Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição
Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição
Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição
Ebook686 pages4 hours

Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

Este livro ensinará os conceitos das ferramentas avançadas. Você poderá acompanhar os exemplos e exercícios diretamente em arquivos disponíveis para download.
Todos os exercícios mencionados neste livro estão disponíveis online, o que permite o acesso ao material extra, constantemente atualizado e enriquecido com exemplos, dicas e tutoriais. Portanto, você terá acesso às versões mais recentes dos arquivos mencionados nesta obra.
O que você aprenderá:
- Fórmulas, vínculos, intervalos nomeados e auditoria de fórmulas.
- Funções: matemáticas, estatísticas, banco de dados, data e hora, lógicas, informação, procura e referência, texto e financeiras.
- Bancos de dados: organização, classificação e filtragem, tabelas, importação de dados, tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos.
- Controles de formulários: botão, caixa de seleção, caixa de combinação, caixa de listagem, barra de rolagem, botão de rotação e outros.
- Gravador de macros para automatizar tarefas repetitivas.
- Proteção das planilhas e arquivos contra alterações indesejadas.
Este volume faz parte da coleção "Ferramentas Profissionais" e é dedicado a você que já usa o Microsoft Excel e deseja tirar o máximo proveito da ferramenta através de seus recursos avançados.
Com este material você dominará a escrita das fórmulas e funções, inclusive com vínculos a outros arquivos. Além das diversas categorias de funções, você terá acesso a soluções avançadas para resolver problemas específicos com fórmulas. Bancos de dados são essenciais em qualquer empresa. Você aprenderá desde atividades simples, como classificação e filtragem, passando pela interação com tabelas inteligentes que se expandem automaticamente, funções de banco de dados, chegando até a construção de tabelas e gráficos dinâmicos.
LanguagePortuguês
PublisherBRASPORT
Release dateJun 10, 2016
ISBN9788574527840
Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição

Related to Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição

Related ebooks

Enterprise Applications For You

View More

Related articles

Reviews for Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição

Rating: 4 out of 5 stars
4/5

4 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Excel 2013 Técnicas Avançadas – 2ª edição - Fernando Navarro

    Copyright© 2016 por Brasport Livros e Multimídia Ltda.

    Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, sob qualquer meio, especialmente em fotocópia (xerox), sem a permissão, por escrito, da Editora.

    1a edição: 2014

    2a edição: 2016

    Para uma melhor visualização deste e-book sugerimos que mantenha seu software constantemente atualizado.

    Editor: Sergio Martins de Oliveira

    Diretora Editorial: Rosa Maria Oliveira de Queiroz

    Gerente de Produção Editorial: Marina dos Anjos Martins de Oliveira

    Revisão: Maria Helena A. M. Oliveira

    Editoração Eletrônica: SBNigri Artes e Textos Ltda.

    Capa: Trama Criações

    Produçao de e-pub: SBNigri Artes e Textos Ltda.

    Técnica e muita atenção foram empregadas na produção deste livro. Porém, erros de digitação e/ou impressão podem ocorrer. Qualquer dúvida, inclusive de conceito, solicitamos enviar mensagem para brasport@brasport.com.br, para que nossa equipe, juntamente com o autor, possa esclarecer. A Brasport e o(s) autor(es) não assumem qualquer responsabilidade por eventuais danos ou perdas a pessoas ou bens, originados do uso deste livro.

    ISBN Digital: 978-85-7452-784-0

    BRASPORT Livros e Multimídia Ltda.

    Rua Pardal Mallet, 23 – Tijuca

    20270-280 Rio de Janeiro-RJ

    Tels. Fax: (21) 2568.1415/2568.1507

    e-mails:

    marketing@brasport.com.br

    vendas@brasport.com.br

    editorial@brasport.com.br

    site: www.brasport.com.br

    Filial

    Av. Paulista, 807 – conj. 915

    01311-100 – São Paulo-SP

    Dedicatória

    Dedico esta obra a todas as pessoas especiais que sempre me apoiaram e que fazem parte da minha vida: aos familiares, amigos e colegas de profissão.

    Aos brilhantes instrutores e alunos que desejam obter o máximo conhecimento para que tenham excelente desempenho em sua vida profissional.

    Aos profissionais envolvidos com esta publicação e que sempre me deram toda a orientação necessária para que esta obra se tornasse realidade.

    Prefácio

    Com muita satisfação aceitei o convite para prefaciar o livro EXCEL 2013 – TÉCNICAS AVANÇADAS, do meu parceiro profissional e amigo de longa data Fernando Navarro.

    Faço isso com imenso prazer, não só pela atualidade e relevância do tema, pelo qual sempre me interessei, mas também pelo respeito e admiração que nutro ao autor, por sua postura positivamente inconformista, inovadora e servidora.

    Trabalhamos juntos por vários anos no McDonald’s Brasil, onde sua competência na área de tecnologia da informação contribuiu imensamente para os resultados do meu trabalho na área de treinamento, atuando tanto como professor quanto suporte técnico, assim como o fazia também para outros departamentos.

    O Excel é uma ferramenta essencial nas empresas, e esta versão 2013 traz recursos poderosos e inovadores, principalmente na criação de gráficos e no tratamento de dados.

    Porque e para quem recomendo esta obra:

    Para quem está aprendendo: o livro apresenta os assuntos detalhadamente, acompanhados de exemplos, exercícios e tutoriais e é indicado para quem quer ir além do básico e preparar planilhas mais profissionais.

    Para quem está ensinando: é um excelente material didático para acompanhamento das aulas nos cursos de Excel Avançado.

    O Fernando é sempre a primeira pessoa que me vem em mente quando preciso de ajuda com meu PC ou quando preciso alguma orientação ou dica sobre o Office, especialmente no Excel... ele é fera mesmo.

    Eduardo Ribeiro

    Sócio Diretor

    SEMEAR – Cultura de Seres Humanos

    Treinamento – Coaching – Consultoria

    Sobre o Autor

    Fernando de Carvalho Navarro graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie em 1985. Desde aquele ano começou a trabalhar com Tecnologia da Informação, principalmente com sistemas CAD/CAM, onde aprendeu e aperfeiçoou sua experiência com treinamento para usuários, clientes e fornecedores.

    Desde então atua nas áreas de treinamento corporativo, consultoria e documentação técnica, tanto nas corporações (in company) quanto em centros de treinamento e instituições de ensino de tecnologia, como o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Grupo Educacional Impacta Tecnologia.

    Na área de Treinamento suas habilidades consistem na elaboração de material didático, coordenação e aplicação dos cursos mais variados na área de Tecnologia, desde o nível básico para o público em geral, até treinamentos avançados individuais para executivos.

    Na área da Documentação Técnica está habituado a redigir conteúdo para manuais técnicos em português e inglês, manuais de instrução, bem como definir toda a base de modelos (templates) para a empresa, levando em conta sua identidade visual e normas internas para documentação. Devido a sua formação em Engenharia, trabalha naturalmente com gráficos, ilustrações técnicas e fotografia.

    O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com o profissional e demanda dele competências para otimizar seu desempenho nas atividades diárias. As especialidades em treinamento do autor são as ferramentas para escritório, mais especificamente o pacote Microsoft Office, principalmente em nível avançado. Isso permite que o profissional aumente sua produtividade na empresa, gerando relatórios mais relevantes, gráficos objetivos e planilhas mais inteligentes e automatizadas.

    Mais detalhes sobre o autor e seu trabalho encontram-se em www.fcn.eti.br.

    Sobre o Livro

    O Microsoft Excel é o mais poderoso aplicativo para trabalho com planilhas eletrônicas existente no mercado. Desde cálculos simples até os relatórios mais sofisticados, ele atende às necessidades dos usuários mais exigentes.

    Este livro foi elaborado para você que já possui uma experiência básica com o Microsoft Excel e deseja criar relatórios mais profissionais, cálculos mais elaborados, gráficos e dados mais relevantes. Se você é instrutor autônomo de Excel, também poderá se beneficiar, usando este conteúdo como material didático em suas aulas.

    O conteúdo está organizado em uma série de capítulos, em ordem crescente de dificuldade. Você irá mais a fundo em fórmulas, funções, vínculos entre planilhas e outros arquivos. Além disso, verá assuntos novos como auditoria, estruturas de tópicos e análises numéricas avançadas. Ferramentas poderosas para bancos de dados, como importação de dados, funções específicas, filtro avançado, tabelas inteligentes, tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos, também serão abordadas detalhadamente. Formulários interativos na própria planilha darão um toque bastante profissional ao seu trabalho. Você também aprenderá a automatizar tarefas repetitivas com o gravador de macros do Excel. E muito mais!

    Este material não tem a pretensão de ser um manual completo para o produto, porém fornece procedimentos passo a passo e dicas para você consultar sempre que precisar.

    Para que você pratique os tópicos abordados, há uma série de arquivos mencionados em cada capítulo. Você poderá fazer o download da pasta compactada contendo todos os exercícios deste livro diretamente do seguinte endereço: www.fcn.eti.br/livros/Excel2013Av.zip

    Após ter baixado o conteúdo, descompacte a pasta em seu computador. Você precisará de um programa que descompacte arquivos com extensão zip. Na ausência de um programa específico você poderá descompactá-lo pelo próprio Windows (botão direito sobre o arquivo compactado, opção Extrair tudo...).

    Além de exercícios, você encontrará material de referência, dicas, sites úteis, resumos e tutoriais para enriquecer seu aprendizado.

    Bom proveito!

    Sumário

    Introdução

    Requisitos de sistema

    Pré-requisitos

    Convenções usadas neste livro

    Faixa de opções

    Teclado e teclas de atalho

    Procedimentos passo a passo

    Caixas de diálogo e seus controles

    Fórmulas e sintaxe para funções

    Observações, dicas, notas, avisos, cuidados

    Capítulo 1 – Referências, Vínculos e Fórmulas

    1.1 Referências a células e intervalos

    1.1.1 Endereço relativo, absoluto e misto

    1.1.2 Operadores de referência

    1.1.3 Cálculo automático e cálculo manual

    1.2 Vínculos para outros locais

    1.2.1 Vínculos com a mesma planilha

    1.2.2 Vínculos com outra planilha da mesma pasta de trabalho

    1.2.3 Vínculos com outra pasta de trabalho

    1.2.4 Manutenção dos vínculos

    1.2.5 Vínculos com outros aplicativos

    1.3 Intervalos nomeados e fórmulas nomeadas

    1.3.1 Definição de nome para uma célula ou intervalo

    1.3.2 Criação automática de nomes para um intervalo

    1.3.3 Criação rápida de nomes

    1.3.4 Localização e seleção de nomes existentes

    1.3.5 Uso dos nomes criados

    1.3.6 Substituição de nomes em fórmulas já existentes

    1.3.7 Gerenciamento dos nomes criados

    1.3.8 Criação de fórmulas nomeadas

    1.4 Auditoria de fórmulas

    1.4.1 Rastreamento de células precedentes

    1.4.2 Rastreamento de células dependentes

    1.4.3 Rastreamento de células com erros

    1.4.4 Correção rápida de erros

    1.4.5 Avaliação de fórmulas

    1.4.6 Inspeção de variáveis

    1.4.7 Referências circulares

    Capítulo 2 – Funções

    2.1 Digitação de funções

    2.1.1 Sintaxe e argumentos

    2.1.2 Funções aninhadas

    2.1.3 Funções em outro idioma

    2.2 Funções matemáticas e trigonométricas

    2.2.1 Funções para arredondamentos e modificações numéricas

    2.2.1.1 Função ABS

    2.2.1.2 Função INT

    2.2.1.3 Função ARRED

    2.2.1.4 Função MARRED

    2.2.1.5 Função ARREDMULTB.MAT

    2.2.1.6 Função ARREDMULTB.PRECISO

    2.2.1.7 Função TETO.MAT

    2.2.1.8 Função TETO.PRECISO

    2.2.1.9 Função ARREDONDAR.PARA.BAIXO

    2.2.1.10 Função ARREDONDAR.PARA.CIMA

    2.2.1.11 Função PAR

    2.2.1.12 Função ÍMPAR

    2.2.1.13 Função TRUNCAR

    2.2.2 Funções para operações matemáticas

    2.2.2.1 Função QUOCIENTE

    2.2.2.2 Função MOD

    2.2.2.3 Função RAIZ

    2.2.2.4 Função POTÊNCIA

    2.2.2.5 Função ALEATÓRIO

    2.2.2.6 Função ALEATÓRIOENTRE

    2.2.2.7 Função PI

    2.3 Funções estatísticas

    2.3.1 Funções estatísticas básicas

    2.3.1.1 Função SOMA

    2.3.1.2 Função MÉDIA

    2.3.1.3 Função MÁXIMO

    2.3.1.4 Função MÍNIMO

    2.3.1.5 Função MULT

    2.3.1.6 Função CONT.NÚM

    2.3.1.7 Função CONT.VALORES

    2.3.1.8 Função CONTAR.VAZIO

    2.3.1.9 Função MED

    2.3.1.10 Função MODO.ÚNICO

    2.3.1.11 Função SUBTOTAL

    2.3.2 Função SOMARPRODUTO

    2.3.3 Funções estatísticas condicionais

    2.3.3.1 Função CONT.SE

    2.3.3.2 Função SOMASE

    2.3.3.3 Função MÉDIASE

    2.3.3.4 Função CONT.SES

    2.3.3.5 Função SOMASES

    2.3.3.6 Função MÉDIASES

    2.3.4 Funções para ranking

    2.3.4.1 Função MAIOR

    2.3.4.2 Função MENOR

    2.3.4.3 Função ORDEM.EQ

    2.3.5 Mais sobre funções estatísticas

    2.4 Funções de banco de dados

    2.4.1 O intervalo de critérios

    2.4.2 As funções

    2.4.2.1 Função BDCONTAR

    2.4.2.2 Função BDCONTARA

    2.4.2.3 Função BDSOMA

    2.4.2.4 Função BDMÉDIA

    2.4.2.5 Função BDMÁX

    2.4.2.6 Função BDMÍN

    2.4.2.7 Função BDEXTRAIR

    2.5 Funções de data e hora

    2.5.1 Números seriais

    2.5.2 Formatação para datas e horas

    2.5.3 Funções de data e hora

    2.5.3.1 Função HOJE

    2.5.3.2 Função AGORA

    2.5.3.3 Função DATA

    2.5.3.4 Função DIA

    2.5.3.5 Função MÊS

    2.5.3.6 Função ANO

    2.5.3.7 Função DATA.VALOR

    2.5.3.8 Função VALOR.TEMPO

    2.5.3.9 Função DATAM

    2.5.3.10 Função FIMMÊS

    2.5.3.11 Função DATADIF

    2.5.3.12 Função DIAS

    2.5.3.13 Função DIAS360

    2.5.3.14 Função DIATRABALHO

    2.5.3.15 Função DIATRABALHO.INTL

    2.5.3.16 Função DIATRABALHOTOTAL

    2.5.3.17 Função DIATRABALHOTOTAL.INTL

    2.5.3.18 Função DIA.DA.SEMANA

    2.5.3.19 Função NÚMSEMANA

    2.5.3.20 Função NÚMSEMANAISO

    2.5.4 Cálculos com datas e valores horários

    2.5.4.1 Cálculos simples com datas

    2.5.4.2 Cálculos dos feriados brasileiros fixos

    2.5.4.3 Cálculos de feriados móveis e datas comemorativas

    2.5.4.4 Cálculos de feriados cristãos

    2.5.4.5 Cálculo da idade

    2.5.4.6 Cálculos diversos com datas

    2.5.4.7 Cálculos com horas e valores monetários

    2.6 Funções lógicas

    2.6.1 Testes lógicos

    2.6.2 Funções auxiliares

    2.6.2.1 Função auxiliar E

    2.6.2.2 Função auxiliar OU

    2.6.2.3 Função auxiliar XOR

    2.6.2.4 Função auxiliar NÃO

    2.6.2.5 Funções VERDADEIRO e FALSO

    2.6.2.6 A tabela da verdade

    2.6.3 Função lógica SE

    2.6.3.1 Função SE usada de forma independente

    2.6.3.2 Função SE usada de forma aninhada

    2.6.4 Funções que evitam erros

    2.6.4.1 Função SEERRO

    2.6.4.2 Função SENÃODISP

    2.7 Funções de informação

    2.8 Funções de procura e referência

    2.8.1 Funções de procura

    2.8.1.1 Função PROCV

    2.8.1.2 Função PROCH

    2.8.1.3 Função PROC

    2.8.1.4 Função ESCOLHER

    2.8.1.5 Função CORRESP

    2.8.1.6 Função ÍNDICE

    2.8.1.7 Funções ÍNDICE e CORRESP usadas em conjunto

    2.8.2 Funções de referência

    2.8.2.1 Funções LIN, LINS, COL e COLS

    2.8.2.2 Função ENDEREÇO

    2.8.2.3 Função INDIRETO

    2.8.2.4 Função DESLOC

    2.8.2.5 Função FÓRMULATEXTO

    2.8.2.6 Função HIPERLINK

    2.9 Funções de texto

    2.9.1 Concatenação de texto

    2.9.1.1 Função CONCATENAR

    2.9.1.2 Função REPT

    2.9.2 Maiúsculas e minúsculas

    2.9.2.1 Função MAIÚSCULA

    2.9.2.2 Função MINÚSCULA

    2.9.2.3 Função PRI.MAIÚSCULA

    2.9.3 Operações com caracteres

    2.9.3.1 Função NÚM.CARACT

    2.9.3.2 Função CARACT

    2.9.3.3 Função CÓDIGO

    2.9.3.4 Função CARACTUNICODE

    2.9.3.5 Função UNICODE

    2.9.4 Extração de texto

    2.9.4.1 Função ESQUERDA

    2.9.4.2 Função DIREITA

    2.9.4.3 Função EXT.TEXTO

    2.9.5 Localização e substituição de caracteres

    2.9.5.1 Função LOCALIZAR

    2.9.5.2 Função PROCURAR

    2.9.5.3 Função SUBSTITUIR

    2.9.5.4 Função MUDAR

    2.9.6 Formatação e conversão de números

    2.9.6.1 Função VALOR

    2.9.6.2 Função VALORNUMÉRICO

    2.9.6.3 Função DEF.NÚM.DEC

    2.9.6.4 Função MOEDA

    2.9.6.5 Função TEXTO

    2.9.7 Outras funções de texto

    2.9.7.1 Função ARRUMAR

    2.9.7.2 Função TIRAR

    2.9.7.3 Função EXATO

    2.9.8 Fórmulas avançadas com funções de texto

    2.9.8.1 Contagens

    2.9.8.2 Remoções e substituições

    2.9.8.3 Extração de conteúdo

    2.9.8.4 Outras fórmulas

    2.9.8.5 Gráficos com caracteres

    2.10 Funções financeiras

    2.10.1 Alguns conceitos

    2.10.2 Argumentos

    2.10.3 Funções para séries de pagamentos

    2.10.3.1 Função VP

    2.10.3.2 Função VF

    2.10.3.3 Função PGTO

    2.10.3.4 Função TAXA

    2.10.3.5 Função NPER

    2.11 Outras funções

    Capítulo 3 – Bancos de Dados

    3.1 Organização de dados

    3.2 Classificação de dados

    3.2.1 Classificação por uma única chave

    3.2.2 Classificação por duas ou mais chaves

    3.2.3 Classificação por cores

    3.2.4 Classificação por listas personalizadas

    3.2.5 Atualização de dados

    3.3 Filtragem de dados

    3.3.1 Filtro básico ou AutoFiltro

    3.3.2 Filtro avançado

    3.3.3 Atualização de dados

    3.4 Tabelas

    3.4.1 Criação de uma tabela

    3.4.2 Navegação e manutenção dos dados da tabela

    3.4.3 Modificação da tabela

    3.4.3.1 Atribuição de nome à tabela

    3.4.3.2 Redimensionamento da tabela

    3.4.3.3 Modificação do estilo de tabela

    3.4.4 Edição de fórmulas com referência estruturada

    3.4.5 Ferramentas extras

    3.4.6 Dados externos

    3.5 Importação de dados

    3.5.1 Importação de arquivos de texto

    3.5.1.1 Texto delimitado

    3.5.1.2 Largura fixa

    3.5.2 Importação de tabelas do Access

    3.5.3 Importação de consultas do Access

    3.5.4 Importação de tabelas da web

    3.5.5 Importação de dados XML

    3.5.6 Atualização de dados

    3.5.7 Segurança nas conexões de dados

    3.6 Tabelas e gráficos dinâmicos

    3.6.1 Layout da tabela dinâmica

    3.6.2 Criação da tabela dinâmica

    3.6.3 Ferramentas de tabela dinâmica

    3.6.4 Atribuição de nome para a tabela dinâmica

    3.6.5 Atualização de dados

    3.6.6 Interação com a tabela dinâmica

    3.6.6.1 Filtragem de linhas e colunas

    3.6.6.2 Filtragem do relatório

    3.6.6.3 Rearranjo dos campos

    3.6.6.4 Configuração dos campos

    3.6.7 Agrupamentos de campos

    3.6.7.1 Agrupamento automático

    3.6.7.2 Agrupamento manual

    3.6.7.3 Agrupamento por data

    3.6.7.4 Botões de agrupamento e subtotais

    3.6.8 Formatação da tabela dinâmica

    3.6.8.1 Grupo Layout

    3.6.8.2 Opções de estilo de tabela dinâmica

    3.6.8.3 Estilos de tabela dinâmica

    3.6.9 Ações na tabela dinâmica

    3.6.9.1 Ações de limpeza

    3.6.9.2 Seleção de intervalos

    3.6.9.3 Deslocamento da tabela dinâmica

    3.6.10 Cálculos na tabela dinâmica

    3.6.10.1 Mostrar valores de outras maneiras

    3.6.10.2 Campos, itens e conjuntos

    3.6.11 Tabelas dinâmicas recomendadas

    3.6.12 Opções da tabela dinâmica

    3.6.13 Gráficos dinâmicos

    3.7 Segmentação de dados e linha do tempo

    3.7.1 Segmentação de dados

    3.7.2 Linha do tempo

    3.8 Relacionamento entre tabelas

    Capítulo 4 – Ferramentas de Dados

    4.1 Formatação condicional

    4.1.1 Formatação condicional baseada em regras

    4.1.1.1 Realçar regras das células

    4.1.1.2 Regras de primeiros e últimos

    4.1.1.3 Barras de dados

    4.1.1.4 Escalas de cor

    4.1.1.5 Conjuntos de ícones

    4.1.2 Formatação condicional baseada em fórmulas

    4.1.3 Gerenciamento de regras de formatação

    4.2 Texto para colunas

    4.3 Preenchimento relâmpago

    4.4 Remoção de duplicatas

    4.5 Validação de dados

    4.5.1 Aplicação da validação de dados

    4.5.2 Validação de dados baseada em fórmula

    4.5.3 Verificação de erros

    4.5.4 Remoção da validação de dados

    4.5.5 Seleção de células com validação de dados

    4.6 Consolidação de dados

    4.7 Testes de hipóteses

    4.7.1 Gerenciador de cenários

    4.7.1.1 Criação de cenários

    4.7.1.2 Ações com os cenários criados

    4.7.1.3 Exibição alternativa de cenários

    4.7.2 Atingir meta

    4.7.3 Tabela de dados

    4.8 Solução de problemas com o Solver

    4.8.1 Introdução e conceitos

    4.8.2 Exemplo de aplicação

    4.8.2.1 Descrição das informações

    4.8.2.2 Análise das restrições

    4.8.2.3 Resolução pela ferramenta Solver

    4.9 Estrutura de tópicos

    4.9.1 Agrupamento manual de tópicos

    4.9.2 Agrupamento automático de tópicos

    4.9.3 Exibição da estrutura de tópicos

    4.9.4 Controles de tópicos

    4.9.5 Opções de agrupamento

    4.9.6 Criação de subtotais

    Capítulo 5 – Controles de Formulários

    5.1 Conceito e localização dos controles

    5.2 Desenho e seleção de controles

    5.3 Propriedades dos controles

    5.4 Descrições e exemplos

    5.4.1 Controle Botão

    5.4.2 Controle Caixa de Seleção

    5.4.3 Controle Botão de Opção

    5.4.4 Controle Caixa de Grupo

    5.4.5 Controle Caixa de Listagem

    5.4.6 Controle Caixa de Combinação

    5.4.7 Controle ‘’Barra de rolagem’’

    5.4.8 Controle ‘’Botão de rotação’’

    5.5 Ferramentas de desenho

    5.6 Exemplo de aplicação

    Capítulo 6 – Gravador de Macros

    6.1 O que são macros

    6.2 Gravação da macro

    6.3 Referências absolutas e relativas

    6.4 Execução da macro

    6.5 A caixa de diálogo Macro

    6.5.1 Execução de uma macro

    6.5.2 Exclusão de uma macro

    6.5.3 Opções de macro

    6.5.4 Edição de uma macro

    6.5.5 Depuração de uma macro

    6.6 Maneiras alternativas para executar macros

    6.6.1 Barra de ferramentas de acesso rápido

    6.6.2 Imagens e ilustrações

    6.6.3 Macros aninhadas

    6.6.4 Macros de execução automática

    6.7 Pastas de trabalho com macros

    6.7.1 Salvamento de uma pasta de trabalho com macros

    6.7.2 Abertura de uma pasta de trabalho com macros

    6.7.3 Níveis de segurança

    6.8 Exemplo de aplicação

    6.8.1 As planilhas para cadastramento de vendas

    6.8.2 Cálculos e validações iniciais

    6.8.3 Desenho dos botões para acionamento das macros

    6.8.4 Primeira macro: limpeza do formulário

    6.8.5 Segunda macro: gravação dos dados

    Capítulo 7 – Proteção de Planilhas e Pastas

    7.1 Ferramentas de proteção

    7.1.1 Proteção de planilhas

    7.1.2 Proteção da estrutura de pastas de trabalho

    7.1.3 Proteção de intervalos

    7.1.4 Proteção de pastas de trabalho

    7.2 Compartilhamento de pastas de trabalho

    7.2.1 Acesso simultâneo

    7.2.2 Controle de alterações

    7.3 Informações da pasta de trabalho

    7.3.1 Propriedades do arquivo

    7.3.2 Proteger pasta de trabalho

    7.3.3 Inspecionar pasta de trabalho

    7.3.4 Versões anteriores

    7.3.5 Opções de exibição do navegador

    Capítulo 8 – Migrando para o Excel 2016

    8.1 Versões e atualizações

    8.2 Tela e Interface

    8.2.1 Personalização

    8.2.2 Diga-me

    8.2.3 Pesquisa inteligente

    8.2.4 Compartilhamento de arquivos

    8.3 Novas funções

    8.3.1 Função SES

    8.3.2 Função PARÂMETRO

    8.3.3 Função MÁXIMOSES

    8.3.4 Função MÍNIMOSES

    8.3.5 Função CONCAT

    8.3.6 Função UNIRTEXTO

    8.4 Análise de dados

    8.4.1 Melhorias em tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos

    8.4.2 Segmentação de dados

    8.4.3 Obter e transformar

    8.5 Gráficos e imagens

    8.5.1 Mapa de árvore

    8.5.2 Explosão solar

    8.5.3 Cascata

    8.5.4 Histograma

    8.5.5 Diagrama de Pareto

    8.5.6 Caixa

    8.5.7 Planilha de previsão

    8.5.8 Mapa 3D

    8.5.9 Desenhos e elementos gráficos

    Bibliografia

    Introdução

    Objetivos

    Você conhecerá os requisitos para instalação e operação do Microsoft Excel 2013, além de outros detalhes para aproveitamento das instruções contidas neste livro.

    Conteúdo

    Requisitos de sistema (software e hardware).

    Pré-requisitos para usufruir deste livro em sua totalidade.

    Convenções usadas neste livro: faixa de opções, caixas de diálogo, botões, teclas, procedimentos passo a passo.

    Requisitos de sistema

    Para tirar o máximo de proveito deste livro e de qualquer treinamento que o use como material didático, você precisará dos seguintes requisitos mínimos de software e hardware:

    Sistema operacional Windows 7, Windows 8 ou posterior.

    Microsoft Office 2013 ou Microsoft Office 365.

    Processador com velocidade de 1 GHz com conjunto de instruções SSE2.

    Memória RAM de 1 GB (sistemas de 32 ) ou de 2 GB (sistemas de 64 bits).

    Placa de vídeo compatível com DirectX 9.

    Resolução do monitor: 1.024 × 768 pixels.

    Espaço livre em disco de 3 GB.

    Acesso à internet.

    Para uma descrição completa dos requisitos, acesse http://office.microsoft.com/pt-br/, clique em SUPORTE e digite "Requisitos do sistema para o Office 2013" na caixa de busca para ver os artigos relacionados.

    O Office 2013 pode ser usado em alguns dispositivos portáteis, como smartphones e tablets. Consulte a disponibilidade no site Office.com ou na loja de aplicativos de seu aparelho portátil. Contudo, este livro mostra sua operação exclusivamente para um PC equipado com sistema operacional Windows.

    Pré-requisitos

    O total aproveitamento deste livro pressupõe que você seja usuário básico do Excel 2013 e conheça os seguintes tópicos:

    Operação básica do Microsoft Windows para manipular janelas de aplicativos, criar pastas e manusear arquivos (mover, copiar, excluir, renomear).

    Conhecimento da nova interface do Excel 2013 (faixa de opções, grupos, botões, caixas de diálogo, painéis, controles de janela).

    Digitação de números, datas, porcentagens, textos.

    Digitação de fórmulas e uso de operadores matemáticos: +, –, *, /, ^.

    Uso de endereços de células para obter intervalos dentro da planilha, em outra planilha ou outro arquivo.

    Formatação de fonte, números, bordas e sombreamento.

    Uso de algumas funções básicas: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, HOJE, AGORA, SE, PROCV, PROCH.

    Conceito de bancos de dados, classificação e filtragem simples de dados.

    Criação e formatação básica de gráficos de colunas, linhas e pizza.

    Tipos de arquivos do Excel, configuração de página e parâmetros de impressão.

    Convenções usadas neste livro

    Este material foi elaborado para uma fácil consulta. Neste sentido, foram desenvolvidas algumas convenções para facilitar a interpretação da leitura e das ações a serem tomadas na interação com o aplicativo. A seguir estão alguns exemplos de ações e a forma como aparecem ao longo do livro.

    Faixa de opções

    A faixa de opções mostra os comandos organizados em guias (abas), grupos, botões e outros tipos de controles. Note que, conforme a resolução do monitor que você está usando, pode haver alguma diferença entre as imagens ilustradas neste livro e na tela de seu computador. Às vezes um grupo de comandos pode aparecer condensado sob a forma

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1