Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento: Esboços completos que percorrem todo o Novo Testamento
Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento: Esboços completos que percorrem todo o Novo Testamento
Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento: Esboços completos que percorrem todo o Novo Testamento
Ebook137 pages2 hours

Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento: Esboços completos que percorrem todo o Novo Testamento

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Esboços completos que percorrem todo o Novo Testamento.
Ricos em ilustrações. Testado pelo autor em diferentes formas de aplicação: como orientação para pregação e durante os cultos e roteiro para palestras na Escola Bíblica.
Excelente apoio ao Pregador!

Para serem utilizados tanto para o Pregador quanto pelo Professor.

*Grande variedade de ilustrações práticas
*Notas para enriquecimento do tema abordado
*Orientações simples, mas fundamentais para o bom desempenho de quem estiver ministrando
*Soluções criativas para cativar e manter o ouvinte.
LanguagePortuguês
Release dateFeb 23, 2016
ISBN9788574593913
Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento: Esboços completos que percorrem todo o Novo Testamento

Read more from Antônio Renato Gusso

Related to Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento

Related ebooks

Sermons For You

View More

Related articles

Reviews for Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

8 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia - Novo Testamento - ANTÔNIO RENATO GUSSO

    Copyright©2015 por Antônio Renato Gusso

    Todos os direitos reservados por:

    A.D. SANTOS EDITORA

    Al. Júlia da Costa, 215

    80410-070

    Curitiba – Paraná – Brasil

    +55(41)3207-8585

    www.adsantos.com.br

    editora@adsantos.com.br

    Capa: Igor Braga

    Editoração de epub: Editora Emanuel

    Acompanhamento editorial: Priscila Laranjeira

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

    Gusso, Antônio Renato.

    Sermões expositivos em todos os livros da Bíblia – Novo Testamento / Renato Gusso – Curitiba: A. D. SANTOS EDITORA, 2015.

    ISBN – 978.85.7459-224-41

    1. Bíblia – Mensagens 2. Esboços para Sermões

    CDD: 250

    1ª Edição: Julho / 2015.

    Proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios a não ser em citações breves, com indicação da fonte.

    Edição e Distribuição:

    Sumário

    Capa

    Créditos

    Agradecimentos

    Introdução

    Sermões

    1. O convite de Jesus

    2. Com Jesus no barco

    3. A salvação traz alegria

    4. O amor entre cristãos

    5. A hora é agora

    6. Vençam o mal!

    7. A mensagem da cruz

    8. O bom perfume de Cristo

    9. Façamos o bem!

    10. A batalha cristã

    11. Paz além do entendimento

    12. Nossas relações externas

    13. É dever de cada cristão...

    14. Orem pelos missionários!

    15. O principal dos pecadores

    16. Na hora da dificuldade

    17. A esperança da vida eterna

    18. O prisioneiro de Cristo

    19. Vamos em frente!

    20. A fé que salva

    21. A caminhada da santificação

    22. Jesus volta ou não volta?

    23. Pontos básicos sobre vida eterna

    24. Cuidado com os enganadores!

    25. Cooperemos com missões!

    26. Batalhem pela fé!

    27. O Abandono do primeiro amor

    Conclusão

    Índice de Assuntos

    Notas

    Agradecimentos

    Cada esboço de sermão que faz parte deste livro está baseado em uma passagem bíblica. Para mim, e creio que para os evangélicos em geral, a Bíblia é a pura Palavra de Deus. Assim, ao concluir este trabalho de composição, eu não poderia deixar de agradecer, primeiramente, ao Senhor. Portanto quero dizer: Muito obrigado, Pai, por ter se revelado por meio da Bíblia e por ter me dado a honra de, antes de transformar estes esboços em um livro, pregar e ensinar a sua Palavra por meio de cada uma dessas mensagens.

    Também não posso deixar de agradecer à minha família: minha esposa Sandra, meu filho Francisco, minha filha Ana, meus pais, Francisco e Lourdes, meus sogros, irmãos, cunhados, tias e sobrinhos, incentivadores incansáveis de meu trabalho. O meu muito obrigado a todos vocês que me acompanham tão de perto nesta caminhada.

    Ainda desejo expressar a minha gratidão aos membros da Igreja Batista Ágape, para os quais foram preparados, inicialmente, os esboços das mensagens que compõem este livro. Muito obrigado irmãos! Compartilhar com vocês a Palavra de Deus nestes quase vinte anos de ministério tem sido um privilégio para mim.

    Pr. Antônio Renato Gusso

    Introdução

    Muitos são os pregadores que têm compartilhado com seus colegas, leigos ou não, por meio de livros, sermões e estudos bíblicos, completos ou em esboços, lições recebidas da Palavra de Deus em meio às lutas do ministério. Mas, como a ceara continua sendo grande e os ceifeiros continuam sendo poucos, creio que ainda há lugar para este e outros livros mais que ajudem os trabalhadores do Reino a desempenharem melhor o seu papel de divulgadores das verdades bíblicas.

    Mensagens para Hoje, ainda que semelhante a outros livros do mesmo gênero, em alguns aspectos, contém algumas diferenças fundamentais da maioria dos já publicados no Brasil. Mesmo deixando espaço para a criatividade daqueles que o utilizarão em suas pregações, um dos destaques é que é além dos pontos básicos, as divisões principais do estudo, os esboços apresentam também: introdução, conclusão, sub-pontos, ilustrações e orientações gerais para o bom desenvolvimento da mensagem e para que o pregador possa acompanhar bem a maneira de pensar do autor. As orientações podem aparecer no corpo dos esboços e também nas notas, no final do livro, que para uma boa utilização dos esboços devem ser consultadas sempre.

    Cada esboço está baseado em um texto bíblico em particular e, conforme os objetivos destacados no início de cada um deles, procura levar os ouvintes não só a conhecerem mais um assunto bíblico, mas a praticarem as lições ensinadas. Daí o seu título Mensagens para Hoje, enfatizando a atualidade e a praticidade dos assuntos abordados.

    Os esboços percorrem toda a Bíblia, nenhum dos livros considerados canônicos (inspirados) no meio evangélico é deixado de fora. Assim, o livro pode ajudar também àqueles que desejam pregar em todas as partes da Bíblia, mas que têm encontrado alguma dificuldade para fazer isto. Também é bom informar que estes esboços já foram testados em duas formas diferentes de aplicação: como orientação para a pregação feita do púlpito, durante os cultos, e como roteiro para palestras na Escola Bíblica. Eles não possuem, então, apenas uma função. Podem ser utilizados tanto pelo pregador como pelo professor.

    Minha esperança e oração é que sejam utilizados como base para estudos e pregações que ajudem outras pessoas a conhecerem melhor a vontade de Deus expressa na Bíblia; ou que sirvam como fonte de inspiração para mensagens ainda mais eficientes do que estas que tenho pregado. Acima de tudo, que Deus e sua Palavra sejam exaltados por aqueles que venham a utilizar este livro!

    Pr. Antônio Renato Gusso

    SERMÕES

    1. O convite de Jesus

    Mateus 11:28-30

    Objetivo: Submeter-se, espontaneamente, às orientações de Jesus.

    Introdução

    Durante a nossa vida toda nós recebemos convites, seja para festas, para fazermos parte de algum grupo, para assumir uma função, para entrarmos em alguma sociedade, para fazermos algum curso...

    Alguns são bons e nos alegram (Citar alguns), outros nos entristecem (Exemplo: Os interesseiros...).

    Quanto mais importante for a pessoa que nos convida maior importância damos ao convite (Exemplos).

    Hoje quero falar do convite feito pela pessoa mais importante que já esteve na terra. O convite de Jesus.

    Preste atenção, pois a não aceitação deste convite, diferentemente de muitos outros que recebemos e desprezamos sem maiores consequências, pode fazer diferença em toda a sua vida, agora e eternamente.

    1. É dirigido a todos os necessitados

    1.1. Um convite, nem sempre, mas de preferência, é feito para alguém que está bem. Por exemplo: a) Se convidamos alguém para uma festa, salvo interesses à parte, é porque vemos na pessoa uma companhia agradável; b) Se convidamos para trabalhar conosco é porque percebemos que ela trabalha bem, etc.

    1.2. Jesus, superior a tudo e a todos, tinha mesmo que ser diferente ao fazer um convite. O convite dele não é endereçado a boas companhias, ou para quem está bem, mas para todos os necessitados (v. 28a).

    1.3. Isto está de acordo com o que Ele já havia dito antes, quando criticado pelos fariseus por comer com pecadores, disse: Os sãos não precisam de médico, e, sim, os doentes (Mt 9:12).

    1.4. Da mesma forma o convite de Jesus não é para quem está bem, mas para todos os cansados e sobrecarregados, pessoas que estão com problemas, que precisam de ajuda, pessoas normais como nós!

    1.5. Se tudo está bem em sua vida, se não há nenhum problema, este convite não é para você. Mas se você está cansado e sobrecarregado, Jesus o está convidando. O melhor a fazer e aceitar este convite de Jesus.

    2. Convida a aprender de Jesus mesmo

    2.1. O convite de Jesus, diferente de qualquer outro, ainda nos convida para aprendermos de Jesus mesmo.

    2.2. Ele não chama ninguém para que venha e aprenda uma lista de regras, mas que aprendam dele.

    2.3. Ele não é um teórico que só fala, é um prático que ensina fazendo. Tanto é assim que a palavra que está traduzida por vinde (deute – deute), poderia ser traduzida por aproximai-vos de mim, cheguem perto.

    2.4. Aprender de Jesus é observar como é que Ele age para que também assim nos comportemos.

    2.5. Pena não podermos observar Jesus andando com a multidão, tratando dos necessitados, ensinando, confortando os cansados, como os primeiros discípulos puderam, mas ainda podemos aprender dele.

    2.6. O convite está na Palavra de Deus e por ela Jesus continua ensinando. Olhe, nas páginas dos Evangelhos qual é o comportamento de Jesus, e aprenda dele, o maior de todos os mestres!

    3. Exige submissão de quem o aceitar

    3.1. O convite de Jesus também exige submissão de quem o aceitar. Ele é para todos, mas não para qualquer um. Há um preço a ser pago e parte deste preço é a

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1