritos. Sabendo investir e economizar em todas as dimensões, será possível garantir bons negócios no mundo vindouro.

  • A cabala da inveja

    3

    A cabala da inveja
    A cabala da inveja

    Último livro da trilogia inspirada no ditado judaico "De três maneiras é uma pessoa conhecida: através de seu corpo, seu bolso e sua raiva", A Cabala da inveja, de Nilton Bonder, trata de um tema mais atual do que nunca: a violência. Tomando por base as relações humanas mais comuns, a obra revela tanto a agressividade que liberamos quanto a que estamos expostos ao interagir com outras pessoas. A partir dessa análise, é possível ter disciplina não só para apaziguar conflitos como para conhecer a si mesmo e tornar a Terra um pouco mais parecida com o mundo vindouro. Segundo a Cabala, somos feitos de dimensões minerais, vegetais, animais e divinas. Nesse contexto, a raiva é animal. E a inveja, na medida em que retém no coração muito ódio, nada mais é do que um receptáculo de raiva. Para o autor, é uma espécie de celulite emocional e espiritual, capaz de controlar atos, situações e vidas inteiras. Esse sentimento tão nocivo estimula rixas e nos faz gastar imensas doses de vitalidade. Ao lidarmos com a inveja e os conflitos afetivos em relação ao outro, acabamos por explorar as fronteiras do ser humano. Nilton Bonder explica que a paz e a tranquilidade são estados passageiros de equilíbrio. Justamente por isso devemos buscá-las constantemente, em vez de ceder à tentação de nos irritarmos com sua transitoriedade. A Cabala da inveja ainda traz um guia prático de comportamentos que nos ajudam a evitar possíveis entradas em conflitos. Ter a consciência do exato momento em que se está irritado, não ser afoito e reconhecer a realidade dinâmica das interações, preparando-se para elas, são atitudes fundamentais para impedir situações em que o atrito assume proporções consideráveis.

Read more from Nilton Bonder

Related to Trilogia da Cabala

Related ebooks

Related articles

Related categories

Reviews for Trilogia da Cabala

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words